Estrela-RS é o 3° no Vale do Taquari no índice Firjan de Desenvolvimento


Estrela é o 3° no Vale do Taquari no índice Firjan de Desenvolvimento

Estrela é o terceiro município na região e a vigésimo quinto no Estado em desenvolvimento. Saúde é o item que mais se destaca

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (IFDM) divulgou esta semana a edição 2014 do levantamento nacional que mede o progresso das cidades. Estrela está em terceiro lugar no Vale do Taquari com índice de 0,8232. No Estado, o município ficou em 25º lugar entre os 497 municípios gaúchos. O ano-base do Firjan é 2011.

O Índice leva em conta três fatores - educação, saúde e emprego e renda. A saúde é o item que mais de destaca no município. A medição apresenta de alto grau de desenvolvimento: 0,9208. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento.

Na educação, o município obteve o desempenho de 0,8226. Constituiu fator positivo porque a qualificação constante de professoras é favorável ao bom índice.

Geração de emprego e renda obteve medição de 0,7263. O item registra a geração de empregos formais. Com os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a meta é promover qualificação e gerar empregos e salários melhores. Estrela formou mais de 250 pessoas por meio dos cursos do ano passado até agora. A cidade acredita que para gerar renda, o conhecimento é fundamental e por isso mais cursos serão oferecidos até o fim do ano.

“Não preciso plano de saúde”

Cerelei Joner (38) do Bairro São José utiliza os serviços de saúde de Estrela pelo menos dez vezes ao mês. Com o filho deficiente, marido e o pai passando por problemas, a dona de casa não se aperta na hora de procurar a Unidade Básica de Saúde Central, no Bairro Oriental. Na terça-feira, levou o pai para aplicar vacina antitetânica. “Demorou menos de três minutos.” Cerelei elogia a rapidez da equipe de atendimento. Para o marido que amputou a perna, os técnicos prestaram atendimento em domicílio. “A saúde é muito boa. Todas às vezes de que precisei fui atendida e recebida. A equipe é rápida para socorrer a população.” Com tanta eficiência, Cerelei surpreeende: “Não sinto falta de plano de saúde, o que preciso, consigo. Estou satisfeita.”

O postão, como é chamada à unidade no Bairro Oriental fica aberto 15 horas por dia. Entre os diferenciais o atendimento primordial as gestantes e mães depois do trabalho. “O plantão pediátrico é para que mãe não espere até o dia seguinte”, informa a enfermeira Leandra Maria Baldissareli.

No ano passado, foram atendidas 285 gestantes pelo Sistema Único do Saúde (SUS) e houve 391 nascimentos.

Para o secretário Elmar Schneider o segredo do êxito na saúde é o aperfeiçoamento na atenção básica. Com dois novos médicos, três gabinetes odontológicos, pediatra a partir das 18h, a população ampliou a assistência. “Nós aumentamos em 1072 novas consultas. A intenção é melhorar ainda mais a atenção básica da cidade.”

Vínculos na educação

Os 180 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer, do Bairro Auxiliadora possuem uma familiaridade exemplar com os 30 colaboradores do local. Professores sabem o nome das turmas e dos familiares e esse vínculo estreita ainda mais quando, uma vez ao mês, os educadores colocam-se a disposição dos pais para conversar sobre filhos e aprendizagem. “A Secretaria de Educação é que motiva o atendimento aos pais em todas as escolas. Fazemos a orientação, buscando dialogar”, informa a diretora Juliana Egewarth que acredita que o trabalho em toda a rede é semelhante.

O alto nível de docentes aliado ao vínculo com a comunidade escolar faz diferença no ensino. “Sabemos nome e sobrenome, conhecemos pais e mães, fornecendo familiaridade.”

O secretário de Educação Marcelo Mallmann chama atenção para a competência educacional do município. “A certificação dos professores e a busca de formação permanente da equipe são diferenciais.” A qualificação dos educadores aprimora o trabalho em sala de aula.

Mallmann acrescenta ainda que o investimento do município em obras, salas de aulas são consideráveis. “Investimento de Estrela em infraestrutura é distinto.”

Firjan de Estrela

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – 0,8232

Saúde – 0,9208

Educação – 0,8226

Emprego e Renda – 0,7263

Cinco primeiros da região
Lajeado – 0,8825 – 1° na região e no Estado
Arroio do Meio – 0,8260 – 2° na região e 21° estadual
Estrela – 0, 8232 – 3° na região e 25 º estadual
Encantado – 0,8174 – 4º na região e 30º estadual
Teutônia – 0,8089 – 5 ºna região e 34º estadual

Nenhum comentário: