Prefeitura de Estrela recebe proposta da Cosuel


Governo de Estrela recebe proposta da Cosuel

Na manhã de quarta-feira (9), o prefeito Carlos Rafael Mallmann, o vice-prefeito Valmor Griebeler e os secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann e Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, receberam uma comitiva da Cooperativa Cosuel, além de integrantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) . Na pauta, um investimento de R$ 70 milhões da cooperativa em um complexo industrial que prevê fábrica de rações, incubadora e um abatedouro de frangos.

A cooperativa está visitando municípios estratégicos do Vale do Taquari para definir o local do investimento. O presidente executivo Carlos Alberto de Figueiredo Freitas apresentou as plantas e o plano de investimentos da empresa. “Para ter sucesso este projeto precisa ser dividido em duas fases. Na primeira, serão abatidos 50 mil frangos por dia. Na segunda fase, dobraremos, para 100 mil ao dia”, explica.

Entre as condições para implantação do negócio em Estrela está a doação de uma área de terras com cerca de 20 hectares, com disponibilidade de água e energia elétrica; terraplenagem do local; e o retorno de 50% do imposto gerado pelo período de 15 anos. Freitas afirma que o complexo será um dos mais modernos do Estado, com alto grau de automação, mesmo assim gerando cerca de 300 a 600 empregos diretos, além da integração de produtores da cidade e da região.

O prefeito Carlos Rafael Mallmann disse que estudará a viabilidade do negócio juntamente com a Cacis. “Trata-se também de um grande investimento por parte do município, que precisa refletir sobre várias determinantes”, destaca o secretário Wermann. A intenção do Governo é reunir-se na próxima semana com a entidade da classe empresarial do município e apresentar um parecer a Cosuel em, no máximo, 15 dias.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: