Henrique Lagemann na Câmara de Vereadores de Estrela-RS


Secretário de Administração apresenta ações na Tribuna Livre

Na sessão desta segunda-feira (16), a Tribuna Livre foi ocupada pelo Secretário Municipal de administração e Recursos Humanos (SEADRH), Henrique Lagemann. O secretário compareceu após convite do líder de governo, vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB).

Logo no início de seu pronunciamento Lagemann cumprimentou os presentes e exibiu um vídeo, que durante mais de 18 minutos apresentou a estrutura, o organograma, os responsáveis por cada setor, e alguns projetos já desenvolvidos ao longo deste ano.

O Secretário revelou que ainda em janeiro, além dos 5,25% anuais de reposição salarial, o governo municipal dará um aumento real de mais 2%. E também afirmou que até o mês de março, o padrão 1 das categorias funcionais será extinto, e esses funcionário terá readequação.

Na rodada de perguntas dos vereadores, o primeiro a questionar foi Gerson Adriano da Silva (PT), que indagou o secretário sobre a situação do setor de telefonia rural do município.

Lagemann revelou que em parceria com o secretário de agricultura, José Adão Braun, foi feito um mapeamento da rede de ramais na telefonia rural em Estrela. “Não existia esse levantamento na administração nos últimos anos. Ligamois para todos os números e descobrimos distorções absurdas” conta, afirmando que o ultimo contrato com a operadora data de 2005, e classificou que essa situação é inadmissível. “Não existia um documento dentro da prefeitura que nos mostrasse o que estávamos pagando. É inadmissível que o município pague ligação entre ramais, que se pague mais de 300 linhas que não são usadas” revelando que em breve será aberto processo licitatório.

Vereador Lui Schneider (PMDB) questionou se a atual administração recebeu mais alguma situação, que a exemplo da telefonia, estava com contrato vencido. 

O secretário revelou que o contrato das copiadoras também estava vencido e agora esta em processo de licitação. “O município pagava 12 centavos poer cópia, hoje estamos em processo licitatório onde vamos pagar 5 centavos por cópia com folha inclusa” lembra. Ainda citou casos do vale alimentação, no setor pessoal foram identificadas cedências de pessoal para outros setores que não foram formalizadas.

O vereador Ernani de Castro (PMDB) perguntou qual o aumento para os funcionários que serão reclassificados após a extinção do padrão 1.

O secretário afirmou que entre padrão 1 e 3 a diferença é de R$100,00, mas que ainda não está concluído o estudo e afirmou que ainda depende de processos burocráticos. “O número exato do aumento eu n~]ao posso afirmar, mas posso garantir que vai haver vontade e dialogo no governo para corrigir isso” diz.

O vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS) indagou sobre a licitação das máquinas que foram apontadas irregularidades e tiveram de ser devolvidas. Lagemann respondeu ao edil esclarecendo que o setor de licitações não passa pela sua pasta. “O senhor devia se informar um pouco mais, pois licitações não passam pela minha secretaria. Faço questão que o senhor fique uma semana conosco para ver que isso não é verdade” responde.

A vereadora Lorena Hauschild (PR) perguntou sobre a possibilidade de o Conselho Tutelar possuir um veículo próprio.

Lagemann ressaltou que esta é uma das questões de maior importância, revelando que existe o projeto de um veículo para o Conselho. “Estamos encaminhando um projeto ao governo federal que trará um veículo entre outros equipamentos” revela.

Ainda sobre o Conselho Tutelar, o vereador José Itamar Alves (PTB) questionou sobre a possibilidade de aumento salarial para os conselheiros.

Lagemann revelou que este assunto é a pauta de uma reunião na próxima semana entre governo e conselheiros. “Sou plenamente favorável a esse reajuste. Vamos levar essa demanda ao prefeito e contamos com o apoio dos vereadores também, pois esse aumento depende de uma lei municipal” conta.

Por fim o vereador Marcelo Braun (PSDB) questionou sobre o depósito clandestino de sofás e pneus que foi encontrado na AMBEV.

O secretário revelou que os materiais encontrados foram separados e destinados a empresas que descartam esses materiais. “Os sofás foram separados os materiais e encaminhados para um lixão. Os pneus foram encaminhados para uma empresa que os recicla” finaliza.

Joilson Marcelo Pereira

Nenhum comentário: