Capacitação reúne professores de cinco municípios na La Salle Estrela


Capacitação reúne professores de cinco municípios na La Salle

Foi aberto nesta quarta-feira pela manhã, na Faculdade La Salle Estrela, o 1º Encontro Intermunicipal de Formação de Professores – Escola e família de mãos dadas. O evento reúne cerca de 200 educadores da rede municipal, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul e Canudos do Vale, municípios que compõem o G-8. A abertura do encontro contou com a presença de prefeitos e de secretários municipais de Educação.

O diretor-geral da Faculdade La Salle Estrela, Ir. Marcos Corbellini, fez a abertura da capacitação. Ele falou da importância do papel dos educadores: “O foco de nossas vidas é o aluno, por ele estamos aqui. É uma opção de vida auxiliar crianças a serem cidadãos que constroem o mundo”, observou.

O prefeito de Marques de Souza e presidente do G-8, Ricardo Kich, destacou o desafio dos professores de trabalharem com crianças e adolescentes em meio a novas tecnologias e às redes sociais. “O educador tem muitos concorrentes atualmente, como o Facebook. Por isso, o professor precisa estar sempre aprendendo e deve aproveitar oportunidades de aprendizado, como a que ocorre hoje”. O secretário de Educação de Santa Clara do Sul, Gilmar Hermes, também salientou o papel do professor: “Se estamos aqui hoje é porque queremos nos tornar mestres ainda melhores e com coragem de encarar os desafios”, afirmou.

Após a abertura, os docentes participaram de uma palestra com Adroaldo Lamaison, que é formado em Marketing, Teologia e Filosofia. Pela tarde, ocorrem sete oficinas. Entre os temas estão: “Opapel do professor na construção de valores morais e éticos”, “Resolução de conflitos no âmbito escolar” e “Utilização de novas metodologias na Educação Infantil”. O objetivo da capacitação é proporcionar aos profissionais, por meio de atividades práticas e teóricas, a aquisição e construção crítica de conhecimentos e o desenvolvimento de competências.

A formação tem um total de 40 horas. Ela segue nesta quinta-feira (dia 23 de janeiro) e também nos dias 13 e 14 de fevereiro e 21 e 22. de julho.

Nenhum comentário: