Notícias Vale do Taquari - 17 de março de 2014


A Prefeitura de Marques de Souza abriu as inscrições para os exames supletivos do Ensino Fundamental. Os interessados devem se dirigir à Escola Carlos Gomes, até o dia 30 de abril. 

Exposição que marca os 50 Anos da Revolução de 1964, promovida pelo Memorial da Aepan-ONG acontece na Câmara de Vereadores de Estrela-RS de 15 de março a 15 de abril de 2014.

Na semana passada foi eleita a nova direção do Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 (municípios emancipados de Lajeado), em assembleia realizada na cidade de Canudos do Vale. O prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, foi eleito o novo presidente da entidade.

Os servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP) paralisam as atividades nesta segunda e terça-feira. Estão suspensas as confecções e a entrega das carteiras de identidade, realização de perícias médicas (exames de corpo de delito) e as perícias criminalísticas. Somente casos ligados a crimes com morte serão atendidos. As reivindicações dos servidores que compõem as cinco categorias do IGP incluem reposições salariais até 2018, semelhante ao que foi proposto para servidores das polícias Civil e Militar.

Estão abertas as inscrições de interessados em participar do 1º Passeio Ciclístico de Integração entre Travesseiro e Marques de Souza que acontece dia 06 de abril. As inscrições podem ser feitas nas Secretarias de Educação dos dois municípios e nas escolas. Os primeiros 100 inscritos ganham uma camiseta e haverá sorteio de duas bicicletas entre os participantes. A inscrição é gratuita.

O Setor de Tributação da Prefeitura de Travesseiro encerra na sexta-feira desta semana o levantamento dos talões de produtor na prefeitura. Os produtores que trabalham com as empresa integradoras devem obrigatoriamente levar as notas de fechamento dos lotes de 2013. E quem não fizer a apresentação terá seu talão baixado pela Secretaria Estadual da Fazenda.

Na próxima sexta-feira, dia 21, às 20 horas, acontece a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial deLajeado (ACIL) para o biênio 2014-2016. Assume a presidência da entidade o empresário Alex Schmitt. A cerimônia de posse ocorre no salão de eventos da ACIL.

Os contribuintes de Estrela que efetuarem o pagamento do IPTU até o dia 31 de março terão desconto de 8%. Já os que quitarem suas obrigações até o dia 11 de abril, recebem 4% de desconto. O contribuinte também pode optar pelo parcelamento.

O presidente da CPI da Energia Elétrica, deputado estadual Lucas Redecker (PSDB), tem encontro marcado para hoje com o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, com o objetivo de pedir o apoio do órgão para os trabalhos da CPI. Além do Ministério Público, Redecker está buscando o apoio de outros órgãos de defesa da sociedade, como Procon/RS, Defensoria Pública e CREA. As reuniões da CPI ocorrerão sempre as segundas-feiras, às 14 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa e são abertas ao público.

Em Doutor Ricardo, seis famílias foram beneficiadas com casas populares através do "Programa Minha Casa, Minha Vida". A cedência dos terrenos ocorreu por parte da administração municipal.

Na manhã de sábado ocorreu em Estrela, na altura do Porto Laguinho, na BR 386, a mobilização do movimento “Libera Já”, protesto que teve como objetivo chamar atenção para os dois quilômetros ainda não liberados pela Funai, para duplicação da rodovia. O manifesto foi promovido pela Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari. Mais de 100 pessoas participaram da mobilização que iniciou às 09 horas e terminou por volta do meio-dia. O manifesto ocasionou 6 km de congestionamento no sentido Porto Alegre - Interior, e outros 3 km no sentido inverso.

A Câmara de Vereadores de Estrela realiza sessão ordinária hoje, às 18 horas e 30 minutos. Cinco projetos do executivo estão na pauta do dia, entre eles o que prevê a destinação de um servidor para Brigada Militar.

Ontem aconteceu no Parque dos Dick em Lajeado, a escolha da corte de soberanas da Expovale 2014. Vanessa Salva (20) foi eleita Rainha, tendo como princesas Milena Fernandes (19) e Thaís Valer (22). As três eleitas são do município de Lajeado. Vinte e duas candidatas participaram do concurso.

A Prefeitura de Travesseiro está trabalhando na regularização da documentação para retomar o convênio com o Governo Federal para implantação do SUAS, Sistema Único da Assistência Social e do PAIF, Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família. Amanhã o prefeito Ricardo Rockembach, vai a Porto Alegre para entregar a documentação final do convênio e receber duas impressoras do cartão SUS.

Na próxima sexta-feira, dia 21, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Estrela participará do Fórum de Saúde Mental em São Valentim do Sul.

Segue aberto até o dia 31 de março o período de inscrições para escolha das soberanas da X Oktober Freund Fest, de Roca Sales. Podem participar meninas que representem entidades, empresas, escolas e comunidades. O mandato será até 2016. As incrições podem ser realizadas na Secretaria da Paróquia Evangélica. O concurso ocorrerá dia 17 de maio, no Salão da Comunidade Evangélica.

Nesta terça-feira, dia 18, a APAE de Lajeado irá sediar o Curso de Bocha Adaptada para Cadeirantes. As 208 APAEs do Rio Grande do Sul foram convidadas a participar. O curso ocorre das 9 às 17h no Salão de Eventos da APAE.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza no dia 04 de abril, às 20 horas, no Clube Comercial, o tradicional jantar festivo em Homenagem a Mulher. Na oportunidade, palestrará às presentes a Tenente Coronel, Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, “Tropas do Leste”, e Coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard. Os convites podem ser adquiridos com a diretoria e conselheiras da entidade pelo valor de R$30,00.

Os produtores de Capitão realizarão a excursão para visitarem a Expoagro Afubra em Rincão Del Rei - Rio Pardo, no dia 27 de março. Os interessados devem realizar sua inscrição na Secretaria da Agricultura, até o dia 21 de março.

A Secretaria da Agricultura de Encantado estará realizando mais uma etapa da vacinação para imunização de terneiras contra a brucelose bovina. Os produtores rurais, que possuem terneiras com idade entre 3 e 8 meses de idade devem entrar em contato com a Secretaria para o cadastro das mesmas e posterior vacinação. As inscrições serão realizadas até o dia 28 de março.

O PMDB gaúcho realizou sábado, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a pré-convenção para escolha do seu candidato ao Palácio Piratini. O escolhido pelos peemedebistas foi José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul, que disputou a indicação com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Doutor Ricardo, através de seu Departamento de Meio Ambiente, está realizado o roteiro de recolhimento de lixo no interior do município.

-Linha São Paulo e Linha Rio Branco: dia 18, terça-feira;
-Linha Zanella: dia 19, quarta-feira;
-Linha Pompéia e Rio Verde: dia 20, quinta-feira.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realizará curso de atendimento ao cliente “Como atrair, conquistar e manter”. A formação será no período de 25 a 27 de março, das 8h30min às 11h30min, no auditório da entidade. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

A Prefeitura de Marques de Souza está distribuindo o Calendário de Eventos do município de 2014. A elaboração do mesmo esteve a cargo da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Nenhum comentário: