Notícias Vale do Taquari - 14 de novembro de 2013


A comunidade de Anta Gorda conheceu sábado sua nova corte. Natália Tomazzini foi eleita rainha, tendo como princesas Carla Molz e Vanessa Bonometti Ferrari. Dezessete jovens disputaram o título. A nova corte tem a missão de representar o município, além de promover e divulgar a 5ª FestLeite, que ocorre em abril de 2014.

O projeto de lei de autoria do deputado Edegar Pretto (PT) propõe que homens agressores de mulheres sejam monitorados através de tornozeleiras eletrônicas. Protocolado na Assembleia Legislativa, a proposta tem como objetivo disponibilizar mecanismo para defender mulheres em situação de risco de violência e que têm medidas protetivas da Justiça. O primeiro lote de tornozeleiras para homens que batem em mulheres entra em operação no mês de dezembro no estado. A iniciativa começa em Porto Alegre e será, gradativamente, expandida para o restante do estado.

A professora de Travesseiro Solaine Costa, esteve entre os dias 04 e 08 de novembro representando a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, no VIII Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que aconteceu em Cruz Alta e foi promovido e custeado pelo Ministério da Educação. O Seminário debateu o papel social da educação na construção de uma sociedade inclusiva.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) é a parlamentar mulher mais influente do Congresso Nacional, conforme lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A progressista também é a mais bem votada entre os parlamentares do Rio Grande do Sul que aparecem na lista. Na lista geral, Ana Amélia aparece entre os 20 parlamentares mais influentes entre os 594 congressistas. Está na 18ª posição.

No último sábado, o Colégio Teutônia sediou e organizou a 11ª Olimpíada Científica da Região Centro da Rede Sinodal de Educação. O evento reuniu oito escolas e 120 estudantes de 1ª série do Ensino Médio. Na ocasião estiveram representados o anfitrião Colégio Teutônia; CEAT, Colégio Sinodal Conventos e Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado; Martin Luther, de Estrela; Mauá, de Santa Cruz do Sul; Barão do Rio Branco, de Cachoeira do Sul; e Instituto Sinodal Imigrante, de Vera Cruz.

A Secretaria da Assistência Social Trabalho e Habitação de Capitão prorrogou a Campanha de Doação de Roupas e Calçados de Verão. Durante este mês estão sendo realizados os repasses dos donativos já arrecadados. Os interessados, maiores de idade, devem realizar cadastro na Secretaria da Assistência Social, para a retirada.

Na próxima quinta-feira, dia 14, acontece às 20 horas, no Auditório do Colégio Teutônia, o lançamento do livro “O município de Teutônia: O histórico do processo emancipacionista”. A obra é de autoria de Carlos Henrique Campos.

As duas principais entidades da classe contábil regional, Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (SINCOVAT) e Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (AESCON), elegem no dia 19 de novembro suas novas diretorias para o biênio 2014-2015. As eleições dos novos corpos diretivos das duas entidades iniciam às 13 horas.

As secretarias estaduais da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP) firmaram um acordo que possibilitará a efetividade do transporte aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Através do termo de cooperação técnica, a Brigada Militar irá disponibilizar as aeronaves e a tripulação, enquanto a Secretaria Estadual da Saúde entrará com a equipe médica e os recursos financeiros para as horas de vôo e manutenção.

A Secretaria de Educação de Doutor Ricardo iniciou o período de matrículas e rematrículas das escolas da rede municipal de ensino do município. As inscrições estão abertas no período de 18 de novembro a 06 de dezembro. Para as novas matrículas é necessário estar munidos de Certidão de Nascimento e Carteira de Vacinação do aluno.

O Tribunal de Contas do Estado divulgou levantamento sobre a educação infantil realizado em 2012. Santa Clara do Sul ocupa a oitava posição entre os 496 municípios gaúchos em atendimento prestado a crianças com até cinco anos. Ainda tem o segundo melhor percentual de matrículas do Vale do Taquari, ficando atrás apenas do município de Capitão.

Será pago aos produtores do município de Capitão o último lote da bonificação do ano de 2013. O pagamento ocorre no dia 20 de novembro, às 13 horas e 30 minutos na Câmara de Vereadores.

Na manhã do último sábado, em frente ao Parque João Batista Marchese, a Administração Municipal realizou a solenidade de entrega do capeamento asfáltico da Estada dos Imigrantes e da rua Severino Augusto Pretto, totalizando mais de 2,3 mil metros de extensão e um investimento de quase R$ 1 milhão. A cerimônia contou com a presença do secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, deputado federal licenciado Luiz Carlos Busato.

Em Lajeado, Duda Gomes solicitou o seu desligamento da Secretaria de Cultura e Turismo. Assumiu temporariamente o comando da pasta Rafael Delfino. O mais cotado para assumir definitivamente a secretaria é o vereador petista Ildo Salvi.

O proprietário da Construtora Gege, Marco Antônio Schmidt, e o prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, assinaram o contrato para a construção da escola municipal de ensino fundamental de turno integral. O investimento da administração municipal na reforma é de 284 mil reais. A obra deve iniciar ainda esta semana.

No final de semana foi realizada a 4ª Forquetinha Expofest – Exposição Comercial, Industrial, Agroindustrial e Festa Típica. Mais de 30 mil pessoas, segundo dados divulgados pelos organizadores, prestigiaram o evento que foi realizado no Parque Christoph Bauer.

Até o dia 22 de novembro os municípios do Vale do Taquari podem aderir ao Passe Livre Estudantil. São 16 milhões de reais que estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado, beneficiando cerca de 50 mil estudantes. Tem direito ao benefício estudantes que estudam numa cidade e moram em outra, e, que possuam renda mensal de até um salário e meio.

Até o final desta semana deve ser definida a empresa responsável pela realocação da aldeia indígena de Estrela. Este procedimento é necessário para realização das obras de duplicação da BR 386, em um trajeto de dois quilômetros, próximo ao trevo de acesso a Bom Retiro do Sul.

Em Cruzeiro do Sul foi realizado na última sexta-feira, o concurso para escolha das soberanas da ExpoCruzeiro 2014 e Festa do Aipim. Sabrina Schmitt foi eleita rainha, tendo como princesas Amanda Kappler e Jéssica Güntzel. O evento foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes.

Em Lajeado, Ricardo Ewald assumiu a presidência do Partido dos Trabalhadores. A convenção municipal foi realizada domingo na Câmara de Vereadores.

No dia 21 de novembro, a partir das 18 horas, acontece o 2º Seminário Regional de Turismo da Faculdade La SalleEstrela. Na programação estão previstas palestras, apresentações dos alunos dos CEMAI’s de Estrela, a Exposição Bruno Schwertner - 140 anos "As Engrenagens do Tempo", entre outras atividades. Um dos palestrantes será o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, idealizador do “Natal Luz” que apresentará o “Case Gramado”.

O projeto de lei complementar 155/2013, que estabelece normas sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no Rio Grande do Sul, foi apresentado aos prefeitos da região na assembleia mensal da Amvat, realizada na última sexta-feira, em Forquetinha. A proposta foi detalhada pelo deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) que participou da elaboração da matéria. O projeto deve ser votado pela Assembleia Legislativa até o final do mês.

O cantor Nei Van Soria será uma das atrações neste mês na cidade de Lajeado. Acompanhado de sua banda, o artista se apresenta no dia 12, às 21 horas, no Clube Tiro e Caça. A apresentação integra a programação do Sesc Música na Cidade, projeto que está acontecendo nas cidades de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.

Foram homologadas em Travesseiro, as inscrições dos candidatos inscritos para os cargos de Agente de Saúde, Auxiliar Administrativo, Engenheiro Civil, Médico, Nutricionista e Técnico de Enfermagem. Todas as inscrições foram homologadas, somando um total de 159 candidatos interessados nas vagas previstas. A prova acontece no dia 30 de novembro na Escola Municipal Pedro Pretto. Todas as informações do processo encontram-se no site do município: www.travesseiro.rs.gov.br.

O município de Capitão através da Secretaria de Educação e Cultura recebeu uma homenagem do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul com o título de “Cidade Amiga da Educação Física Escolar”. Esta homenagem foi concedida, pelo fato, do município de Capitão ter profissionais de Educação Física atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na última quinta-feira, uma comitiva de integrantes dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e representantes da comenda do 49º Festival do Chucrute, acompanhados pelo prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann e a primeira-dama, Carine Schwingel, estiveram presentes na Festa das Festas, evento promovido em Gramado pela Secretaria Estadual do Turismo e que marcou a abertura do Festuris (Festival do Turismo). Além de expor trajes e comidas típicas o Grupo apresentou quatro danças aos convidados.

A AMVAT marcou, para o dia 06 de dezembro, a eleição da nova diretoria da entidade, gestão 2014. Conforme acordo, o futuro presidente será indicado pelo PMDB, partido que elegeu, no pleito de 2012, o segundo maior número de prefeitos entre os municípios filiados. A assembleia será realizada às 11 horas, na Lagoa da Harmonia, em Teutônia. Após haverá almoço de confraternização.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae, com a parceria da Administração Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promovem a palestra gratuita “Vendas e negociação caminham juntas – como ser um vendedor de sucesso”. O evento ocorre hoje, das 19h15min às 21h15min, no auditório da CIC. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

O projeto Encantado Participa, realizado pela Administração Municipal, encerrou o ciclo de plenárias. Ao todo, foram realizados 11 encontros, que contaram com a participação de moradores de todos os bairros e localidades do município. Para a zona rural serão destinados R$ 200 mil em obras e melhorias escolhidas pelas comunidades e para a zona urbana R$ 400 mil no Orçamento de 2014.

No dia 30 de novembro será realizada em Estrela mais uma Feira do Peixe de Estrela. As espécies vendidas serão carpas dos tipos capim, prateada, cabeça grande e húngara. A feira ocorre das 07 às 12 horas, junto a Feira do Produtor, na Praça Henrique Roolaart.

Dando continuidade às ações desenvolvidas anualmente pela comunidade quilombola do município de Arroio do Meio, alusivas ao Dia da Consciência Negra, a Associação Comunitária Vovô Teobaldo promove sábado, dia 16, seu tradicional almoço com pratos típicos da culinária quilombola, no salão comunitário do Morro São Roque/ Palmas.

A Secretaria de Educação e Cultura de Capitão está realizando as inscrições de adolescentes e adultos para participar da Orquestra Municipal. Os ensaios acontecem sempre às quintas-feiras, com início às 19h30min, na Câmara de Vereadores. As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de dezembro.

A Estratégia de Saúde da Família de Muçum promove na quinta-feira, dia 14, uma oficina de shantala para cuidadores de crianças menores de cinco anos. A capacitação ocorrerá a partir das 18h, sob a orientação de Mariaugusta Tramontini. As inscrições podem ser realizadas até esta terça-feira, dia 12, com o seu Agente Comunitário de Saúde ou pelo telefone 3755-2113.

Através de uma parceria entre a Administração Municipal, Associação Comercial e Industrial de Encantado e CDL, a Unidade Móvel do Sebrae estará atendendo gratuitamente os micro e pequenos empresários dia 19 de novembro, na esquina das ruas Padre Anchieta e Júlio de Castilhos. Serão prestados esclarecimentos sobre abertura de empresas, assessoria em gestão empresarial, informações sobre cursos e consultorias, orientações de acesso ao crédito e apoio à atividade do microempreendedor individual.

No próximo sábado, dia 16, acontece na Associação Atlética Municipal, no Bairro Carneiros, em Lajeado, a segunda edição do “Rockão”. A programação com a participação de diversas bandas inicia às 22 horas. Os recursos arrecadados com o evento serão repassados para APASFA (Associação de Proteção dos Animais São Francisco de Assis).

Hoje curso de Letras da Univates promoverá, em parceria com o Núcleo de Cultura, o evento gratuito “Letramento Literário: aprendendo línguas estrangeiras através do teatro”. Na ocasião, serão apresentadas três peças teatrais do Projeto Drama Club, do Colégio de Aplicação da Ufrgs. A atividade ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 7. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.


A Secretaria de Educação e Cultura de Capitão recebe até o dia 29 de novembro, o período de matrículas e rematrículas das turmas de Ensino Fundamental e de Turno Integral da rede municipal de ensino. As matrículas deverão ser realizadas na Escola Municipal Construindo o Saber. 

No dia 24 de novembro, será realizada a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2013. Nesta edição serão contemplados os cursos de bacharelado das áreas de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. A avaliação ocorre, a partir das 13h, em diversas escolas do município de Lajeado. Estão inscritos 149 estudantes e a listagem nominal, dividida por curso, pode ser visualizada no site www.univates.br/enade/estudantes-concluintes. A prova é de participação obrigatória para todos os selecionados. Os acadêmicos deverão responder, no período de 22 de outubro e 23 de novembro, o Questionário do Estudante, disponível no site www.inep.gov.br.

O ano letivo na rede estadual, em 2014, começará em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 03 de agosto. Não haverá férias durante o período de realização da Copa do Mundo de futebol. Os dias de jogos do Brasil, quando será decretado feriado nacional, deverão ser recuperados pelas redes de ensino.

Nenhum comentário: