Notícias Vale do Taquari - 19 de março de 2014


Na semana passada ocorreu a primeira reunião da comissão organizadora do 8º Fórum Tecnológico do Leite, evento promovido pelo Colégio Teutônia e parceiros. O tema do evento ainda não foi definido. A programação ocorre nos dias 17 e 18 de setembro.

Para comemorar o aniversário de Encantado, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Cultura, prestará homenagem para as dez empresas com mais de 60 anos de atividades. As dez empresas homenageadas serão: Giordani & Cia, Laboratório Hugo Peretti, Fontana, Associação Comercial e Industrial de Encantado, Casa Bertozzi, Pretto Veículos, Casa Jamile, Cosuel/Dália Alimentos, Moinho Sangalli e Rádio Encantado. O evento comemorativo ocorre no dia 31 de março, às 20h, no Auditório Brasil do Centro Administrativo. Haverá também, na ocasião, exposição de fotografias das empresas.

Até o dia 31 de março, jovens e adultos, podem realizar as suas inscrições no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja). O exame é destinado as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada e buscam a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. As provas ocorrem dia 1° de junho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site: sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/

O município de Teutônia recebe no dia 22 de julho, na sede da Associação Pró Desenvolvimento Languiru, o Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, promovido Instituto de Educação Especializada no Agronegócio em parceria com o Governo do Estado e Cooperativa Languiru. Outros encontros serão realizados nas cidades de Dom Pedrito, Cruz Alta, Bento Gonçalves e Não-Me-Toque.

Através de emenda parlamentar, do deputado Elvino Bohn Gass (PT), o município de Capitão irá receber 140 mil reais. O recurso será utilizado para aquisição de um trator agrícola e uma roçadeira hidráulica.

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo realiza no dia 25 de março, o pedágio contra a dengue. Haverá distribuição de material educativo sobre os cuidados contra a dengue e de lixeirinhas internas para veículos. A atividade ocorre das 9h às 10h30min.

No sorteio da Campanha Mãos Dadas com a Saúde do mês de março, a contemplada foi Joana Cristina Scholz, de Teutônia, premiada com um vale-presente das Lojas Certel. A campanha é realizada numa parceria entre o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, e a Certel Energia. A campanha arrecada mensalmente cerca de R$ 6 mil para o hospital, através das doações espontâneas de associados da cooperativa, debitadas nas faturas de energia elétrica.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro realiza nos dias 10 e 11 de abril, a 10ª Edição da Feira do Livro. A programação será realizada no ginásio da Escola Pedro Pretto. Além da venda de livros, a programação contará com apresentações artísticas e teatrais, presença de escritor, palco aberto e brinquedos infláveis.

Na Barra do Guaporé, na propriedade de Raul e Guerino Zeni a Secretaria da Agricultura iniciou os serviços de terraplanagens para construção de dois aviários, o que aumentará a área construída em 2.460 metros quadrados e um incremento de 28 mil aves no plantel.

Em Estrela o Projovem Adolescente iniciará suas atividades nesta quinta-feira, dia 20, no CRAS do Bairro Imigrantes, das 14h às 16h30min. Jovens com idade entre 12 e 17 anos são convidados a participar do grupo. As inscrições podem ser feitas no CRAS.

No dia 27 de março, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza Assembleia Geral Ordinária, para escolha da nova diretoria da entidade. Uma única chapa foi apresentada, tendo como candidato à presidente Waldir Piccinini. A assembleia inicia às 18 horas e 30 minutos.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Doutor Ricardo, através de seu Departamento de Meio Ambiente, está realizado o roteiro de recolhimento de lixo no interior do município.
-Linha Zanella: dia 19, quarta-feira;
-Linha Pompéia e Rio Verde: dia 20, quinta-feira;

A Convenção Lojista Regional será realizada no dia 23 de maio no Clube Tiro e Caça, em Lajeado. Três palestrantes de renome nacional estão confirmados: o escritor e filósofo Mario Sérgio Cortella; o empresário Hermes Gazzola, da Sodexo; e o diretor de operações da MOfficer, Tiago Mello.

No próximo sábado, dia 22, acontece na sede social da Sociedade Rio Branco, em Estrela, o concurso de beleza Soberana das Piscinas. A programação inicia às 20 horas.

O DNIT liberou nesta quarta-feira novo trecho de duplicação da BR-386. Quatorze quilômetros entre Fazenda Vilanova e Tabaí estão disponíveis para a passagem de veículos.

O município de Santa Clara do Sul comemora hoje, 22 anos de emancipação. Para celebrar a data ocorrem apresentações artísticas e culturais de alunos, e gincana cultural no ginásio municipal.

Na próxima sexta-feira, dia 21, às 19h30min, acontece na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, em Teutônia, o lançamento da Festa de Maio 2014, alusiva aos 33 anos do município. O evento ocorre no período de 21 a 25 de maio, no Centro Administrativo, e, é uma promoção da Prefeitura e da CIC Teutônia.

No dia 1º de abril, às 19h30min, tendo por local o Auditório Itália, haverá a solenidade, aberta à comunidade, com o lançamento do livro biográfico do artista encantadense Agenor Peretti, escrito pelo historiador Gino Ferri. O evento faz parte da programação de aniversário de Encantado. Após o lançamento do livro, ocorre uma sessão cinematográfica gratuita, com o filme documentário“Os Abas Largas” que tem a participação de Peretti como ator. O resgate do filme histórico, será feito pelo 1° Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar”, da Brigada Militar de Santa Maria.

Nenhum comentário: