Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estela de 31.07.14


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estela de 31.07.14

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS

FELIPE (PPS):

"Fui na assinatura do contrato, era só São Pedro que faltava" .

FELIPE (PPS):

"Quer saber qual é o bichinho que mordeu nós da oposição".

PAULO BIRCK (PTB):

"Volta e meia volta a acontecer".

MARCELO (PSDB):

"Vai que vamos trazer uma juntinha de boi junto".

PAULÃO (PPS):

"Não dá prá fazer no terreno do vizinho um projeto para projetar uma casa" .

FRASE: "Se o agricultor não planta, o homem da cidade não almoça nem janta"

(Lorena Hauschild, Vereadora do PR).

Um registro na Coluna - com meu pedido de desculpas pelo desconhecimento que eu tinha do fato. Dia 25 de julho é Dia do Colono, do Motorista... e do Escritor! Confesso que não sabia disto, obrigado aos amigos José Alfredo Schierhold e Felipe Diehl por terem me informado. Aproveito e desejo, mesmo atrazado, muitas felicidades aos Escritores pelo seu dia. Ele foi instituido no Brasil em 1960.

Falando em Dia do Colono: Dia 25 aconteceu a maior festa que Estrela já teve nesta data. Cerca de mil pessoas participaram no Pavilhão do Cristo Rei, na promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Uma carreata com dezenas de tratores e vários veículos agradou a todos. Os Vereadores Felipe Schossler (PPS), Lorena Hauschild (PR), Vanderlei Eidelwein (PR), Paulo Birck (PTB) e Adriano Scheeren (PSB) elogiaram o presidente do STR Rogério Heemann, destacando a justa homenagem. Paulo Birck enfatizou o marcante desfile das máquinas: "Não temos só agricultores hoje e sim nós contamos também com empreendedores rurais, o seu patrimônio mudou bastante - para melhor".

Aliás, Rogério Heemann foi claro: Me disse que a promoção foi acima da expectativa, "o evento marcou Estrela, festa igual a esta, o nosso agricultor ainda não teve". Ele foi enfático, afirmando que a promoção, de agora em diante vai ser realizada todos os anos, "e inclusive já começamos a planejar a próxima", afirmou.

Um registro, ainda sobre a reunião da semana passada, em Nova Bréscia, dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari. Eles fizeram uma justa homenagem ao anfitrião, Antônio Simonetti. É que ele estava comemorando seus 75 anos e além de um presente ganhou uma placa com os dizeres: "Reconhecimento pelos serviços prestados à Agropecuária do Vale do Taquari". Achei muito justa a homenagem, já estive presente em vários eventos com sua participação e ouvi muitos comentários sobre os serviços que prestou à agricultura regional.

Estrela tem o SIM - Serviço de Inspeção Municipal, na Secretaria da Agricultura. Agora foi feita a adesão ao Sistema Unificado da Sanidade Agro Industrial, Familiar, Artesanal e Pequeno Porte. Com isso o nosso produtor rural poderá vender sua produção não só em Estrela, mas também em toda Região e Estado. É uma nova situação para Estrela ampliar suas agro-indústrias, os agricultores poderão crescer bem mais e com mais rapidez. E pela qualidade dos produtos daqui, eles serão muito requisitados em outros pontos da Região e do Estado, sem dúvida.

Passei pelos fundos da ex-Polar e fiquei satisfeito: Reiniciaram as obras de restauração da escadaria que voltará a dar acesso direto ao Rio Taquari. Agora só nos resta torcer para que o tempo colabore, pois com bom tempo as obras continuarão sem maiores problemas. Não vejo a hora de descer novamente esta escadaria, da qual muito fiz uso nos tempos em que cheguei em Estrela.

Na próxima semana Estrela deverá receber uma importante visita: Integrantes do TMB - Terminal Multiuso do Beato, de Portugal, virão novamente ver de perto o Porto de Estrela.Esta empresa opera o Porto de Lisboa e está negociando também operar os portos de Pelotas e de Estrela. Novidades boas deveremos ter nos próximos dias.

E outra: Na próxima semana deveremos ter, aqui na Coluna, novidades sobre o reinicio das obras das Casas Populares - ou seja, da criação de novo Bairro em Estrela entre o Bairro Pìnheiros e Novo Paraiso.

A Cascata de Santa Rita voltou a ser assunto na Câmara de Estrela. Lorena Hauschild (PR) disse que a área é novamente de Estrela, mas parte dela é APP. ou seja, não pode ser utilizada porque tem proximidades com o arroio. Mas, confiante, disse que tudo pode ser estudado, "talvez possamos liberar parte do local para que seja construido ali um restaurante", afirmou.

Ainda sobre a grande festa do Dia do Colono, semana passada em Estrela: Esteve no local também a Unidade Móvel que atendeu um bom número de pessoas. Foi verificada pressão, nivel de glicose, controle de hiperdia, feitos curativos, entrega de medicação conforme receita médica e orientações em geral. Além de consultas e orientações médicas e procedimentos odontológicos. Este veículo também atende em várias localidades do interior, semanalmente.

Prosseguem os preparativos de Aloisio Mallmann, presidente da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela para a próxima assembléia, dia 14 de agosto na Associação dos Moradores do Bairro Boa União. Convidados, o Corpo de Bombeiros e a Casa de Cultura. Para setembro, algo diferente: Dia 20, um sábado, acontece o desfile de integrantes da UAME na Semana Farroupilha, ao meio dia almoço para integrantes da diretoria, esposas e filhos na Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal e depois visita a UTL - Usina de Tratamento de Lixo.

Nenhum comentário: