Vale do Taquari Notícias - 29 de maio de 2014


Foi prorrogado até o dia 02 de junho o prazo para os interessados em participar do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho Safra 2014/2015, em Roca Sales. Ospedidos poderão ser realizados na Secretaria da Agricultura.

O Projeto Obras em Ação, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Lajeado, deve durar cerca de suas semanas no Bairro Conventos, tendo como principal objetivo a conservação das estradas.

Hoje, às 11 horas, no quartel dos Bombeiros Mistos de Encantado, será assinado o convênio entre a Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari (Ambravat) e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para os serviços de resgate. Com o convênio, o atendimento será prestado pelos bombeiros civis e a intenção é que o Posto Base seja no Pedágio, facilitando assim o acesso, deslocamento e ganho de tempo nos atendimentos.

A Secretaria de Saúde de Capitão abriu inscrições para interessados em participar do grupo de fumantes. As atividades iniciam no mês de junho. Os interessados em participar devem ligar ou comparecer no Centro de Saúde.

Ocorre hoje o encerramento das atividades do Mês do Hospital Santa Teresinha, com a palestra da enfermeira e professora titular da USP, Maria Júlia Paes da Silva, sobre “As diferentes faces da Humanização”. O evento terá início às 19h, no Auditório Itália do Centro Administrativo. As inscrições ainda podem ser feitas pelo e-mailrecrutamento@hbst.com.br. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

No próximo dia 07 de junho, ocorre em Muçum o 6º Festival de Cantoria Italiana. As apresentações ocorrem na Igreja Matriz. A realização é do Grupo San Piero. Após as apresentações será realizado jantar típico italiano, no Salão Paroquial.

Além de promover reuniões com os colaboradores de todas as ervateiras do município de Arvorezinha, a Emater irá realizar, na próxima semana, uma série de encontros de capacitações no interior, referentes ao Projeto de Sustentabilidade e bovinocultura de leite.

A Unidade Móvel do Sebrae esteve ontem na cidade de Forquetinha, junto a Secretaria da Agricultura, atendendo a micro e pequenos empresários e também a novos empreendedores.

A Câmara de Vereadores de Estrela aprovou esta semana projeto do poder executivo que destina 18 mil reais à AEPA (Associação Estrelense de Proteção aos Animais). O valor será repassado em sete parcelas.

A Secretaria de Saúde de Teutônia liberou as vacinas da gripe para serem aplicadas na população em geral. Todosos Postos de Saúde e ESF’s do município estão disponibilizando as vacinas, com exceção da Unidade Básica de Boa Vista.

Em Audiência Pública foi aprovado o Plano Municipal de Turismo de Bom Retiro do Sul. O documento estabelece metas para o setor até 2020. O projeto agora precisa passar pela Câmara de Vereadores.

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Lajeado deve ser desvinculado da Secretaria de Segurança, se tornando secretaria ou passando à tutela direta do Gabinete do Prefeito, Luís Fernando Schmidt.

Em Relvado foi empossada a diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais, tendo como presidente Daiane Giacomolli. O mandato é de dois anos.

A bresciense Laís Scartezini Giovanaz, conquistou o título de Miss Simpatia, no concurso Miss Rio Grande do Sul Latina, realizado no último final de semana na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.

Na tarde de ontem, PT, PC do B e PTB anunciam a composição da chapa majoritária de sua aliança na disputa pelo governo do Estado. Além do governador Tarso Genro (PT), que disputará a reeleição, a chapa será integrada pelo ex-governador Olívio Dutra (PT) como candidato ao Senado e pela ex-secretária do Turismo, Abgail Pereira (PC do B), como vice. 
O anúncio ocorre no diretório metropolitano do PTB, em Porto Alegre, com a presença dos três candidatos.

No dia 12 de junho, às 09 horas, acontece na sala de reuniões do STR de Lajeado, uma palestra sobre o tema “Preparo de Alimentos e Higiene”. O evento é aberto a comunidade em geral.

A Administração Municipal de Itapuca está realizando a construção de uma quadra de esportes na Escola Municipal Pingo de Gente. O investimento é de 509 mil reais.

Está em andamento na cidade de Relvado, o Curso de Cuidador de Idosos, com a participação de 34 pessoas. O curso é ministrado pelo SENAC/RS, sendo viabilizado através do PRONATEC.

A Secretaria de Obras de Capitão está trabalhando na recuperação do acesso a toda extensão da comunidade de Linha Cascata que faz divisa com o município de Arroio do Meio.

Hoje, às 19 horas, acontece uma reunião na sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Arvorezinha, para tratar da criação da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

A Secretaria de Educação de Putinga adquiriu brinquedos para os alunos da Educação Infantil do município. O valor investido foi de 30 mil reais, com recursos do Governo Federal.

A Agência do Sine de Estrela, vinculada à Secretaria de Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, realiza, hoje (29) o Dia D - dia nacional de atendimento exclusivo das pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Até às 14 horas a agência recebe interessados em conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

A coleta de embalagens de agrotóxicos realizada na terça-feira, em Roca Sales juntou aproximadamente 1,5 toneladas de embalagens de 58 produtores rurais, em 13 localidades rurais. A iniciativa é da Fundação Pró Rio Taquari e é executada pela Associação Rural de Lajeado, em parceria com a Prefeitura de Roca Sales e escritório da Emater.

O Democratas realiza encontro regional no dia 05 de junho, em Lajeado, para lançar a pré-candidatura a deputado estadual de Felipe Diehl. O presidente estadual do partido, deputado federal Onyx Lorenzoni estará presente. O evento inicia às 19 horas, e será realizado na sede social do Lothar Johann, no Bairro Florestal.

Os departamentos municipais de Trânsito e de Fiscalização de Encantado acompanhados da Brigada Militar realizaram a fiscalização anual dos táxis. Além das condições dos táxis, foi analisada a documentação dos veículos. Dos 44 automóveis de aluguel, 38 foram vistoriados e os seis que faltaram terão que apresentar a justificativa da ausência até a próxima segunda-feira (02 de junho). Além disso, os veículos que apresentaram inadequações, foram notificados e já apresentaram os reparos.

A Secretaria de Obras de Capitão irá realizar a recuperação do acesso que liga o município a Nova Bréscia, na comunidade de Linha Zanotelli. Será realizado o patrolamento, limpeza, colocação de material e brita.

A Prefeitura de Marques de Souza encerra hoje, dia 29, o período de inscrições de candidatos para a contratação temporária de professor de música. Há uma vaga, para uma jornada de 22 horas semanais de trabalho nas escolas da rede municipal. As inscrições são recebidas na Secretaria de Educação, junto à prefeitura.

Além da gastronomia à base de carne suína, queijos, salgados, doces, vinhos e espumantes, os visitantes da Suinofest 2014 poderão realizar compras durante os dois finais de semana do evento. Com entrada franca, o Festival de Compras é uma das opções de entretenimento da Suinofest. A expectativa da comissão organizadora da feira, que será estruturada na parte externa do Parque João Batista Marchese, é reunir 35 mil visitantes. Haverá em torno de 140 espaços, nos mais diversos segmentos. Para garantir a comodidade dos visitantes em caso de chuva, o local será todo coberto por lonões e pirâmides.

O visitante da Suinofest tem a opção de passear pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos através do Roteiro Encantado. São duas opções de roteiro: pela manhã, com saída às 10h e retorno ao meio-dia; e à tarde, com saída às 14h e retorno às 16h. O valor é de R$ 15 por pessoa. A organização é da Amturvales e mais informações podem ser obtidas pelo e-mailsecretaria@amturvales.com.br. A Suinofest ocorre nos dias 06, 07, 08, 13, 14 e 15 de junho, no Parque João Batista Marchese de Encantado.

Nenhum comentário: