Câmbio é disputa preferida de avôs em Estrela-RS



Câmbio é disputa preferida de avôs na quarta-feira

Alunos maduros do Projeto Vida Saudável, em Estrela, sabem passo a passo do esporte que os deixa concentrados

Uma simplificação do voleibol, mas em vez do toque, os vovôs agarram a bola e lançam do outro lado da rede. O jogo é o câmbio. Jovens estão desacostumados com o termo, mas os alunos maduros do Projeto Vida Saudável, em Estrela, sabem passo-a-passo da atividade que os deixa concentrados e com vontade de vencer.

O câmbio é o jogo que o Governo de Estrela instituiu este ano no ginásio da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi). A atividade inicia às 14h e reúne mulheres e homens de 45 a 75 anos, apreciadores da convivência em grupo e, sobretudo, de uma partida que canse o organismo.

A coordenadora de núcleo do Projeto Vida Saudável, Fernanda Moesch informa que a prática é bem aceita. O projeto conta com cem pessoas que fazem atividades nos bairros Boa União, Oriental e das Indústrias.

Conveniado ao Ministério do Esporte, o programa se fortaleceu com a inclusão de novas atividades. “Havia ginástica. Agora tempos caminhadas, jogos de mesa, dança e câmbio”, acentua Fernanda.

A diversidade de opções tira as vovós – maioria das esportistas – de casa. “Há algumas que vem de segunda a quinta-feira”, diz a coordenadora.

Encarando o desafio de se mexer, os idosos aumentam a resistência, ampliam o leque de amigos e lutam contra a prostração. “A socialização é importante nesta fase”, ressalta.

Ânsia por jogar

Desde o início do ano Dolores Wink (69) se mexe em quadra como pode. Agarra e repassa a bola, vibra quando o time ganha e torce pelo adversário perder. A “rixa” é de mentirinha, a agitação é saudável porque faz com que todos busquem se superar. “Eu acompanho bem o jogo, sinto que o corpo está ligeiro e tenho mais vontade em sair.” Para Dolores, câmbio é remédio.

Herta Anschau (48) participa do projeto há três anos. É uma “atleta” em quadra. Forte e acelerada, é o trunfo da equipe. Mas não só na quarta-feira. “Se pudesse, viria todos os dias”. Ginástica, caminhada e câmbio são atividades cotidianas. Com tanta atividade, Herta percebe: tem mesmo uma vida saudável.

FOTOS

Câmbio: vôlei mais lento no Bairro das Indústrias

Nenhum comentário: