Notícias Vale do Taquari - 28 de janeiro de 2014


A administração municipal de Roca Sales está realizando o trabalho de recuperação da ponte na Linha 21 de Abril, acesso à ERS-129, em direção a Colinas. Estão sendo instalados novos corrimões, feita a pintura e limpeza do acesso. A obra está orçada em 4 mil reais.

Até o dia 26 de março a Justiça Eleitoral realiza o recadastramento biométrico dos eleitores de Marques de Souza. Os eleitores devem ser dirigir ao Cartório Eleitoral, em Lajeado. Para realizar o procedimento é necessária a apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. O recadastramento é obrigatório. O eleitor que não se recadastrar vai ter seu título cancelado.

O prefeito em exercício de Lajeado, Vilson Jacques Filho, assinou oito convênios que autorizam o repasse de mais de R$ 130 mil mensais às entidades assistenciais do município. Entre as entidades beneficiadas estão APAE, SLAN, Casa de Passagem do Vale, Associação dos Surdos de Lajeado e Abrigo São Chico.

No mês de março, ainda em data a ser definida será realizada em Lajeado, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. Os coordenadores da Defesa Civil dos municípios do Vale do Taquari realizam encontro no dia 03 de fevereiro na Secretaria de Educação de Lajeado, para definir os detalhes do evento.

A Prefeitura de Arvorezinha adquiriu uma retroescavadeira, via emenda parlamentar do deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O equipamento vai incrementar a patrulha agrícola do município e melhorar o atendimento aos pequenos produtores rurais.

No próximo dia 14 de fevereiro, está programada a excursão à Praia de Torres, organizada pela Associação de Mulheres Primavera, de Colinas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro, pelo fone 3760-1092.

A partir do dia 05 de fevereiro, a Feira do Produtor de Estrela estará funcionando em novo horário nas quartas-feiras. O atendimento será realizado das 06h30min às 12 horas. A feira funciona junto a Praça Henrique Rolaart, no Centro da cidade.

A Prefeitura de Lajeado recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social, um Fiat Doblo, orçado em 59 mil e 900 reais. O veículo será utilizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Estão em andamentos as obras do prédio do CRAS de Santa Clara do Sul. Para realização da obra, que deve estar concluída em junho, o investimento é de 224 mil reais. O prédio está situado nos fundos da Escola Estadual Santa Clara.

Até o dia 12 de fevereiro não haverá confecção de Carteira Identidade em Teutônia, em função das férias da servidora que realiza este serviço. 

Em Imigrante o vice-prefeito Charles Porsche assumiu ontemo comando do poder executivo, substituindo ao prefeito Celso Kaplan, que entrou em férias pelo período de 15 dias. 

Em Santa Clara do Sul, a prefeitura já colocou a disposição dos contribuintes os carnês de IPTU e Alvarás. Para quem efetuar o pagamento até o dia 14 de fevereiro terá 10% de desconto. Já para quitação até o dia 14 de março haverá desconto de 7% e até 14 de abril de 5%. Os contribuintes interessados em parcelar o débito deverão realizar a solicitação até o dia 15 de abril.

As comunidades de Cruzeiro do Sul, interessadas em participar do desfile temático da ExpoCruzeiro, programado para o dia 10 de abril, deverão realizar as inscrições até o dia 24 de fevereiro na Secretaria de Educação e Cultura. A ExpoCruzeiro 2014, ocorre no período de 10 a 13 de abril .

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Estrela, recebe até hoje as inscrições para contratação emergencial de profissionais. Há vagas para servidores de escolas e especialistas em educação. As inscrições podem ser efetuadas diretamente na Coordenadoria ou através da internet..

Os santaclarenses que estudam fora do município podem solicitar até quinta-feira, dia 30 de janeiro, a adesão ao programa estadual Passe Livre Estudantil. Interessados devem entregar na Prefeitura a ficha de inscrição do beneficiário preenchida, com uma foto 3x4, e uma declaração informando o número da conta na qual desejam receber o recurso.

Na próxima sexta-feira, dia 31, ocorre mais uma edição da Rua do Lazer em Marques de Souza. O evento, tradicional no município, ocorre nas ruas 24 de Maio e Getúlio Vargas, junto à rodoviária, com início às 20 horas. No dia 31 a atração será a banda Garotos do Vale. Já para o dia 21 de fevereiro está confirmada a apresentação do humorista Maurício Pflugseder e haverá mais show de banda. A organização da Rua do Lazer está a cargo da Administração Municipal de Marques de Souza.

A Secretaria da Agricultura de Marques de Souza segue com o trabalho de imunização de terneiros, com até três meses de idade, contra a brucelose. As doses da vacina são distribuídas gratuitamente na secretaria aos produtores que fizeram o cadastro prévio.

Até esta quarta-feira, dia 29, a Prefeitura de Marques de Souza, estará cadastrando estudantes para o programa Passe Livre, do Governo do Estado. Podem fazer o cadastro todos os alunos de escolas e universidades localizadas em outros municípios. Para efetuar o cadastro é necessário comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio. Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Educação de Marques de Souza.

A União Encantadense das Sociedades de Água, realiza nesta quarta-feira, dia 29, a assembleia geral para apresentar a prestação de contas, referente o ano de 2013, definição da distribuição dos recursos recebidos da administração municipal para ajuda de custos, referente aos poços artesianos. O encontro inicia às 20h, com primeira chamada e às 20h30min, segunda chamada.

Na próxima sexta-feira, dia 31, o Centro de Referências da Assistência Social – CRAS de Imigrante realizará campanha de doações de roupas usadas. Neste dia os interessados poderão retirar o número de peças que necessitarem. Mais informações podem ser obtidas no próprio CRAS.

Segue até o dia 28 de fevereiro, o cadastro dos talões de produtores e dos animais da Secretaria Municipal de Agricultura de Boqueirão do Leão. O procedimento é obrigatório.

A Administração Municipal de Teutônia iniciou a entrega dos carnês do IPTU 2014. A exceção será o ponto do Bairro Languiru, junto ao Centro Cultural 25 de Julho, que estará disponível a partir do dia 03 de fevereiro, em virtude de férias. Além dos locais tradicionais de retirada, a novidade para este ano é que o contribuinte pode fazer a impressão do carnê via internet.

A Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio lembra a comunidade arroio-meense que os espaços culturais públicos instalados no prédio da Secretaria de Educação e Cultura estão à disposição da comunidade, de segundas e sextas-feiras, com horários diferenciados

Representantes da Administração Municipal e de entidades de Putinga integram a comissão de acompanhamento do Plano Municipal de Saneamento Básico. A comissão, instituída por decreto do Poder Executivo, terá assessoramento dos técnicos da empresa consultora BSW Engenharia Ambiental.

Em Paverama os carnês para pagamento do IPTU já podem ser retirados pelos contribuintes no Departamento de Fiscalização da prefeitura. Quem efetuar o pagamento do imposto até sexta-feira, dia 31, terá 20% de desconto.

A Unidade Básica de Saúde do Bairro Planalto, em Lajeado, está atendendo em novo horário. Nas tardes de segundas e quartas-feiras o expediente é das 13 às 17 horas e nas manhãs de terças, quintas e sextas-feiras, o atendimento ocorre entre 7h45min e 11h45min.

A Prefeitura de Westfália realiza a partir do dia 03 de fevereiro a entrega dos carnês do IPTU. Para pagamento até o dia 21 de fevereiro o desconto é de 20%, até o dia 28 de março de 15% e até 25 de abril de 10%. Após esta última data o valor do imposto será integral. 

Ontem aconteceu sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Estrela. Na oportunidade foi votado e aprovado o projeto que prevê a destinação de 517 mil reais à Secretaria da Saúde, referente do programa do Governo do Estado “Nota Gaúcha”.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Doutor Ricardo contratou a empresa Fraporti Inseminações Ltda, para serviços de inseminação artificial em bovinos e suínos. O contato com a empresa para solicitar o serviço pode ser feito pelos telefones 9641-1058.

Estudantes residentes e domiciliados em Capitão, que estudam em outro município, devem comparecer a Secretaria de Educação para fazer o requerimento solicitando o subsídio para transporte escolar para o primeiro semestre do ano.

Está em fase de conclusão a obra que vai abrigar a Soppell Indústria e Comércio de Bebidas Ltda, em Doutor Ricardo. Opavilhão industrial com mais de dois mil metros quadrados de área construída vai sediar a empresa fabricante de energéticos, sucos, água e bebidas alcoólicas em geral, com ênfase para destilados. Investimentos entre pavilhão, área de terra e maquinários atingem os R$ 3,5 milhões. As atividades da empresa devem iniciar em março.

Na noite de domingo ocorreu no Ginásio Claudião, em Lajeado, o evento para escolha da representante municipal no concurso garota Verão 2014. A eleita foi Emily Ribar, 15 anos, que representará o Lajeado na fase regional. 

A Secretaria de Obras de Travesseiro está com novo horário de expediente. De segundas a sextas-feiras das 07h30min às 11h30min e das 13h15min às17h15min. 

Tendo por local o Ginásio Claudião, foi realizado na noite de domingo o evento de escolha da corte do Carnaval de Lajeado, que assim ficou constituída:
Rainha: Sabrina Pereira da Rosa;
Princesas: Mariane Gomes da Silva e Brenda Machado;
Rei Momo: Paulo Belló Júnior.

A Secretaria da Saúde de Travesseiro realiza semanalmente o roteiro de renovação de receitas médicas, nas comunidades. A Dra. Edel profere palestra preventiva sobre saúde e após realizar a renovação das receitas. Nos encontros ocorre também a verificação da pressão arterial. O próximo encontro ocorre amanhã, às 14 horas, na localidade de São Miguel.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro realiza hoje, às 20 horas, reunião com os estudantes do Ensino Superior, Técnico, Pré-Vestibular e Pós- Graduação. Na ocasião será feita a inscrição dos estudantes ao Programa Passe Livre. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores.

O setor de Arrecadação e Fiscalização da Prefeitura de Doutor Ricardo está realizando o levantamento dos talões de produtor. Os trabalhos estão sendo efetuados nos salões comunitários das respectivas comunidades, no horário das 13h30min às 16h30min, com o seguinte roteiro:
- Dia 28 de janeiro, terça feira - Linha Leopolda;
- Dia 29 de janeiro, quarta-feira - Linha Bonita Baixa.

Em Capitão o pagamento das sementes de feijão safra 2013/2014, deve ser efetuado até o dia 31 de março na Prefeitura.

Em Doutor Ricardo, os interessados na encomenda de mudas de erva mate para plantio na safra de 2014 devem realizar o pedido na Secretaria da Agricultura.

Nenhum comentário: