Exposição em Estrela-RS marca os 50 Anos do Golpe Militar de 1964


Exposição marca 50 Anos da Revolução de 1964

O Memorial da Aepan-ONG, promove de 15 março a 15 de abril de 2014, na Câmara de Vereadores de Estrela, a mostra “50 Anos da Revolução de 1964 – A Conquista do Estado”.

Com jornais, revistas, fotografias e filme da época a exposição vai retratar diversos acontecimentos chave na história do Brasil.

Sem opiniões, considerações pessoais ou julgamentos, o trabalho busca através de documentos da época, deixar para que cada cidadão reflita e tire suas próprias conclusões sobre a deposição do presidente João Goulart e seus desdobramentos nos anos que se seguiram.

Esse movimento, que completa 50 anos em março de 2014, foi um golpe de Estado ocorrido no Brasil. Na madrugada de 31 de março para 1º de abril de 1964, líderes civis e militares derrubaram o presidente João Goulart. Diversos fatores levaram ao golpe, alguns circunstanciais e outros que se arrastavam havia décadas. 

Para entender melhor o golpe, é preciso lembrar o clima de radicalismo político que o país vivia. 

Em 1964, a temperatura política no país havia subido tanto que, meses antes de ser deposto, João Goulart tentou declarar "estado de sítio", medida que ampliaria seus poderes. 

Muitos militares e líderes conservadores passaram a acreditar que o presidente daria um golpe para instalar uma ditadura de esquerda. 

Nesse ambiente, teve início a rebelião de 31 de março. Considerando que o Brasil estava numa encruzilhada, o golpe definiu uma solução ditatorial para a crise e colocou o país numa trajetória autoritária de mais de 20 anos.

Em Estrela, havia posições a favor e contra a Revolução de 1964.

Na mostra, fotos do governador Ildo Menneghetti que na noite de 31 de março para 1º de abril passou por Estrela, ajudado pelo então prefeito Adão Henrique Fett para se abrigar em Passo Fundo até os ânimos serenarem.

Meses antes da Revolução de 1964, Brizola tinha visitado partidários em Estrela, em grande reunião que ocorreu no Cine Guarany.

Outra liderança protagonista da história que tinha relação com Estrela era o presidente Ernesto Geisel.

Também o jovem líder, ex-deputado estadual Gabriel Aloisio Mallmann, que era contrário ao Regime Militar do Brasil.

Na igreja Católica o Cardeal D. Aloysio Lorscheider, nascido em Estrela, presidente da CNBB, negociava para abertura política.

O trabalho do Memorial da Aepan-ONG conta com apoio do Tremendo o Vale, Câmara de Vereadores de Estrela, Jornal Folha de Estrela e Darde – Propaganda e Vídeo.

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: