Notícias Vale do Taquari - 11 de fevereiro de 2014


A proposta apresentada pela Administração Municipal de Lajeado no fim de janeiro foi aprovada pela tribo Foxá. Em reunião na aldeia, às margens da ERS 130, a comunidade pediu a adequação do espaço com a construção de uma cozinha, dormitório e um espaço para guardar e vender artesanato.

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, passará a ser disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, serão vacinadas meninas entre os 11 e 13 anos, que no Rio Grande do Sul representam cerca de 258 mil jovens. A Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Ministério da Saúde e os municípios estão se articulando para, entre os dias 10 de março e 10 de abril, oferecer a vacina em todas as escolas.

Construção de duas novas salas de aula, calçada, reformas internas e pintura são algumas ações que integram o projeto de reformas e ampliação da EMEI Pingo de Gente, em Muçum. A estimativa do executivo é de que, em 60 dias, as obras estejam finalizadas. O investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 100 mil.

Para o dia 14 de fevereiro, está previsto o Curso de Procedimentos para Encerramento de Balanço, a ser desenvolvido pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari. As aulas ocorrem no auditório do SINCOVAT, em Lajeado.

A jovem Natália Bouvier, 17 anos, representa o município de Roca Sales na sexta-feira, dia 14, na etapa regional do concurso Garota Verão. O evento ocorre no Parque dos Dick, em Lajeado, a partir das 19h30min, onde somente três meninas da região serão selecionadas para a grande final, em Capão da Canoa.

A Prefeitura de Travesseiro recebe até quinta-feira, dia 13, as inscrições para as vagas temporárias de monitor de educação infantil e de professor. Os interessados devem fazer a inscrição na prefeitura, o edital está disponível no sitewww.travesseiro.rs.gov.br.



Iniciou ontem em Doutor Ricardo, o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas e 30 minutos, o encontro ocorre na cidade de Ilópolis. Até 12 de março, data em que se encerram os encontros, a previsão é que mais de 10 mil associados acompanhem as apresentações em cada município.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela está recebendo currículos de educadores físicos e estudantes da área. Os interessados devem levar o documento na secretaria até o dia 28 de fevereiro.

O Departamento Municipal de Esporte de Santa Clara do Sul está realizando mais uma edição do "Brincando nas Férias". O projeto é uma alternativa de esporte e lazer aos estudantes durante o período de recesso escolar. As atividades são realizadas no ginásio municipal, com encerramento previsto para o dia 27.

Os agricultores de Muçum devem apresentar o Talão de Produtor na Exatoria, junto a Secretaria de Agricultura, até o dia 28 de fevereiro.

A Feira do Produtor de Estrela está funcionando em novo horário nas quartas-feiras. O atendimento é realizado das 06h30min às 12 horas. A feira funciona junto a Praça Henrique Rolaart, no Centro da cidade.

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo está realizando testes rápidos de HIV e Sífilis. O teste é gratuito e pode ser realizado por qualquer pessoa. Não necessita requisição médica, somente falar com um profissional da Unidade de Saúde para orientação e encaminhamento. O tempo médio para o resultado do teste é de 15 minutos.

Ocorre hoje a tradicional festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes, em Relvado. A programação tem início às 10h com procissão motorizada, que terá saída da Igreja Matriz. Para as 10h30min, ocorre missa na gruta e, ao meio-dia, almoço. Na parte da tarde, haverá sorteio da ação entre amigos e jogo de bochas.

Durante os dias 06, 07 e 08 de fevereiro, uma equipe composta por jornalista, cinegrafista e fotógrafo esteve visitando algumas granjas de associados da Dália Alimentos. O objetivo foi capturar imagens que irão servir de base e conteúdo para um vídeo institucional da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína. Os profissionais visitaram três estabelecimento: a Suinocultura do Vale, uma Unidade Produtora de Leitões (UPL) com capacidade para 4,4 mil fêmeas, em Estrela; o crecheiro do produtor Ademar Maurer, com 1,2 mil cabeças, em Teutônia; e a propriedade de Eloir Lohmann, com 1,2 mil cabeças no sistema de terminação, em Arroio do Meio.

Em Travesseiro o vice-prefeito Ariberto Quinot assumiu a chefia do poder executivo, substituindo ao prefeito Ricardo Rockembach, que está de férias.

A equipe da Secretaria de Educação de Travesseiro está trabalhando na organização da volta as aulas. Na quarta-feira, dia 12, os professores da rede municipal se encontram na Escola Pedro Pretto onde acontece a formação com a mestre Fabiane Olegário. No dia 13, quinta-feira, a programação é com todos os professores, incluindo da Creche, com atividades ministradas por Vera Miranda. As aulas reiniciam na segunda-feira, dia 17.

Em função das altas temperaturas, os servidores das secretarias municipais de Obras e de Agricultura de Lajeado estão atuando em turno único, das 6h30min às 12h45min. O decreto do prefeito Luís Fernando Schmidt é válido até o dia 11 de março.

Após 21 dias de férias, o prefeito de Muçum. Lourival de Seixas, reassumiu os trabalhos do Executivo. Durante o período em que esteve afastado, o município foi administrado pelo vice Lauro Fronchetti.

No domingo, na Univates, em Lajeado, ocorreu o Vestibular Complementar com a participação de 356 inscritos. A prova única foi aplicada das 13h30min às 16h30min e consistia em uma redação. Os resultados do processo seletivo serão publicados até esta quarta-feira, no site da Univates.

Nesta quarta-feira, dia 12, o município de Arroio do Meio firmará sete convênios com a Caixa Econômica Federal. Os recursos, oriundos do Governo Federal, são na ordem de 3 milhões 150 mil reais. 

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Fazenda Vilanova. As vagas são para diversas áreas e os salários variam de 958 a 11.272 reais. As inscrições podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2014. A prova escrita será aplicada no dia 23 de março, na Escola Edgar da Rosa Cardoso.

Começa neste ano a construção de mais uma escola de turno integral, no Bairro São João, em Bom Retiro do Sul, com capacidade para atender 400 alunos de Ensino Fundamental. O investimento é de R$ 3,5 milhões, oriundos do governo federal. Atualmente, há 890 vagas no Ensino Fundamental. A previsão é que as aulas se iniciem em 2015.

O vereador Paulo Freitas (PDT) assumiu temporariamente a presidência do poder legislativo de Bom Retiro do Sul, em função do afastamento do presidente José Moisés da Rosa (PSDB) por motivo de saúde.

Em Bom Retiro do Sul, o vice-prefeito Paulo André Eidelwein está respondendo pelo poder executivo. O prefeito Pedro Aelton Wermann passou por uma intervenção cirúrgica e deve ficar afastado do cargo até meados deste ano.

Nesta quarta-feira, ás 14 horas, o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, assina contrato para pavimentação de 23 ruas da cidade. Os recursos são de 10 milhões e 800 mil reais com contrapartida da prefeitura de 800 mil reais.

Nesta quarta-feira, dia 12, acontece Audiência Pública no auditório da Prefeitura de Bom Retiro do Sul. No encontro será debatida a questão do fornecimento de energia elétrica no município. Na oportunidade os munícipes bonretirenses poderão explanar as dificuldades enfrentadas em função da prestação de serviços por parte da AESSul.

O Hospital Bruno Born de Lajeado aprimorou o Serviço de Hemodinâmica e adquiriu um novo equipamento, que vai ampliar a sua capacidade para atender aos casos de alta complexidade em cardiologia e neurologia. O aparelho, vindo da Alemanha, é considerado o mais atual no mercado para o procedimento de hemodinâmica e intervenção cardio e endovascular.

Nenhum comentário: