Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 24.07.14


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 24.07.14

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS

FELIPE (PPS):

"A princípio, de papel, já estou cheio" .

FELIPE (PPS):

"Espero que não tenha sido por dois centavos".

PAULO BIRCK (PTB):

"A coisa foi de arrepiar cabelo".

PAULÃO (PPS):

"As obra pararam porque acharam um tatu lá".

PAULÃO (PPS):

"O resto é quatch" .

ELIO (PTB):

"Tem que bater palma, não colocar pipoca".

FRASE: "Com todas estas alterações do clima, alguém poderia me explicar em que estação estamos?"

(Filósofo irritado, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Depois de uma noite nem tão fria, sexta-feira passada em Nova Bréscia, está marcada a próxima reunião da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari. Vai ser em Capitão dia 22 de agosto. E provavelmente vai ser uma noite muito fria, porque em todas as vezes que participei, nem aquela baita lareira esquentava de maneira suficiente o ambiente. Imagina o deslocamento da volta. Mas vamos lá, o interessante é a troca de idéias que acontece.

Boa notícia: Até setembro, devem iniciar as obras de construção do novo Posto de Saúde Modelo, no Bairro Boa União. O local é ao lado da creche, no centro da Cohab 1. Pelo que vi nos desenhos, vai ser um verdadeiro mini hospital. Os moradores do Bairro Boa União e Pinheiros serão muito beneficiados.

Aloisio Mallmann, presidente da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, elogiou o balanço apresentado pela Secretaria da Saúde, na assembléia da semana passada, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros. a próxima será dia 14 de agosto, na Associação de Moradores do Bairro Boa União com a participação dos bombeiros e integrantes da Casa de Cultura.

As obras de pavimentação de ruas, do PAC 2 foram um dos assuntos na Câmara. Felipe Schossler (PPS) reclamou que elas iniciaram e pararam, mas Gérson da Silva (PT) explicou que existe prazo para a empreiteira e tudo está de acordo com o que diz o contrato. "E também primeiro teve que ser feita a canalização e colocação de bueiros", informou.

Os Vereadores aprovaram uma verba de auxilio para o Estrela FC, dinheiro que será aplicado na gurizada. Paulão Scheeren (PPS) disse que 274 crianças estão na escolinha do Estrela FC "e isso livra estas crianças das drogas". Vanderlei Eidelwein (PR) disse que a escolinha tem garotos dos seis aos 17 anos no projeto, "pessoas estão se dedicando para um futuro melhor para esta garotada" e acentuou que poderemos ter no futuro, atletas no cenário gaúcho e até no futebol nacional. "É só olhar o Lucão, de Colinas, nosso astro do vôlei".

Ernani de Castro (PMDB), muito satisfeito, disse que o Bairro Boa União em breve terá seu ginásio esportivo e também uma praça nova.

"Já temos R$ 260 mil empenhados para o ginásio em breve poderemos ter no local ampliação nos jogos de futebol de salão e vôlei".

Na próxima semana a Secretaria de Obras inicia a Operação Tapa Buracos tanto no centro da cidade como também nos bairros. Não foi iniciado antes o trabalho porque a empresa contratada não pôde fornecer o material, mas parece que agora tudo está encaminhado. Também serão recuperadas as ruas e estradas de chão batido tanto na área urbana como no interior, dependendo, claro, da colaboração do tempo.

FESTA I - O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela está pronto para comemorar amanhã, 25 de julho, o Dia do colono. Segundo o presidente Rogério Heemann, será feita uma grande carreata a partir das 9h e 30min saindo da Samaq, passando pela rótula da rodoviária, Avenida Rio Branco, rua Coronel Müssnich, Bruno Schwertner e Julio de Castilhos. Na altura do quebra-molas em frente ao Parque Princesa do Vale será feita a bênção aos veículos e a chegada é no Ginásio Comunitário Cristo Rei. Estarão na passeata tratores enfeitados mostrando a realidade do interior - "Máquinas novas e antigas" disse Rogério.

FESTA II - No Cristo Rei teremos homenagens a agricultores com destaque no setor leite, aves, suinos, meio ambiente, jovem rural, aposentados e motoristas que transportam produtos rurais. Ao meio dia almoço e à tarde o grande bailão.

FESTA III - Estará no local também a Unidade Movel da Secretaria da Saúde oferecendo testes de pressão, pré câncer, testes rápidos, orientações em geral, consultas e procedimentos odontológicos. E acontecerá a entrega dos primeiros protetores solares para os agricultores cadastrados junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a Secretaria da Saúde.

Andreas Hamester (PP) está fazendo pesquisas sobre turismo. Está visitando locais que atraem visitantes - cidades com locais que são interessantes e bonitos. Me mostrou algumas fotos - e realmente acho que ele tem razão: Estrela tem muitos, mas muitos locais que podem traçar um roteiro turístico que vai deixar muita gente satisfeita. Isso sem contar com o futuro passeio de trem de Estrela até Guaporé, passando por dezenas de viadutos e túneis. Já fiz este trajeto de trem, junto com a AMVAT em março de 1995. O passeio foi filmado, tenho o filme, volta e meia mato a saudade, pois o passeio valeu a pena.

A propósito: Como não se houve mais falar em Copa do Mundo? Com o novo "treinador" acho que já podemos esquecer 2018.

Nenhum comentário: