Coluna Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela - 20 de março de 2014


Coluna Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela - 20 de março de 2014

MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as 

PÉROLAS:

ERNANI (PMDB):

"É um juro bastante altíssimo".

FRASE: "

Amanhã começa o outono, mas acho que a bagunça vai continuar a mesma, no que se refere ao tempo aqui na Região" (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

Sexta-feira esteve em Estrela o segundo pré- candidato a Governador do PMDB, Paulo Ziulkoski. Sábado aconteceu a escolha e José Ivo Sartori foi o escolhido, com 72% dos votos. A perspectiva era que realmente ele fosse o escolhido, agora já temos mais um pré candidato confirmado.

Hoje acontecem mais duas apresentações da Prestação de Contas de 2013, por parte do Prefeito Rafael Mallmann. As 14h e 30min será em Costão e as 19h e 30min na creche do Marmitt. Ele confirmou que estará dia 10 de abril, na Assembléia Mensal da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, no Cristo Rei.

Finalmente está terminando a fila de espera das mães que querem colocar seus filhos numa creche. No começo de 2013, haviam 596 crianças esperando vaga, mas no início de 2014 tivemos 318 novas vagas e ficaram só 139 crianças na fila. "

Em 2015 não teremos mais fila de espera", afirmou o Prefeito Rafael Mallmann.

Existem comentários do aumento de despesas com novos funcionários na Prefeitura de Estrela. Acessei o site www.tce.rs.gov.br e fui conferir: Em 2012 tínhamos um total de 44,53% do orçamento na folha de pagamento e a porcentagem caiu para 42,96% em 2013. Informação do Tribunal de Contas do Estado.

Engenheiros da Caixa Econômica Federal estiveram em Estrela terça-feira, para fazer uma vistoria nas 23 ruas que serão pavimentadas com verba do PAC. E pelo que fiquei sabendo, foi positiva a fiscalização, a liberação da verba deve ocorrer logo. E o início das obras será no máximo em 30 dias, assim que termine o processo licitatório. É claro que não serão feitas todas as ruas numa vez, o prazo total é de dois anos.

Muito bem, está chegando a hora: A Rádio Studio FM de Estrela, vai comemorar o 17º Aniversário do Programa As Bandas Estão Voltando, do Waldir Sudbrack. Vai ser neste domingo a tarde, a partir das 13h e 30min no Parque Princesa do Vale. Teremos 10 bandas se apresentando: Danúbio Azul, Brilha Som, Wilseu Pause e Banda, Happy Brass, Mauro Hart com o Show Alles Tchê/Brasil, Alma Nova, Banda Studio, Trânsito Livre, Indústria Musical e Portal da Serra. Durante o show será feita a entrega de 240 mil cartas que o programa As Bandas Estão Voltando recebeu, para a APAE de Estrela que irá vendê-las para reciclagem. E será feita a entrega a um representante do Congresso Nacional, o Deputado Federal Alceu Moreira, de uma documentação relativa a Campanha Pela Volta das Ferrovias.

Devido ao problema com o final das obras, no sábado tivemos uma parada na BR 386, cerca de 100 pessoas e 30 caminhões impediram o trânsito durante algum tempo, na altura do Posto do Laguinho. Eu esperava que mais gente fosse ao local. O problema é que duas empresas de porte e altamente confiáveis de Estrela, a Iccila e a Conpasul, não conseguem terminar a duplicação da rodovia entre Estrela e Tabaí, devido a uma tribo de índios acampada ao lado da BR, próximo a Bom Retiro do Sul. Não entendo a posição da Funai, está tudo confirmado e logo deverá ser entregue a nova aldeia, num custo de quase R$ 10 milhões. A duplicação entre Tabaí e Canoas foi feita pelo então governador Antônio Brito e na verdade, daqui a Canoas já deveríamos ter quatro pistas de ida e quatro de volta, tal o número de veículos que por aí transitam. O mesmo deveria ocorrer entre Estrela e Lajeado, o trânsito é uma loucura porque a frota aqui na Região aumenta em dezenas de veículos por mes.

Andreas Hamester (PP) teceu amplos elogios para o VIII Multimulher, que está sendo comemorado em Estrela. Realmente a Primeira Dama do Município, Carine Schwingel só recebeu elogios pela realização deste evento. Ainda mais com a novidade da homenagem para 10 mulheres, o que virá a acontecer agora anualmente.

Marcelo Braun (PSDB) destacou a realização da Conferência Intermunicipal da Defesa Civil. Participaram 28 municípios da Região. "O importante é que estão sendo feitos trabalhos antes de acontecerem problemas com intempéries", afirmou. Segundo o edil, já dá para notar a diferença disso em Estrela, pois a Defesa Civil trabalha agora principalmente com a prevenção.

Parece que teremos novidades políticas em Estrela: O Secretário da Administração, Henrique Lagemann, estaria saindo do PSDB. O problema seria um conflito com o Deputado Lucas Redecker que não teve seu apoio na última eleição. Por isso, Henrique estaria recebendo "
bola nas costas". Vamos aguardar o seu retorno das férias.

Nenhum comentário: