Notícias Vale do Taquari - 17 de fevereiro de 2014


Iniciaram hoje as aulas na Escola Municipal Pedro Pretto, de Travesseiro. O transporte escolar segue os mesmos horários e itinerários do ano passado.

Começa amanhã em Travesseiro a apresentação dos talões de produtor com roteiro por todas as localidades do interior. Na manhã desta terça-feira, dia 18, a apresentação dos talões ocorre em Cairu e a tarde em Barra do Fão. Os agricultores da Sede devem ir até a prefeitura.

A 14ª Expoagro Afubra ocorre nos dias 25, 26 e 27 de março, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. A maior feira brasileira voltada a agricultura familiar contará com mais de 150 expositores em sua mostra de agroindústrias, cerca de 30 estandes a mais do que a edição anterior.

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) confirmou parceria com a Associação Lajeadense Pró-segurança Pública (Alsepro). A Cooperativa Médica fará investimento social mensal ao Programa Vida + Viva Sem Álcool. A iniciativa visa conscientizar a comunidade em geral sobre os riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes e divulgar as políticas existentes na área.

Amanhã, às 08h30min, acontece a posse do novo secretário da Fazenda de Estrela, Darlã Bellini, que assume no lugar de Elemar Pedotte, que solicitou afastamento do cargo.

Os professores da Faculdade La Salle Estrela participaram na semana passada da Jornada Pedagógica. O evento teve por objetivo traçar os trabalhos para o primeiro semestre deste ano. Os docentes tiveram encontros com a direção e com a coordenação pedagógica da Instituição. As aulas na La Salle iniciam nesta segunda-feira.

Prossegue até o dia 26 de março o recadastramento biométrico no município de Marques de Souza. Para tanto, os eleitores devem se dirigir ao Cartório Eleitoral de Lajeado, munidos de documento de identidade com foto, comprovante de residência e o título antigo. No próximo mês haverá atendimento na cidade, junto ao Telecentro, nas semanas de 10 a 14 e de 17 a 21 de março, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A Prefeitura de Marques de Souza está fazendo o levantamento dos talões de produtor. A apresentação dos talões, com as vendas efetuadas em 2013, deve ser feita no Setor de ICMS, junto à Secretaria da Agricultura, até o dia 14 de março.

Os contribuintes de Travesseiro tem até o dia 28 de fevereiro para efetuar o pagamento do IPTU em cota única com desconto de 20%. Os carnês de pagamento estão a disposição no banco Sicredi. Existe também a possibilidade de parcelamento do imposto com vencimentos em fevereiro, março e abril, neste caso sem desconto.

Na próxima quarta-feira, dia 19, numa parceria com os municípios da região alta: Doutor Ricardo, Relvado, Nova Bréscia, Putinga, Ilópolis, Arvorezinha, Coqueiro Baixo e Itapuca o município de Encantado sediará a abertura oficial do ano letivo recebendo todos os professores destes municípios. Na oportunidade haverá palestra com o professor Serrano Freire, diretor do Instituto Prof. Serrano Freire, Niterói-RJ.

A Brigada Militar de Estrela estará aceitando a partir do dia 24, as inscrições para o projeto Brigada Mirim. São 60 vagas, sendo metade para o turno da manhã e metade para o turno da tarde. Podem participar crianças de 9 aos 12 anos de idade, moradoras de Estrela e cujas famílias recebam até três salários mínimos. O projeto visa trabalhar questões como disciplina, direitos e deveres e a formação do cidadão. O projeto Brigada Mirim tem o apoio das secretarias de Esportes e Lazer e de Educação de Estrela e é 100% gratuito.

O Departamento de Esportes e Lazer da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado abriu as inscrições para o Torneio de Vôlei de Duplas que acontecerá no dia 09 de março, na quadra de areia no Camping do Pretto, em Jacarezinho. Ocertame será disputado nos naipes masculino e feminino. As inscrições vão até o dia 05 de março e podem ser realizadas na secretaria. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 por dupla.

A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto organiza, para o dia 15 de março, o 1º Passeio da Lua Cheia de Canoagem de Marques de Souza. O objetivo é mostrar a importância do Rio Forqueta e conscientizar a população sobre a necessidade de preservar os recursos naturais. Além disso, será uma maneira de incentivar a prática de atividades físicas e proporcionar momentos de descontração.

As dez famílias beneficiadas pelo programa Brasil Sem Miséria têm reunião quinta-feira, dia 20, às 13h30min, na Câmara de Vereadores de Itapuca. Na ocasião, será explanado sobre o funcionamento da iniciativa. Além das famílias, estão convidados a participar representantes dos conselhos municipais e entidades. Também será apresentado o Comitê Gestor Municipal do Programa Brasil Sem Miséria.

Cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino de Arroio do Meio retornam às salas de aula na próxima quinta-feira, dia 20. Antes disso, 170 professores e as equipes diretivas das 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) preparam-se para recebê-los, com atividades internas de planejamento e palestra de acolhimento que iniciam na segunda-feira, dia 17.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela realizará um encontro com todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família e também do Programa Social RS Mais Igual. A reunião ocorrerá no dia 26 de fevereiro, às 9h, no salão da OASE, junto a Comunidade Evangélica.

O 1º Encontro dos Arranjos Produtivos Locais das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari vai ser realizado no dia 14 de março em Ilópolis. O evento é um projeto selecionado por meio de edital publicado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, em que empresas e agroindústrias familiares que fazem parte da cadeia produtiva de alimentos, principal foco dos Arranjos Produtivos Locais poderão participar. O objetivo é compartilhar as experiências de outros APLs.

Está confirmado para a próxima quinta-feira, dia 20, na Casa do Morro, o coquetel de lançamento da 6ª Expocruzeiro e Festa do Aipim, programada para o período de 10 a 13 de abril, no Parque Poliesportivo de Cruzeiro do Sul. Durante o coquetel serão apresentadas as atrações e novidades do evento.

As escolas estaduais e municipais de Encantado iniciam suas atividades com os alunos no dia 24 de fevereiro.

Neste ano o tradicional encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher promovido pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro, em conjunto com as prefeituras dos três municípios será realizado no dia 08 de março, no salão do Esportivo Travesseirense, em Travesseiro. A programação inicia às 08h30min.

Em Progresso a Escola de Educação Infantil Gente Miúda estará funcionando em novo prédio a partir do dia 06 de março. O local tem capacidade para 120 crianças de zero à seis anos.

Em março acontece em Estrela mais uma edição do Multi-Mulher, com uma extensa programação. No dia 12, às 14 horas, será realizado o Chá de Integração, no ginásio da comunidade de Cristão. A tradicional caminhada acontece no dia 14 de março, com saída às 17 horas, da Praça Henrique Roolart e término na Praça Menna Barreto, onde serão desenvolvidas ema série de atividades. O jantar festivo para entrega de medalhas para as mulheres que se destacam em diversos segmentos, ocorre em 29 de março. O Multi-Mulher é uma promoção da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Brigada Militar, Prefeitura, Associação das Mulheres Estrelenses e Emater.

Estão em andamento as atividades na Academia de Saúde de Capitão, com alongamentos, caminhadas e pilates. As atividades são coordenadas e monitoradas pelo professor de Educação Física Dimael Finger e pela Fisioterapeuta Amanda Gasparotto. O horário de funcionamento é das 07h30min às 12h e das 13h às 16h30min.

A administração municipal de Lajeado está realizando a entrega dos carnês do IPTU. Para pagamento até o dia 28 de fevereiro o desconto é de 15%. Quem quitar o imposto até 31 de março terá desconto de 7,5% e até 30 abril, o desconto é de 5%. O imposto também pode ser parcelado em oito vezes.

A Promotoria de Justiça de Teutônia abriu processo seletivo para a contratação de estagiário do curso de Direito. As inscrições podem ser feitas de 06 a 20 de março. A data da prova está prevista para 26 de março. O edital completo pode ser acessado na página do Ministério Público na internet www.mprs.mp.br/concursos.

Em Fazenda Vilanova os agricultores devem apresentar os talões de produtor até o dia 28 de fevereiro, na Secretaria da Agricultura. Quem apresentar o talão será beneficiado com o “Cheque Retorno”, programa desenvolvido pela administração municipal.

Na sexta-feira, dia 21, acontece mais uma edição da Rua do Lazer, em Marques de Souza. O evento é realizado nas ruas 24 de Maio e Getúlio Vargas, junto à rodoviária. A programação terá início às 19h30min, e entre as atrações es, show humorístico e show da Banda JP. A organização está a cargo da Administração Municipal.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de Vespasiano Corrêa. Até 12 de março, data em que se encerram os encontros, a previsão é que mais de 10 mil associados acompanhem as apresentações em cada município.

De hoje a próxima quinta-feira, dia 20, a CIC Teutônia oferece o curso “Dicção, desinibição e oratória – módulo II”. Os encontros ocorrem no auditório da entidade, das 19h15min às 22h15min. O instrutor será o jornalista, radialista e professor Fabiano Conte. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

Hoje ocorre o início do ano letivo para alunos da rede municipal de Capitão. Já na Escola Estadual de Capitão, as aulas serão retomadas no dia 24 de fevereiro.

A Secretaria de Agricultura de Capitão recebe até o dia 20 de fevereiro os pedidos para reserva de alevinos. O pagamento deverá ser realizado no ato da encomenda. A entrega será realizada em março.

O início do ano letivo para os professores do Colégio Teutônia acontece nesta segunda-feira. Com o tema “Colégio Teutônia – uma seleção num mundo de possibilidades”, os docentes participam de formação continuada. Amanhã a programação segue com foco no planejamento e metodologia, envolvendo desde a Educação Infantil e Anos Iniciais até os Anos Finais e Ensino Médio.

No dia 19 de fevereiro começa o ano letivo para os estudantes do Colégio Teutônia. A direção do educandário prepara uma programação especial para recepcionar os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Em Doutor Ricardo foram retomadas as atividades do Programa Segundo Tempo. Nesta primeira etapa, os profissionais realizam o planejamento das aulas e projetos que serão desenvolvidos em 2014. O atendimento aos alunos inicia no dia 04 de março.

No dia 27 de fevereiro, das 19h às 23h, a CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae no município promovem a oficina “Administrando fluxo de caixa”. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

A Biblioteca Pública Erico Veríssimo e do Telecentro de Doutor Ricardo, realizam atendimento normal neste mês. Pela manhã o horário é das 8h até as 11h30min e na parte da tarde das 13h até as 17h30min.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela está recebendo currículos de educadores físicos e estudantes da área. Os interessados devem levar o documento na secretaria até o dia 28 de fevereiro.

As guias do IPTU e do ISSQN de Imigrante, referente ao ano de 2014, vão estar disponíveis para retirada e pagamento a partir de 06 de março. O contribuinte que realizar o pagamento em cota única até 21 de março terá desconto de 16%.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, divulgou nota para ratificar que não será candidato a presidente nas eleições deste ano. No texto, Barbosa, que tem 59 anos, afirmou ainda que não pretende ficar na Suprema Corte até os 70 anos, quando se aposentaria compulsoriamente. Não há, no entanto, uma data definida por ele para deixar o STF.

Estão abertas as inscrições para o Circuito Verão Sesc de Esportes – etapa Arroio do Meio. A etapa local ocorre no dia 23 de fevereiro, na Área de Lazer Pérola do Vale, às 9h. O torneio contará com as modalidades de Futebol de areia, masculino, e Voleibol de dupla nas categorias feminino e masculino. Equipes interessadas em participar podem se inscrever até o dia 21 de fevereiro, na Secretaria de Educação e Cultura. O valor das inscrições é de R$ 30 para o voleibol e R$ 60 para o futebol.

As aulas do período letivo de 2014 na rede municipal de ensino de Paverama iniciam no dia 24 de fevereiro. Até o reinício das aulas as secretarias dos educandários estarão abertas, com expediente das 08 às 12 horas, de segundas a sextas-feiras.


O município de Relvado está realizando a 2ª Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico. O material deve ser entregue até o dia 28 de fevereiro, no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

Em Santa Clara do Sul, o vice-prefeito Inácio Herrmann responde pelo poder executivo até o dia 04 de março, durante as férias do prefeito Fabiano Immich.

O Departamento Municipal de Esporte de Santa Clara do Sul está realizando mais uma edição do "Brincando nas Férias" para o mês de fevereiro. O projeto é uma alternativa de esporte e lazer aos estudantes durante o período de recesso escolar. As atividades são realizadas no ginásio municipal, com encerramento previsto para o dia 27.

Em Muçum os ensaios da bateria “Vô Num Vô” para o Carnaval de 2014 estão sendo realizados nos domingos e quintas-feiras, das 19h30min às 22 horas. Os ensaios ocorrem no lonão da praça no Centro da cidade.

Os produtores rurais de Muçum que necessitam de serviços da Patrulha Agrícola para produção de silagem devem agendar o serviço junto a Secretaria de Agricultura.

A administração municipal de Roca Sales está realizando a entrega dos carnês do IPTU 2014. Os carnês podem ser retirados no Setor de Arrecadação e Fiscalização da prefeitura. Pagamentos feitos até o dia 31 de março, em cota única, recebem 10% de desconto. Ainda é possível parcelar o tributo em quatro vezes, com vencimentos para 31 de março, 30 de maio, 1º de setembro e 1º de dezembro.

Os agricultores de Muçum devem apresentar o Talão de Produtor na Exatoria, junto a Secretaria de Agricultura, até o dia 28 de fevereiro.

Em Santa Clara do Sul, a prefeitura colocou a disposição dos contribuintes os carnês de IPTU e Alvarás. Para quem efetuar o pagamento até o dia 14 de março terá desconto de 7% e até 14 de abril de 5%. Os contribuintes interessados em parcelar o débito deverão realizar a solicitação até o dia 15 de abril.

As comunidades de Cruzeiro do Sul, interessadas em participar do desfile temático da ExpoCruzeiro, programado para o dia 10 de abril, deverão realizar as inscrições até o dia 24 de fevereiro na Secretaria de Educação e Cultura. A ExpoCruzeiro 2014, ocorre no período de 10 a 13 de abril .

A Secretaria da Agricultura de Marques de Souza segue com o trabalho de imunização de terneiros, com até três meses de idade, contra a brucelose. As doses da vacina são distribuídas gratuitamente na secretaria aos produtores que fizeram o cadastro prévio.

Segue até o dia 28 de fevereiro, o cadastro dos talões de produtores e dos animais da Secretaria Municipal de Agricultura de Boqueirão do Leão. O procedimento é obrigatório.

A Administração Municipal de Teutônia iniciou a entrega dos carnês do IPTU 2014. O contribuinte pode fazer a impressão do carnê via internet.

Em Paverama os carnês para pagamento do IPTU podem ser retirados no Departamento de Fiscalização da prefeitura.

A Prefeitura de Westfália está realizando a entrega dos carnês do IPTU. Para pagamento até o dia 21 de fevereiro o desconto é de 20%, até o dia 28 de março de 15% e até 25 de abril de 10%. Após esta última data o valor do imposto será integral. 

A Junta de Serviço Militar de Doutor Ricardo realizará durante o mês de abril, o alistamento dos jovens nascidos no ano de 1996. Os documentos necessários para o procedimento são: duas fotos 3x4, Certidão de Nascimento original; Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

O Centro Universitário Univates deve inaugurar em maio, o novo Centro Cultural. A estrutura de 10 mil metros quadrados integra biblioteca, teatro e área de lazer. O novo prédio da instituição terá um investimento de R$ 4,8 milhões e capacidade para 600 pessoas.

A Justiça Eleitoral realiza até o dia 26 de março, o recadastramento biométrico no município de Relvado. O procedimento poderá ser realizado no Cartório Eleitoral de Encantado, de segundas às sextas-feiras, no horário das 12 às 19 horas, ou na Prefeitura de Relvado, de segundas a sextas-feiras, das 13 às 17h30min, com agendamento prévio.

Em maio deve estar concluída a obra de ampliação do Centro Municipal de Saúde de Travesseiro. O investimento é de 219 mil reais, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da prefeitura.

No período de 21 a 25 de maio acontece a Festa de Maio 2014, evento que ocorre no Centro Administrativo e marca as comemorações pelos 33 anos de Teutônia. A iniciativa é uma promoção da Administração Municipal, em parceria com a CIC Teutônia.

O ano letivo na rede estadual, em 2014, começará em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 03 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Fazenda Vilanova. As vagas são para diversas áreas e os salários variam de 958 a 11.272 reais. As inscrições podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2014. A prova escrita será aplicada no dia 23 de março, na Escola Edgar da Rosa Cardoso.

Nenhum comentário: