Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - 29.05.14 - Folha de Estrela


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - 29.05.14 - Folha de Estrela

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS

PAULO (PTB):

"Vou usar duas palavras que ela costumamente usa"

BÉLKIS (PPS):

"Tive um resfriado por isso tenho que manter a cabeça quente, no bom sentido".

LUIZ (PMDB):

"Nesse momento falo em meu nome".

LUIZ (PMDB):

"...casais responsáveis pelo cinquentenário ininterrupto dos Grupos Folclóricos".

FRASE: "O segredo dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela é Berlim e Berlim - já nos apresentamos duas vezes em Linha Berlim, interior do Município de Westfália e duas vezes em Berlim na Alemanha"

(Andreas Hamester, Vereador do PP).

Semana passada a Sessão Legislativa de Estrela foi muito especial. Foi em homenagem aos 138 anos de Estrela. A Tribuna foi usada apenas por duas pessoas:

Andreas Hamester (PP) destacou os 138 anos do Município, dizendo que Estrela recebeu muitos visitantes e os cidadãos festejaram muito a data. "Todos os eventos tiveram a presença de muita gente". Ele destacou que Estrela teve um crescimento acima da média nacional, pela qualidade de vida que aqui existe.

Prefeito Municipal Rafael Mallmann disse que Estrela comemorou suas raízes, demonstrando toda sua cultura alemã. "

O Festival do Chucrute sempre é um show internacional que demonstra o que temos de melhor". Também anunciou que a Prefeitura, mais a Cacis e Faculdade La Salle iniciaram um planejamento do que Estrela quer e precisa até 2030. Em seguida cinco alunos da EMEF Ruth Markus Huber puxaram a frente e todos os presentes entoaram o Hino de Estrela.

Ótima informação: Foi publicado o edital do PAC 2 e foi aberta a concorrência pública para a pavimentação da 25 ruas programadas. Em menos de 30 dias serão abertas as propostas e depois do prazo de contestações serão feitos os contratos. As obras devem iniciar antes do dia cinco de julho.

Conversei com o vice prefeito Valmor Griebeler sobre a pavimentação e ele me informou que vai ser tudo asfaltado. O pagamento me chamou a atenção: Se for a vista o desconto é de 50%; Em seis vezes, desconto de 40%; Em 12 vezes, 30%; Em 24 vezes 20%; Em 36 vezes 10% de desconto e em 60 vezes, sem cobrança de juros. "Foi criada uma Lei específica para isso, pois antes era previsto o Município só entrar com 25% nas obras, agora fica mais fácil para os moradores", disse Valmor.

Prefeito Rafael e vice Valmor elogiaram o trabalho da EGR na Rota do Sol. Está sendo reformado o trajeto da Luppus até o Trevo de Estrela. "Complica um pouco o tráfego, mas é uma conquista importante para toda a Região".

Estrela deverá receber em breve um importante investimento da Cosuel, de Encantado. Detalhes nesta edição da Folha.

Outra informação de Valmor Griebeler: A empresa que venceu a licitação para refazer a escadaria que dará acesso ao Rio Taquari, na rua Coronel Flores, solicitou ao Executivo Municipal 90 dias para a conclusão da obra. "

Ou seja, pediu um aditivo de tres meses e como isso é uma questão legal, foi aceito". Então agora já sabemos quando a obra deverá estar concluida, beleza.

O Plenário da Câmara lotou nesta segunda-feira, devido a participação na Tribuna Livre, de integrantes dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs que estão completando 50 anos. Presente também a Miss Brasil 2012 Gabriela Markus, de Teutônia, pré candidata a Deputada Estadual pelo PMDB. Foi destacado também o trabalho de Andreas Hamester, que é instrutor dos Grupos há 30 anos.

Andreas explicou que os Grupos tem atualmente mais de 40 trajes típicos alemães em 12 categorias. "São 420 dançarinos dos tres aos 81 anos, já nos apresentamos mais de 880 vezes em 700 cidades, 10 estados e 14 países". Adriano Scheeren (PSB) disse que os Grupos Folclóricos são uma tradição que passa de pai para filho desde 1964 e Lorena Hauschild (PR) disse que nos bailes do chucrute deste anos, tivemos a participação de pessoas de 63 cidades e seis países. Bélkis Carolina Calsa (PPS) disse que os grupos são o local ideal para que os pais tenham filhos saudáveis, longe das drogas.

Falando em Bélkis: Ela reclamou dos buracos que a Oi está fazendo nas ruas da cidade desde quinta-feira, "está uma confusão. A prefeitura deveria dar uma multa pela obstrução ao trânsito".

Ainda da Bélkis: Ela disse que "a FIFA feriu nosso coração gaúcho, não somos cowboys. Aqui lutamos por este estado, não admito que nos chame de cowboy, não podemos ser confundidos com os norte-americanos. Somos Gaúchos"

Marcelo Braun (PSDB) disse que a Câmara Federal e o Senado aprovaram Lei de isenção de emplacamento de tratores e demais máquinas agrícolas. "

Mas isso foi vetado pela Presidente da República". Ele lembrou que em Estrela já foi multado um agricultor por ter atravessado a Rota do Sol, pois tem propriedade dos dois lados. A preocupação do Vereador, é que os agricultores vão ter que pagar R$ 500,00 por ano, "isso não tem fundamento". Paulão Scheeren (PPS) concordou, disse que isso é um absurdo, "agricultor tem que cultivar sua terra, estão tirando dinheiro dos aagricultores para pagar o aumento da Bolsa Familia em 10%", desabafou.

Nenhum comentário: