Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 03.07.14


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 03.07.14

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS

FELIPE (PPS):

"Nós pagamos bastantes imposto para o Brasil" .

PAULO BIRCK (PTB):

"Existem produtores e produtores, transportadores e transportadores, empresas e empresas".

PAULÃO (PPS):

"Amanhã estamos de certa forma de aniversário".

PAULÃO (PPS):

"Só mais um segundo minuto, presidente".

FRASE: "Alguém poderia me dizer que o inverno está por acabar?"

(Filósofo friorento, no Salão do Hermes e Leonardo).

É, o inverno está aí, Mas pelo menos temos uma coisa boa: O Adão Marques começou a fazer novamente o seu tradicional Mocotó - sem dúvida o melhor da Região. Ele é servido em quartas-feiras - não cada semana, mas para saber a data exata é só ligar para o Restaurante Bar do Adão - 3712 2699 - e pegar a informação. Como faço normalmente já me servi de mocotó este ano e sem dúvida seu sabor está cada vez melhor. Ah, pode comer no local ou levar prá casa.

O Secretário da Saúde de Estrela, Elmar Schneider, teve semana passada em Lajeado, um encontro com a Secretária Estadual da Saúde Sandra Fagundes. Aproveitou e entregou vários pleitos de Estrela. E também a convidou para visitar Estrela e conhecer os investimentos que aqui estão sendo feitos na área da saúde. Nos próximos dias deverá ser marcada a data.

Segunda-feira o Prefeito Rafael Mallmann assinou o contrato com a Corsan, válido por 25 anos. Novamente estaremos seguros quanto ao fornecimento de água e agora também com a implantação de redes de esgoto. Um dos primeiros investimentos deverá instalar rede de água na Trans Santa Rita, local que vai puxar o desenvolvimento de Estrela com muita ênfase. Com certeza. Tem muita empresa querendo se instalar naquele amplo local. Rafael disse que será também feito um investimento que ninguém pensou em fazer até agora: No Saneamento Básico.

Segunda-feira as 16h e 30min serão entregues, em frente a Prefeitura Municipal, as duas vans para o transporte de doentes. Elmar Schneider, o Secretário da Saúde, disse que elas serão entregues oficialmente, emplacadas, adesivadas e com seguro total. "A ambulância mais novas que temos atualmente, já tem nove anos e mais de 700 mil quilômetros rodados".

Silvio Schiling, ex presidente da ASPUME e hoje Diretor Financeiro da Federação dos Municipários do RS, usou a Tribuna Livre na Câmara de Vereadores. Agradou a todos os edis - ele falou da revisão dos estatutos do funcionalismo público do município de Estrela. E sem dúvida deverá contar com o apoio dos vereadores para colocar tudo em dia.

Gerson da Silva (PT) queixou-se da atitude de alguém, que pode vir a causar acidentes graves em Estrela. Disse que no cruzamento das ruas Ernesto Alves e Venâncio Aires, por vezes a placa com a seta de sentido único está virada. "

Isso também está acontecendo em outros locais, peço para quem vier a flagrar alguém fazendo isso, nos comunique", disse. Por outro lado, Gérson destacou o fato de que o Governo Federal tenha entregue mais uma máquina para Estrela. Paulo Birck (PTB) disse que na sexta-feira, foi entregue mais uma patrola, aumentando o parque de máquinas do município.

Felipe Schossler (PPS) disse que deve ser aprovado em seguida, Projeto de Lei na Câmara Federal aumentando o FPM - Fundo de Participação dos Municípios - de um para dois por cento. "Atualmente está retornando muito pouco imposto para os municíos", comentou.

Andreas Hamester (PP) mostrou-se muito satisfeito com uma nova realização, que novamente vai trazer muitas pessoas para Estrela. Trata-se do 11º Encontro Estadual de Grupos de Teatro, que fará vir até aqui mais de 800 alunos, de todo o estado, ligados ao teatro nas escolas. Vai ser dia trinta de agosto. Ele elogiou o trabalho da Secretaria da Cultura de Estrela.

Andreas também comentou o roteiro turístico de visitas à Colônia. Disse que também por iniciativa da Secretaria da Cultura, este trabalho será divulgado no dia nove de julho no Shoping Praia de Belas, em Porto Alegre

Paulo Birck (PTB) destacou os 100 anos desde a implantação da energia elétrica em Estrela. "Foram os irmãos Ruschel os primeiros a trazerem prá cá linhas de energia elétrica. Como temos 138 anos, quer dizer que nos primeiros 38 anos Estrela tinha só lampiões de querosene e velas". Lembrou que a primeira hidroelétrica de Estrela esteve localizada na Cascata de Santa Rita. Por isso, sugeriu que este local venha a fazer parte do roteiro de passeios turísticos.

A Escola Estadual Nicolau Müssnich, do Bairro Boa União, realiza sua já tradicional Festa de Inverno, neste sábado as 16h. Como sempre, apresentações artísticas como casamento caipira, dança da quadrilha, desfile de modas, concurso de casais caipiras e quitutes variados (pipoca, pinhão, quentão, cachorro-quente, pastel, bolo, enroladinho, etc). Ah, e a costumeira pescaria e tudo premiado. Para alunos e familiares.

Esta, nem se incluiu na Copa do Mundo. Sempre gostei do Zagalo, como jogador e como treinador. Como pessoa também. Mas uma frase dele, na Zero Hora de sábado, 28.06.14, pg 2 do caderno Jornal da Copa, me deixou decepcionado. Leiam: "Não precisamos da torcida quando estamos ganhando". Ele teve uma bela oportunidade de fechar a boca mas não aproveitou. Ele quer dizer que time só precisa de torcida quando está perdendo?

Nenhum comentário: