Coluna Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela


Coluna Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela
20 de maio de 2014

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS

BONITINHO (PPS): “Este cara tem que apchnáida, não dá pra deixar fazer loteamento assim”. (17.05.2007)

FERRARI (DEM): “A última parada gay reuniu cinco milhões de pessoas, se todos quizerem tirar o bilau, como fica o SUS?” (23.08.2007) 

DADALL (PDT): “Muitos processos são demorosos”. (06.04.2008)

BONITINHO (PPS): “O táxi nãodevia ser comerciado, vendido, pois tem táxi que tem táxi só para comprar carro”. (21.04.2008)

PAULÃO SCHEEREN (PPS): “Ambas as duas empresas só visam lucro”.(17.12.2008)

JACI (PP): “Voltando após não ter êxito em 2004, estamos de volta”. (19.02.2009)

MARCELO (PSDB): “A questão do esgoto que corre a céu aberto, tem que ser olhado com mais carinho”. (04.03.2010)

JACI (PP): “A ponte é uma obra muito prometida antigamente”. (21.10.2010)

FRASE:“A festa de comemoração do aniversário de Estrela está ficando cada vez melhor a cada ano que passa” (Estrelense convicto no Salão do Hermes e Leonardo). (20.05.2010)

Paulo Argeu Fernandes, presidente do PDT, esteve presente na Sessão de segunda-feira. Veio acompanhar o Vereador Faófa, que durante o mes de maio, ocupa uma cadeira no Legislativo. É que o vereador Ademar Dadall costuma dar chance aos suplentes. Fato raro. (17.05.2007)

José Alves disse que Estrela está sendo contemplada com mais uma creche, que irá para o bairro Pinheiros. Realmente, é um velho sonho, vem dos tempos em que Larri Schwingel era vereador. Foi feita até pesquisa entre a população, liderada pelo presidente da Associação dos Moradores, Ademir Dickel. O vereador Ademar Dadal, após a sessão, me confirmou: “As obras da creche iniciam já no próximo ano”. (29.11.2007)

Gilmar Francisco da Silva, o Chimarrão, gerente da Corsan de Estrela, informando que serão perfurados mais cinco poços artesianos, pois a demanda aumentou muito. Em reunião da União das Associações de Moradores de Bairros, disse que Estrela é um dos maiores consumidores de água per capita na Região: 230 litros de água por pessoa/dia. Problema maior é o alto índice de uso da mangueira de água como vassoura, para limpar calçadas. “No centro, dá para observar locais onde isso acontece diariamente”, lamentou o Chimarrão. (10.07.2008)

José Alves falou da falta de casas populares em Estrela e disse haver também o problema de pessoas que já ganharam até quatro casas da prefeitura. “Uns trocam a casa por geladeira, por TV, até por cachorro. Estes tem que ser riscados do livro” - afirmou. Juarez acrescentou ter gente com uma segunda casa nos fundos do terreno, pedindo dinheiro para a prefeitura, para reformar e alugar a segunda casa. José Alves acrescentou ter gente “com sete casas alugadas, e quer mais”. (26.-3.2009)

Sucesso absoluto o 44º Festival do Chucrute e 10º Parkchoppfest, dentro do Maifest, nas comemorações dos 133 anos de Emancipação Política de Estrela. Sábado à noite acontece o segundo Baile do Chucrute, no Centro Comunitário Cristo Rei, novamente com o maior show de danças alemãs do País, proporcionado pelos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela. Ingressos - alguns poucos - ainda podem ser encontrados na Comunidade Evangélica. (21.05.2009)

Parabéns ao CTG Estrela do Rio Grande, CTG Raça Gaudéria e Brigada Militar, pela excelente programação da Semana Farroupilha. Nota Mil. Todos os eventos realizados pelas entidades, tiveram a presença de um bom público. E mesmo com a Festa da Paróquia São Cristóvão, do bairro Boa União, domingo, que serviu em torno dos 1.300 almoços, não faltou público na programação tradicionalista. Vereadores Juarez Filver (PPS) e Cristiano Nogueira (PMDB), ligados diretamente aos CTGs, ressaltaram o fato no Legislativo. O Desfile Farroupilha também foi muito elogiado. (24.09.2009)

Parece existir um probleminha na Comissão de Emancipação de São José/Costão/Beija Flor. Segundo Gilberto Fensterseifer (PP) o atual presidente recolheu os livros do secretário e tesoureiro da Comissão criada em 2001, levou tudo prá casa e colocou outras pessoas nos cargos. “Ele mudou o time, levou tudo a Porto Alegre e deu com os burros na água, teve de nadar de volta. Não adianta misturar política num assunto destes”. Segundo o vereador, o prefeito Celso Brönstrup não vai interferir e nem mudar seu trabalho no atendimento destas comunidades. “É uma atitude bonita do prefeito, ele não vai cortar nada”.(17.03.2011)

Marco Wermann (PT) deu uma ótima notícia no Legislativo: Graças ao deputado federal Paulo Pimenta (PT), comitiva de Estrela conseguiu várias audiências junto ao Ministério da Cultura, em Brasilia. Lá, conseguiram agilizar a realização das licitações de duas EMEIs: A do bairro das Indústrias, pois a primeira parcela da verba deverá ser liberada até o fim do mes de maio, e a do bairro Pinheiros, cuja primeira parcela deverá ser liberada até fim de julho. (19.05.2011)

Nenhum comentário: