AES Sul promove ações de educação para a sustentabilidade em Estrela


Educar para transformar. Foi com este pensamento que a AES Sul idealizou para o Rio Grande do Sul um projeto educativo de construção de saberes voltado à sustentabilidade. O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul, é gratuito, itinerante e destinado à rede escolar dos municípios da área de concessão da empresa e às comunidades.

Detalhes da realização do projeto em Estrela, no segundo semestre deste ano, foram acordados nesta sexta-feira, 21, em reunião na Secretaria Municipal de Educação, entre o Secretário Municipal de Educação de Estrela, Marcelo Mallmann, a Assessora da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Schardong, e o Produtor do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, Talvani Sotelo Cabral. No município, as ações serão realizadas no dia 29 de setembro, em local a definir.

Em seu segundo ciclo, o projeto chegará a mais 70 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente. Até 2015, as ações envolverão alunos e professores da rede pública de ensino em 320 ações educativas sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana.

O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, em seu primeiro ciclo, percorreu 39 municípios entre os meses de maio e dezembro de 2012, envolvendo 117.865 pessoas. Em abril de 2014, volta com uma proposta diferente, poética e sensibilizadora, a fim de promover o nascer de uma nova consciência – uma Consciência Sustentável.

A companhia aposta mais uma vez na educação como elemento condutor para potencializar o exercício de práticas ambientais nas escolas e comunidades. “Trabalhamos a sustentabilidade através da educação, pois acreditamos no seu poder transformador. Ela tem se mostrado o melhor caminho para promover mudanças duradouras de atitudes e comportamentos”, relata o Diretor-geral da AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira.

Municípios contemplados: Agudo, Alegrete, Araricá, Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Brochier, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Candelária, Canoas, Capela de Santana, Cruzeiro do Sul, Dois irmãos, Encantado, Estância Velha, Esteio, Estrela, Formigueiro, General Câmara, Harmonia, Ibirama, Itaara, Itaqui, Ivoti, Jaguari, Lajeado, Lindolfo Collor, Maçambará, Manoel Viana, Mata, Montenegro, Morro Reuter, Muçum, Nova Esperança do Sul, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Quaraí, Rio Pardo, Roca Sales, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Maria do Herval, Santana da Boa Vista, Sant'ana do Livramento, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Leopoldo, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, São Vicente do Sul, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Segredo, Sinimbú, Sobradinho, Taquari, Triunfo, Uruguaiana, Vale do Sol, Venâncio Aires, Vera Cruz.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. Em 2013, a AES Sul investiu R$ 12,6 milhões em vários projetos. Os voltados diretamente para a mudança comportamental dos hábitos no consumo se destacaram. Entre eles, o projeto que atendeu as comunidades de baixo poder aquisitivo, denominado “Transformação de Consumidores em Clientes”, com a substituição de lâmpadas mais eficientes, chuveiros, geladeiras e a instalação de coletores solares. E também o AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, que envolve apresentações nas escolas utilizando ferramentas lúdicas com conceitos de sustentabilidade.


Sobre a AES Sul - Distribui energia elétrica para 118 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Sobre a AES Brasil - O Grupo AES Brasil é um dos principais grupos empresariais do país, com forte atuação no setor elétrico - geração, distribuição e comercialização de energia. Responsável pelo atendimento a 7 milhões de clientes, o Grupo conta com cerca de 7,5 mil colaboradores próprios.

Foto: Reunião oficializou a parceria entre a AES Sul e a Administração Municipal para a realização do projeto educativo

Esquerda/Direita: Marcelo Mallmann (Secretário Municipal de Educação de Estrela), Talvani Sotelo Cabral (Núcleo de Produção do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar) e Adriana Schardong (Assessora da Secretaria de Educação de Estrela).

Luciane Nunes
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário: