Notícias Vale do Taquari - 9 de dezembro de 2013


A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado iniciou os preparativos para o Carnaval 2014. Por meio de reuniões realizadas na Casa de Cultura, com representantes das escolas de samba e blocos da cidade, alguns pontos importantes da festa foram definidos. O desfile ocorrerá no dia 08 de março, sábado, e já tem como atrações confirmadas o Bloco dos Palhaços e Bloco Oxossi.

O Coral Municipal de Encantado organiza anualmente seu concerto natalino. Esse ano, o Coral se apresenta no dia 15, em Encantado, durante o 25º Natal Em Canto, às 21 horas, na Igreja Matriz São Pedro, com as participações especiais do pianista Alexandre Constantino e da soprano Anabel Alzaibar.

A Junta de Serviço Militar de Cruzeiro do Sul realiza na próxima semana, o período de apresentação da Reserva. Todo o reservista de primeira categoria que possua alguma qualificação militar, entre 1º de dezembro de 2008 e 30 de novembro de 2013, precisa se apresentar em qualquer unidade militar, delegacia ou junta de serviço militar. O procedimento também pode ser feito pela internet até 31 de janeiro.

O recolhimento dos eletroeletrônicos em desuso será feito dia 13, a partir das 13h30min, no CRAS de Roca Sales. Na ocasião, a comunidade poderá levar monitores, CPU´s, mouses, celulares, caixas de som, teclados, impressoras, notebooks, estabilizadores, cabos, telefones, placas de rede, televisores e demais eletroeletrônicos para o descarte ambientalmente correto, realizado pela empresa Descarte Sul, de Veranópolis.

O governo federal espera contratar até o fim deste ano mais 700 mil casas para alcançar a meta de 2,75 milhões de moradias no Programa Minha Casa, Minha Vida, durante o mandato da presidente Dilma Rousseff. Desde 2009, quando a iniciativa foi lançada, 1,4 milhão de casas e apartamentos, do total de 3 milhões contratados, foram entregues a famílias de baixa renda em todo o país. Somente na área rural, foram contratadas 100 mil casas até agora.

A troca de notas fiscais por cautelas da campanha “Travesseiro dá prêmios” deve ser feita na Secretaria de Agricultura, que atende as quartas-feiras ao meio dia para troca de notas por cautelas. Cada 50 reais em compras feitas no comércio ou prestação de serviços valem uma cautela. Já as notas do talão de produtor devem ser trocadas na Prefeitura para participar da campanha “Travesseiro produzindo mais”, cada 450 reais nota vale uma cautela. Nas duas campanhas valem todas as notas de 2013.

A Câmara de Vereadores de Estrela realiza sessão ordinária hoje, às 18 horas e 30 minutos. Na pauta do dia o projeto que estima a receita e autoriza despesa para 2014. O orçamento do município para o próximo ano é de 70 milhões de reais.

O grupo de Artesãs de Travesseiro, coordenada pela Extencionista Mara Seghetto realizou sexta-feira em frente ao escritório da Emater mais uma feira de artesanato. Foram expostos trabalhos usando diversas técnicas e com materiais bem diversificados.

Na manhã de ontem foi realizado em Estrela, o Passeio Ciclístico de Natal. A promoção foi da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e contou com a participação de 500 ciclistas.

Na última sexta-feira ocorreu na Lagoa da Harmonia, em Teutônia, a assembleia da AMVAT. Na oportunidade foi escolhida a nova diretoria da entidade, tendo como presidente o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert (PMDB). Apenas uma chapa estava inscrita para o processo eleitoral.

A juíza de Direito, Carmen Luíza Constante Barghouti, recebeu da Câmara de Vereadores de Lajeado, o título de “Cidadã Lajeadense”. A indicação foi do vereador Ernani Teixeira da Silva (PDT).

Na tarde do último sábado foi realizado o Vestibular da Faculdade La Salle Estrela. Os 142 vestibulandos tiveram três horas para realizar a prova, que consistia numa redação. Hoje, às 16 horas, será divulgado no site da instituição, a relação dos aprovados.

Teve inicio no mês passado, a obra de ampliação do Centro Municipal de Saúde de Travesseiro. O prazo para o término da obra é dia 09 de maio de 2014. O investimento é de 219 mil reais, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da prefeitura.

O Ministério da Educação divulgou os indicadores de qualidade das instituições de ensino superior do país referentes ao ano de 2012, compostos pelos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC). Conforme esses indicadores, a Univates figura entre os 10 melhores institutos e centros de ensino superior do Brasil e como a terceira melhor instituição não-pública do Rio Grande do Sul.

O Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Teutônia foi beneficiado com o lucro do evento de escolha das soberanas do município, evento organizado pela CIC Teutônia e promovido pela prefeitura. O repasse da verba, de R$ 6,5 mil, ocorreu na última semana. O recurso será utilizado pela entidade na construção do prédio da Brigada Militar de Teutônia.

Amanhã, às 15 horas, acontece em Capitão o encontro de gestantes na sala de reuniões do Centro de Saúde.

O Núcleo de Cultura e a Administração Municipal de Arroio do Meio realizam na próxima quinta-feira, dia 12, a V Caminhada Natalina. A programação inicia às 20 horas e 45 minutos, e a saída será em frente à Secretaria de Educação e Cultura. O evento segue o estilo das edições anteriores, com procissão luminosa e cantos, com paradas estratégicas para apresentações dos corais.

A Cooperativa Languiru, de Teutônia, foi agraciada com o Troféu Destaque Empresarial da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios 2013 (AGL), na categoria Indústria de Laticínios. A solenidade de premiação ocorreu no dia 1º de dezembro, durante evento de confraternização de final de ano da entidade estadual, no Hotel Deville, em Porto Alegre.

O varejo do Rio Grande do Sul prevê movimentar um total de R$ 5,5 bilhões ao final de dezembro deste ano por conta das vendas de Natal, que terão um crescimento nominal entre 6,8% e 7,5%. As informações são da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), com base em pesquisa realizada com consumidores e lojistas do Estado. 

Estão sendo realizadas encomendas de alevinos pela Secretaria da Agricultura de Muçum. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3755 1122. Os pedidos podem ser feitos até sexta-feira, dia 13, e a entrega será no dia 20 de dezembro.

A administração de Relvado realiza sexta-feira, dia 13, mais uma edição do Natal da Criança. O evento ocorre na Praça da Harmonia, às 18 horas. Haverá brinquedos infláveis, apresentações artísticas e chegada do Papai Noel.

A comissão de orçamento e finanças da Câmara de Vereadores de Roca Sales realiza audiência pública, dia 10 de dezembro, a partir das 18 horas, no plenário do legislativo para discussão do projeto de lei que orça a receita e fixa a despesa do município para 2014.

Encerra na próxima quarta-feira, dia 11, as inscrições para a segunda etapa do IV Circuito de Natação Univates, que ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 14 horas, nas dependências da piscina semiolímpica do Complexo Esportivo da Instituição. Interessados podem acessar o site www.univates.br/esportes/natacao, onde estão disponíveis o regulamento e as fichas de inscrição. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

O Programa Viver Bem de Encantado organiza para quinta-feira, dia 12, um passeio para marcar o encerramento das atividades do ano. Integrantes dos 17 grupos, das 21 comunidades do município, vão participar de uma excursão para o Parque das Araucárias, em Arvorezinha. O momento será de integração e lazer. Após a atividade, o programa fará uma pausa no período de férias, retornando dia 17 de fevereiro.

Nenhum comentário: