Prefeitura de Estrela - Cipa realizou reunião ordinária referente ao mês de janeiro



Prefeitura de Estrela - Cipa realizou reunião ordinária referente ao mês de janeiro de 2014.

Prefeitura de Estrela - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - realizou reunião ordinária referente ao mês de janeiro de 2014. A pauta foi variada, com discussão sobre acidentes do trabalho, uniforme e utilização de Equipamentos de Proteção Individuais e elaboração de um boletim informativo para ser distribuído aos  servidores municipais relativo as normas de segurança. Os trabalhos foram acompanhados pelo SESMT da Prefeitura. 

O que é a CIPA?
CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os servidores.

Ela é composta de representantes dos servidores e da administração, seguindo o dimensionamento estabelecido, com ressalvas as alterações disciplinadas em atos normativos para os setores econômicos específicos.

Qual são as atribuições da CIPA?
Sua atribuição consiste em identificar os riscos de execução da relação de trabalho, elaborar o mapa de risco, contando para isso, com a participação do maior número de trabalhadores, tendo a assessoria do SESMT para realizar suas atribuições.

Quais as atividades principais da CIPA?
A CIPA tem como principal atividade à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, auxiliando o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. A diferença básica entre esses dois órgãos internos da prefeitura reside no fato de que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto a CIPA é uma comissão partidária constituída por servidores.

O desenvolvimento das ações preventivas por parte da CIPA, consiste, basicamente, em observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes ou até mesmo neutraliz-a-los; discutir os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes semelhentes e ainda, orientar aos demais servidores quanto à prevenção de futuros acidentes na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).

Nenhum comentário: