Nova base do Samu começa a funcionar em Estrela


Nova base do Samu começa a funcionar em Estrela

O município de Estrela terá um novo local para a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que antes funcionava junto ao Hospital Estrela. Com investimento de R$ 15 mil, a Secretaria de Saúde reformou e adequou às normas técnicas um prédio no Bairro das Indústrias, que abrigará a Unidade de Suporte Básico (USB).

O serviço é responsável pelo atendimento de emergência no município. Quem liga para o número 192 passa por uma Central de Regulação (Porto Alegre) e, após avaliada a situação, é encaminhado ao atendimento do Samu. As ambulâncias de suporte básico de vida, como a de Estrela, contam com uma equipe composta de técnico de enfermagem e condutor socorrista. Cada unidade tem um aspirador cirúrgico portátil, um oxímetro digital e um desfibrilador externo automático (DEA), além de medicamentos e todo material para checagem de sinais vitais e imobilização.

Na última semana representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde estiveram no município e avaliaram a nova sede. O relatório da visita técnica apontou 100% de aprovação. “Entre os benefícios da nova localização está a ligação facilitada com a BR-386, local onde ocorrem boa parte dos chamados”, enfatiza o secretário de Saúde do município, Elmar Schneider.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário: