Notícias Regionais Vale do Taquari - 20 de fevereiro de 2014


Uma aposta, de Santa Bárbara d’Oeste (SP), acertou as seis dezenas da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira e levou 111 milhões de reais. As dezenas sorteadas foram: 01 - 04 - 05 - 14 - 45 - 56. Este prêmio da Mega foi o maior do ano, e, o segundo maior da história em concursos regulares da modalidade.

Estão abertas as inscrições na Assistência Social de Capitão para o grupo de mulheres do PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família). As mulheres que já participavam anteriormente do grupo, estão matriculados automaticamente. As atividades serão retomadas no início do mês de março.

A Secretaria de Obras e Viação de Encantado realizou esta semana a manutenção da Estrada da Linha São Luiz, com a limpeza de barrancos e valetas e o nivelamento da via. Na próxima semana, estão previstas manutenções das estradas das localidade de Linha Divertida até a divisa com Linha Ernesto Alves – Nova Bréscia. 

O município de Doutor Ricardo recebe hoje um caminhão caçamba do Programa PAC-2 Equipamentos. A entrega do veículo ocorre na cidade de Caxias, com a presença da presidente Dilma Russeff.

A Coordenação dos Grupos da Terceira Idade de Travesseiro está convocando quatro representantes de cada grupo de idosos do município para a reunião preparatória das atividades de 2014. O encontro ocorre dia 27 de fevereiro, às 14h30min, na Câmara de Vereadores. Haverá transporte a disposição dos participantes com saída marcada para as 13 horas.

Na próxima segunda-feira, dia 24, ocorre o início das aulas para os alunos da Escola Municipal Olavo Bilac de Doutor Ricardo. No período da manhã para os alunos do 6º Ano a 8ª série e a tarde para alunos do 1º ao 5º Ano. A Secretaria de Educação informa, também, que o transporte escolar realizará os roteiros conforme os anos anteriores.

Entre os dias 07 e 09 de março, a 6ª ExpoRoca e 9ª Fecarpa têm como meta a comercialização de 10 toneladas de pescado. O alimento poderá ser degustado em mais de 10 diferentes formas. Entre as opções estão peixe recheado, frito, pastel, escabesche, arroz à grega com peixe, estrogonofe de peixe, salpicão, filé, iscas e pizza de peixe. Os pratos estarão disponíveis no Restaurante Carpas Grill, localizado no novo ginásio de esportes. O espaço estará aberto no almoço e janta.

Os estudantes de Fazenda Vilanova que cursam Ensino Superior têm até esta sexta-feira, dia 21, para aderir ao programa Passe Livre, do governo estadual. A iniciativa beneficia alunos de baixa renda, matriculados em instituições de ensino e que utilizem transporte intermunicipal para chegar ao destino.

Hoje acontece a abertura oficial do ano letivo no município de Marques de Souza, com atividades para os professores, merendeiras e serventes, da rede municipal de ensino. A programação se desenvolve a partir das 08 horas, na Escola Municipal Carlos Gomes. Já as atividades com os alunos serão retomadas na segunda-feira, dia 24.

Está em andamento em Travesseiro a apresentação dos talões de produtor com roteiro por todas as localidades do interior. Na manhã desta quinta-feira a apresentação dos talões ocorre em Três Saltos Alto e a tarde em Três Saltos Médio. Os agricultores da Sede devem ir até a prefeitura.

A Brigada Militar de Estrela estará aceitando a partir do dia 24, as inscrições para o projeto Brigada Mirim. São 60 vagas, sendo metade para o turno da manhã e metade para o turno da tarde. Podem participar crianças de 9 aos 12 anos de idade, moradoras de Estrela e cujas famílias recebam até três salários mínimos.

O Departamento de Esportes e Lazer da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado recebe as inscrições para o Torneio de Vôlei de Duplas que acontecerá no dia 09 de março, na quadra de areia no Camping do Pretto, em Jacarezinho. O certame será disputado nos naipes masculino e feminino. As inscrições vão até o dia 05 de março e podem ser realizadas na secretaria. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 por dupla.

Em Itapuca, as dez famílias beneficiadas pelo programa Brasil Sem Miséria têm reunião hoje, às 13h30min, na Câmara de Vereadores.

Hoje cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino de Arroio do Meio retornam às salas de aula.

Na noite de hoje acontece na Casa do Morro, o coquetel de lançamento da 6ª Expocruzeiro e Festa do Aipim, programada para o período de 10 a 13 de abril, no Parque Poliesportivo de Cruzeiro do Sul. Durante o coquetel serão apresentadas as atrações e novidades do evento.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de Coqueiro Baixo.

Nesta sexta-feira, dia 21, acontece mais uma edição da Rua do Lazer, em Marques de Souza. O evento é realizado nas ruas 24 de Maio e Getúlio Vargas, junto à rodoviária. A programação terá início às 19h30min, e entre as atrações es, show humorístico e show da Banda JP. A organização está a cargo da Administração Municipal.

No dia 11 de março acontece a eleição para escolha da nova diretoria do G-8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado). Atualmente a entidade é presidida pelo prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich.

Por motivos de férias da funcionária responsável pelo setor, no mês de fevereiro não estão sendo feitas Carteiras de Identidade e de Trabalho na cidade de Capitão.

A Prefeitura de Westfália está realizando a entrega dos carnês do IPTU. Para pagamento até o dia 21 de fevereiro o desconto é de 20%, até o dia 28 de março de 15% e até 25 de abril de 10%. Após esta última data o valor do imposto será integral. 

Hoje acontece mais uma assembleia da Dália Alimentos, para apresentação dos resultados obtidos pela cooperativa no ano de 2013. A assembleia desta quinta-feira é para os associados da região de Progresso. 

No próximo sábado, dia 22, o clube XV de Novembro, de Picada Santa Clara – Santa Clara do Sul, sedia o baile municipal de escolha do rei e rainha dos idosos. A administração municipal oferecerá transporte para todos os dez grupos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos desenvolvido pelo CRAS.

Os partidos definiram os candidatos à eleição para prefeito no município de Taquari, durante convenções realizadas esta semana. Pelo PSDB formam a chapa Cláudio Martins, a prefeito e Luis Carlos Martins, a vice. A convenção do Partido Verde definiu os candidatos Valdir Trindade, a prefeito e José Arino, como vice. Já o PT terá como candidato a prefeito Tiago Porto, tendo como vice, o pedetista Edson da Silva.

Em Anta Gorda, os interessados em realizar os cursos do PRONATEC disponibilizados pelo CRAS, tem até o dia de hoje, para efetuar a inscrição.

O deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) protocolou o pedido de instalação da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa. O requerimento recebeu a assinatura de 51 deputados, enquanto apenas 19 eram necessárias para a abertura da CPI.

A corte do município de Putinga apresentou, durante o lançamento da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira, os seus trajes oficiais. Com as cores verde e dourado, os trajes enaltecem as potencialidades locais, com destaque para a importância que a agricultura tem para a economia de Putinga.

Está marcada para o dia 20 de março a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Encantado. Na ocasião será empossada a executiva, presidida por Renata Galiotto e Marcos Tonin, acompanhada por 11 diretores de área, com seus respectivos vices e suplentes. Também serão oficializados os novos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

O Departamento de Meio Ambiente da Secretaria da Saúde de Anta Gorda promove sexta-feira, dia 21, o projeto “O Rio pede socorro”. Por meio da ação, um grupo de voluntários terá a missão de retirar o lixo acumulado nos arroios Zeferino e Chiamulera, que cortam o município. O início dos trabalhos está previsto para às 15 horas.

No dia 08 de março acontece em Ilópolis, o 9º Encontro Municipal de Mulheres. O evento será realizado na comunidade de Santo Antônio, com atividades nos períodos da manhã e tarde.

A equipe da Emater de Ilópolis foi reforçada pelo Engenheiro Agrônomo, Fernando Marion.

No dia 11 de março acontece “Dia de Campo” na localidade de Linha Garibaldi, em Coqueiro Baixo. As atividades serão desenvolvidas na propriedade de Gabriel e César Soldi.. A iniciativa é da Emater, Secretaria da Agricultura e pelas empresas recebedoras de leite de Coqueiro Baixo.

No dia 25, às 13h30min, acontece reunião do Conselho da Assistência Social de Forquetinha. O encontro ocorre na sede do CRAS.



No próximo domingo, dia 23, no Parque Princesa do Vale, às 18 horas, haverá a apresentação da peça Automákina – Universo Deslizante, com entrada gratuita. Dirigida por Jackson Zambelli e encenado por Luciano Wieser, o espetáculo trata de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: a arte da sobrevivência. A realização local é do SESC de Lajeado, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela.

Na próxima segunda-feira, dia 24, às 19h, na Escola Municipal Leo Joas, no Bairro das Indústrias, ocorre a aula inaugural das primeiras turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) municipal em Estrela. De responsabilidade do município, o ensino fundamental será ministrado para alunos acima dos 15 anos de idade, no turno da noite.

A Secretaria da Saúde de Travesseiro lembra a comunidade que os convênios com os Hospitais de Arroio do Meio, Lajeado e Marques de Souza seguem iguais ao ano passado. Os pacientes que precisam de atendimento devem ir até o Posto de Saúde da Sede e terão o encaminhamento adequado e nos fins de semana e feriados devem acionar o sistema de plantão da Secretaria.

A Secretaria de Educação e Cultura de Travesseiro informa a comunidade que até março os horários de atendimento da Biblioteca Publica e do Telecentro seguem os mesmos do período de férias. A partir de março serão divulgados os novos horários e cronograma de atividades.

A Empresa Gaúcha de Rodovias, responsável pelas estradas pedagiadas do Rio Grande do Sul lançou esta semana o edital para o serviço de ampliação de capacidade numa extensão de 189 metros e recuperação de outros 270 metros na RSC-453, entre o entroncamento da BR-386 e a Rua João Lino Braun, no Bairro Boa União, em Estrela. O prazo para a conclusão desta obra é de três meses, com um investimento de cerca de R$ 200 mil.

O presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), Leo Mota, participou na última terça-feira, dia 18, da audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa para tratar da questão da energia elétrica do Estado. Representando os parlamentares do Vale, ele cobrou mais investimentos por parte da AES Sul na região e maior rapidez no atendimento aos usuários.

O 3º Canto da Lagoa Estudantil será realizado na quinta-feira, dia 27 de março, e podem se inscrever alunos da rede pública e privada, do ensino fundamental e médio. As inscrições que iriam até a segunda-feira (24), foram prorrogadas pela Comissão Organizadora até o dia 07 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail juventude@encantado-rs.com.br ou no e-mail cantodalagoa14@gmail.com, e no site www.encantado-rs.com.br.

Nenhum comentário: