Faculdade La Salle Estrela, o 1º Encontro Intermunicipal de Formação de Professores – Escola e família de mãos dadas


Começou hoje (quinta-feira) e segue até amanhã (sexta), na Faculdade La Salle Estrela, o 1º Encontro Intermunicipal de Formação de Professores – Escola e família de mãos dadas. Esta é a segunda etapa da formação e reúne cerca de 200 educadores do Ensino Fundamental da rede municipal de Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul e Canudos do Vale, municípios que compõem o G-8.

A abertura, feita pela manhã, foi acompanhada por prefeitos e secretários de Educação das cidades participantes. A intenção da formação é motivar os professores e dar a eles subsídios para trabalhar durante mais um ano letivo que está começando.

O secretário de Educação de Santa Clara do Sul, Gilmar Hermes, ressaltou a importância do tema do evento, que contempla a família: “Temos de conhecer nossas crianças, conhecer as suas famílias. Muitas crianças não conseguem evoluir se têm problemas em casa”. O prefeito de Marques de Souza e presidente do G-8, Ricardo Kich, também salientou a relevância do tema e falou sobre as dificuldades de educar. “Hoje nossas crianças estão muito atentas às tecnologias. O desafio do professor é formar essas crianças e isso só se consegue com dedicação”, destacou Kich.

Logo após a abertura, os educadores acompanharam a palestra com Adroaldo Lamaison, que é formado em Marketing, Teologia e Filosofia. Ele abordou a necessidade de mudanças na escola, mas foi enfático quanto ao papel do educador: “O professor deve trabalhar com amor, deve educar e desenvolver as pessoas com a sua competência e o seu coração”. À tarde, estão ocorrendo sete oficinas que abordam assuntos como: “A organização do currículo por projetos de trabalho” e “Resolução de conflitos no âmbito escolar”.

A primeira etapa do 1º Encontro Intermunicipal de Formação de Professores – Escola e família de mãos dadas ocorreu nos dias 22 e 23 de janeiro e reuniu educadores da Educação Infantil. A próxima etapa (encerramento) será nos dias 21 e 22 de julho de 2014. A formação tem um total de 40 horas.

Nenhum comentário: