COLUNA DO LUCA – 28.07.14 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 28.07.14
Luiz Carlos Freitag 

Fabiano Diehl me passando informações sobre Programa Gaúcho do Microcrédito: Em Estrela, até junho já tivemos 64 operações somando R$ 360 mil Reais e no Vale do Taquari já foram 1241 operações somando incríveis R$ 7,8 milhões de Reais. “Em Estrela ate final do ano queremos chegar a meio milhão de Reais e no Vale ultrapassar os 10 milhões de Reais. Estamos fomentando o pequeno empreendedor”, salientou Fabiano Diehl que é o Chefe de Divisão da Sesampe.

O vereador Gerson Adriano da Silva falou nesta semana na tribuna sobre a ampliação no atendimento de pediatras no posto de saúde central. Silva destacou que agora serão três profissionais atendendo no período da noite (até às 21hs), o que vai facilitar o acesso da comunidade. "Em especial os pais, pois muitas vezes só percebemos que os filhos estão doentes quando voltamos do trabalho, e assim não será preciso encaminhar direto ao pronto socorro, será possível agilizar o tratamento com consultas diretamente no posto central" comemora.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Emater realizou sexta-feira uma das maiores festas do Dia do Colono que aqui já aconteceram. O presidente Rogério Heemann ficou muito satisfeito, pois na carreata de automóveis e tratores, que iniciou as 9h e 30min e contou com mais de 200 veículos.

No Centro Comunitário Cristo Rei tivemos em torno de mil pessoas participaram das homenagens a agricultores com destaque a vários setores.

A Unidade Móvel da Secretaria da Saúde, no local, atendeu aos interessados, com vários tipos de exames, agradando todos. O Tesoureiro Gilmar Henrique Walter, Secretária Ana Beatriz Eidelwein e Presidente Rogério Heemann.

Na festa dos agricultores também foram entregues por Elmar Schneider os primeiros protetores solares, pois Estrela está entre os 130 municípios gaúchos no programa e o primeiro grupo registrado no STR e Secretaria da Saúde do Município recebeu o produto. Rogério Heemann, disse ser muito importante os jovens produtores rurais participarem de seminários e cursos, pois isso ajuda a fixar o homem no campo. O Prefeito Rafael Mallmann destacou que estamos bem na agricultura, pois Estrela é o 3º maior produtor de suínos e o 2º maior produtor de aves da Região, e o 8º maior produtor de leite do País.

A Secretaria de Obras iniciou a Operação Tapa Buracos tanto no centro da cidade como também nos bairros. Não foi iniciado antes o trabalho porque a empresa contratada não pôde fornecer o material, mas parece que agora tudo está encaminhado. Também serão recuperadas as ruas e estradas de chão batido tanto na área urbana como no interior, dependendo, claro, da colaboração do tempo. O Secretário Cristiano Nogueira da Rosa destacou ainda o trabalho no Estacionamento obliquo feira do produtor que irá aumentar o número de vagas naquela área.

Andreas Hamester (PP) está fazendo pesquisas sobre turismo. Está visitando locais que atraem visitantes - cidades com locais que são interessantes e bonitos. Me mostrou algumas fotos - e realmente acho que ele tem razão: Estrela tem muitos, mas muitos locais que podem traçar um roteiro turístico que vai deixar muita gente satisfeita. Isso sem contar com o futuro passeio de trem de Estrela até Guaporé, passando por dezenas de viadutos e túneis. Já fiz este trajeto de trem, junto com a AMVAT em março de 1995 (na foto entrando em um dos túneis). O passeio foi filmado, tenho o filme, volta e meia mato a saudade, pois o passeio valeu a pena.

FRASE DA SEMANA: “O Dunga ficou técnico da Seleção por causa que a Alemanha fez 7x1 no Brasil. A CBF lembrou da Branca de Neve e os 7 anões...” (Filósofo desportista no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário: