Notícias Vale do Taquari - 14 de fevereiro de 2014


No dia 27 de março, às 09 horas, acontece em Linha Argola – Encantado, palestra com o terapeuta hortomolecular Ari Vieira Marques, que abordará o tema “Qualidade de Vida”. A promoção é do escritório da Emater de Encantado.

A Secretaria de Educação de Doutor Ricardo informa que este ano terá início as atividades escolares com uma nova turma de Educação Infantil. A EMEI Amiguinhos do Coração atenderá, a partir do mês de abril, crianças de 02 anos completos até a data de 31 de março. Maiores informações serão repassadas na reunião de pais que será realizada no dia 17 de março, no auditório da Prefeitura, com início às 19 horas.

No dia 11 de março acontece assembleia da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari, para escolha da nova diretoria. O empresário Ito Lânius confirmou sua candidatura à presidência da entidade.

Hoje, às 19h15min, acontece a aula inaugural da Faculdade La Salle Estrela. A palestrante será a juíza da 1ª Vara Cível de Lajeado, Débora Gerhardt de Marque, que abordará o tema “O papel do cidadão na construção do estado democrático de direito”. O evento ocorre no auditório da instituição.

O município de Lajeado vai receber ações para o combate à violência contra crianças e adolescentes, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil (Pair). A adesão ao programa, implantado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, foi assinada por 13 municípios do Rio Grande do Sul.

Hoje reiniciaram as aulas para os alunos da Escola Municipal Olavo Bilac de Doutor Ricardo. No período da manhã para os alunos do 6º Ano a 8ª série e a tarde será para alunos do 1º ao 5º Ano. 

A Cia de Patinação Sobre Rodas que ministra aulas de patinação no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese de Encantado, numa parceria com a Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, retornará com as atividades no dia 10 de março, a partir das 17 horas. Porém, nesta segunda-feira, dia 24, a equipe liderada pela técnica Jaqueline Nonnenmaccher irá receber os pais e alunos para a renovação de matrículas e inscrições para esta nova temporada. Quem precisar trocar de patins também deverá entrar em contato.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado implantou seis núcleos de Polícia Comunitária em Lajeado. O ato ocorreu na manhã de sexta-feira, em frente à Prefeitura. Ao todo, 20 bairros serão atendidos, beneficiando 42 mil pessoas. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, participou da cerimônia.

O corte de R$ 44 bilhões do orçamento deste ano para destinar esse valor ao pagamento dos juros da dívida pública, anunciado pelo governo, foi criticado pela senadora Ana Amélia (PP). Na opinião da parlamentar, a decisão significa menos investimentos em setores importantes para o cidadão, como saúde, transporte, educação e infra-estrutura. 

Em solenidade realizada quinta-feira em Caxias do Sul, a presidente Dilma Rousseff fez a entrega de máquinas a 118 municípios gaúchos. Estrela foi contemplada com um caminhão, recebido pelo prefeito Carlos Rafael Mallmann.

Hoje foram retomadas as aulas nas escolas municipais de Marques de Souza.

Nesta terça-feira, dia 25, ocorre na sede da AMVAT, em Estrela, reunião dos prefeitos da região com o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco. O encontro inicia às 14 horas.

Os contribuintes de Travesseiro tem até sexta-feira, dia 28, para efetuar o pagamento do IPTU em cota única com desconto de 20%. Os carnês de pagamento estão a disposição no banco Sicredi. Existe também a possibilidade de parcelamento do imposto com vencimentos em fevereiro, março e abril, neste caso sem desconto.

As escolas estaduais e municipais de Encantado iniciaram suas atividades com os alunos nesta segunda-feira.

No período de 10 a 13 de abril, acontece no Parque Poliesportivo de Cruzeiro do Sul, a 6ª Expocruzeiro e Festa do Aipim.

O tradicional encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher promovido pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro, em conjunto com as prefeituras dos três municípios será realizado no dia 08 de março, no salão do Esportivo Travesseirense, em Travesseiro. A programação inicia às 08h30min.

Em março acontece em Estrela mais uma edição do Multi-Mulher, com uma extensa programação. No dia 12, às 14 horas, será realizado o Chá de Integração, no ginásio da comunidade de Costão. A tradicional caminhada acontece no dia 14 de março, com saída às 17 horas, da Praça Henrique Roolart e término na Praça Menna Barreto, onde serão desenvolvidas ema série de atividades. O jantar festivo para entrega de medalhas para as mulheres que se destacam em diversos segmentos, ocorre em 29 de março.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de Guaporé.

Na Escola Estadual de Capitão, as aulas reiniciaram nesta segunda-feira.

Na próxima quinta-feira, dia 27, das 19h às 23h, a CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae no município promovem a oficina “Administrando fluxo de caixa”. Mais informações e inscrições pelo e-mailcomercial@cicteutonia.com.br.

Todos os produtores rurais de Capitão que tiverem animais em sua propriedade devem fazer a declaração anual do rebanho. A declaração deve ser feita para bovinos, bubalinos, caprinos, equinos, suínos e aves, integrados de empresas ou independentes. A declaração anual de rebanho é obrigatória e deve ser feita até o dia 30 de maio, no Posto da Inspetoria Veterinária junto a Secretaria da Agricultura de Capitão.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela está recebendo currículos de educadores físicos e estudantes da área. Os interessados devem levar o documento na secretaria até sexta-feira, dia 28.

Iniciaram hoje as aulas na rede municipal de ensino de Paverama. 

O município de Relvado está realizando a 2ª Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico. O material deve ser entregue até sexta-feira, dia 28, no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

Os produtores rurais de Muçum que necessitam de serviços da Patrulha Agrícola para produção de silagem devem agendar o serviço junto a Secretaria de Agricultura.

Segue até sexta-feira, dia 28, o cadastro dos talões de produtores e dos animais na Secretaria de Agricultura de Boqueirão do Leão. O procedimento é obrigatório.

A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo, juntamente com o Posto da Inspetoria Veterinária, está realizando a declaração anual de rebanho de todas as espécies existentes na propriedade. Os produtores deverão passar junto a secretaria para o preenchimento do formulário. Este cadastro é obrigatório e quem não o fizer estará sujeito a multa.

Nesta terça-feira, dia 25, acontece mais uma assembleia da Dália Alimentos, para apresentação dos resultados obtidos pela cooperativa no ano de 2013. A assembleia será para os associados da região de Anta Gorda. 

Nesta terça-feira, dia 25, às 13h30min, acontece reunião do Conselho da Assistência Social de Forquetinha. O encontro ocorre na sede do CRAS.

Hoje, às 19 horas, na Escola Municipal Leo Joas, em Estrela, ocorre a aula inaugural das primeiras turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De responsabilidade do município, o ensino fundamental será ministrado para alunos acima dos 15 anos de idade, no turno da noite.

O Programa de Incentivo a Indústria, Agroindústria, ao Comércio e a Prestação de Serviços implantado pela prefeitura de Travesseiro contemplou neste mês dois empreendimentos instalados no município. A Sabor da Barra Ldta ME e a Delicias Jô. Cada uma das empresas receberá pelo período de 12 meses o valor de 350 reais mensais para pagamento de aluguel.

Na próxima sexta-feira, dia 28, ocorre a coleta de lixo sucata em todo município de Travesseiro. O recolhimento será feito pela equipe da Secretaria de Obras, a partir das 07h30min.

A senadora Ana Amélia (PP) quer a anulação de ato do Ministério da Saúde que determina prioridade para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos no custeio das mamografias bilaterais de rastreamento de câncer de mama. A portaria restringiu o exame para mulheres entre 40 e 49 anos. Para reverter a decisão do Ministério da Saúde, Ana Amélia apresentou projeto de decreto legislativo que susta dispositivo da portaria ministerial publicada em novembro do ano passado. O projeto de Ana Amélia foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguarda designação de relator.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela. Dezessete projetos de lei estão na pauta do dia, entre eles o que autoriza convênio com a CORSAN.

Em Estrela a vereadora Lorena Hauschild (PR). Apresentou projeto de lei que concede o título de Cidadão Estrelense a Trata-se do Projeto de Lei 01/2014 de autoria da vereadora Lorena Hauschild, que propõe a concessão de título de “Cidadã Estrelense” para senhora Eni Pizzato Vier.

No dia 12 de março, o município de Encantado recebe as documentações e propostas do edital para contratação de empresa para execução de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Rua João Lucca, esquina com a Rua Duque de Caxias, no Centro.

Na missa após a nomeação de 19 cardeais, o papa Francisco voltou a falar sobre a importância da humildade, que tem pregado desde que assumiu o pontificado, e pediu aos novos cardeais que evitem intrigas. A missa foi celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre os novos cardeais está o brasileiro dom Orani Tempesta.

A Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, promoveu, sábado, mais um encontro de capacitação para o Grupo de Pronta Resposta em Desastres de Lajeado. O segundo módulo focou o resgate em altura, uso de macas e identificação de equipamentos utilizados em técnicas verticais. Cerca de 40 pessoas participaram deste módulo.

A Rússia ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os atletas russos conquistaram 33 medalhas, sendo 13 de ouro, 11 de prata e nove de bronze. Domingo (23) foi o último dia de competição. Os jogos, que começaram no dia 7 deste mês, duraram 17 dias. Neste ano foram na própria Rússia, em Sochi. O Brasil não conquistou nenhuma medalha.

A Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, esteve no Vale do Taquari no final de semana. Durante a manhã de sábado ela esteve em Arroio do Meio, onde visitou a sede do Centro de Referência da Assistência Social. À tarde Maria do Rosário esteve em Nova Bréscia no Festival do Churrasco.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo destinou R$ 21 bilhões para financiar a safra de 2013/2014 da agricultura familiar, dos quais R$ 13,7 bilhões já foram contratados pelos pequenos produtores. Segundo ela, os agricultores estão aproveitando o crédito barato do Pronaf para expandir a produção e comprar máquinas e equipamentos. Segundo Dilma, os pequenos produtores representam 33% do Produto PIB agropecuário do Brasil, 84% dos estabelecimentos rurais e 74% da mão de obra no campo.

No dia 15 de março o PMDB realiza Encontro Estadual para definir o candidato do partido ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Dois nomes estão despontando no momento e deverão disputar a indicação dos peemedebistas, o ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

No dia 1º de março, no Clube Caça e Pesca, em Linha Constância - Roca Sales, acontece a palestra “Qualidade de Vida”, com o terapeuta hortomelecular Ari Vieira Marques. A programação inicia às 10 horas. Promoção da Emater e STR de Roca Sales.

Nenhum comentário: