Vanessa Rockembach recebe Sophya – O Milagre da Vida





Vanessa e Sophya – O Milagre da Vida

Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, conquista sem paciência.

Pois Vanessa Andréa Rockembach Teixeira foi testada em toda sua condição humana para provar a felicidade. 

Depois de todas as provações possíveis, Vanessa recebe o maior presente que um ser humano pode sonhar, uma linda filhinha chamada Sophya.

Conversamos com sua mãe Mirian Terezinha Eckert, sobre a trajetória da filha que aos 12 anos de idade sofreu um grave acidente, ao ser atropelada na BR 386.

No dia 26 de novembro de 1999, às 7h 10min, quando ia para Escola Estadual Nicolau Müssnich, com mais três colegas, ao chegar à BR 386, que naquela época não tinha passarela, um caminhão parou para as estudantes atravessarem. Mas um veículo que vinha atrás em alta velocidade atropelou Vanessa em cima do asfalto, arrastando-a por 35 metros.

Foi socorrida por trabalhadores, e um veículo da Polícia Rodoviária Federal a conduziu ao Hospital Estrela.

Mirian foi comunicada do acidente da filha, indo imediatamente ao Hospital na esperança de não se tratar de situação grave.

Porém foi muito pior, Vanessa chegou a sofrer duas paradas cardíacas. Foi para UTI onde ficou em coma induzida. 

Os médicos fizeram todo possível, utilizando de tratamento de última geração para recuperar as condições físicas de Vanessa.

Mas as notícias não foram boas. Quando o médico informou que Vanessa não poderia mais caminhar, o mundo desabou, disse a mãe. O Pai da menina, Valdir Rockembach ficou dias a vagar sem saber o que fazer.

Vanessa ainda muito jovem, que praticava basquete, inclusive sendo campeã de alguns torneios e convocada para Seleção Gaúcha da modalidade, agora numa situação extremamente difícil sobre o ponto de vista do futuro.

Através de pessoas que Mirian é muito agradecida, levaram Vanessa à Liga Pró Transplante de Medula, que a encaminhou para Belo Horizonte onde fez todo tratamento necessário.

Lá aprendeu a empinar a cadeira de rodas, fazer transferência para banho, cama, veículo adaptado que dirige com toda segurança.

A partir daí, Vanessa começou a assimilar psicologicamente sua nova condição física, e passou a levar sua vida praticamente de forma independente.

Terminou o Ensino Fundamental e Médio. Fez um Curso Técnico de Recursos Humanos no Colégio Martin Luther.

Em Lajeado teve a sua primeira oportunidade de emprego, onde trabalhou numa grande empresa na área de RH e também na enfermaria da empresa.

Em meados de 2009, conheceu Edenir Oliveira Teixeira, na Loja da família, localizada no Centro de Estrela.

Depois de meio ano de namoro, noivaram. O casamento aconteceu no dia 21 de maio de 2011.

O casal Edenir e Vanessa reside no Bairro Pinheiros, em habitação que muitos amigos ajudaram a construir através de doação de material de construção. Mirian conta que até um Bingo foi realizado. Vanessa pagou a mão de obra através do seguro que recebeu.

Tudo transcorria normalmente até que Mirian foi comunicada que o casal apaixonado, agora tinha decidido ter filho. Chegou a exclamar a Deus: “Mais um desafio Senhor”!

Muitas eram as dúvidas: Preocupação com a saúde de Vanessa, que sentada durante todo o tempo teria condição de sustentar uma barriga de gestante?

Mas tudo foi bem até 35° mês de gravidez quando a mamãe teve risco de Eclâmpsia - é a ocorrência de convulsões na gestante.

Foi imediatamente realizada cesariana e tudo transcorreu bem. 

Para felicidade de todos, Sophia Rockembach Teixeira nasceu às 17 horas do dia 10 de outubro de 2013. Pesava 3.385 Kg e media 45 Cm. A vovó coruja disse que pelos sinais de comportamento, a pequena vai ser sapeca como a mamãe. Mama no peito, e sempre quer mais.

O casal está muito feliz com a chegada da filha. Edenir faz todo trabalho da casa, enquanto Vanessa cuida do bebê.

Mirian se considera a avó mais satisfeita do mundo. Não tem dinheiro capaz de comprar tamanha alegria, ao lado do outro filho, Anderson, a Vanessa, o genro e minha netinha, finaliza a corajosa senhora.

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela

Nenhum comentário: