Notícias Vale do Taquari - 15 de outubro de 2013


A administração municipal de Estrela aguarda a liberação de 509 mil reais do Ministério da Educação para construção da quadra coberta e vestiários da Escola Municipal Leo Joas, do Bairro das Indústrias.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia e o Sebrae/RS promovem mais uma edição do Encontro Empresarial nesta quinta-feira, dia 17 de outubro. Na oportunidade será apresentada a trajetória de sucesso da empresa Rota Indústria Gráfica, de Estrela, representada pelo sócio fundador Henrique Purper. O evento ocorre no Baviera Park Hotel, com início às 11h45min, e é gratuito. Mais informações e inscrições pelo e-mailcomercial@cicteutonia.com.br.

No dia 26 de outubro, às 10 horas, acontece o pedágio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Doutor Ricardo,em frente a Prefeitura. 

O STR de Encantado e a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar assinaram convênio para construção de 11 casas rurais. O projeto beneficia famílias com renda anual inferior a R$ 15 mil.

A Secretaria de Saúde de Forquetinha programou para o dia 17, a partir das 14h, no salão de pedras do Parque Temático Cristoph Bauer, um encontro para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo o útero.

O uso de crianças para a venda de artesanato pelas ruas do centro do município de Lajeado motivou uma nova reunião entre representantes da tribo Caingangue, Executivo municipal e Ministério Público. Durante o encontro de ontem, eles debateram a possibilidade de construção de quiosques para a venda dos produtos. Uma reunião marcada para esta quarta-feira definirá sobre a construção do espaço.

A Comissão organizadora da 16ª Olimpíada Matemática da Univates divulgou os resultados da prova da competição. A atividade reuniu mais de dois mil alunos de Ensino Fundamental e Médio. A premiação será realizada no dia 4 de dezembro, às 14h, na Instituição.

As expectativas em torno da 8ª Feira do Livro e 1º Festival Literário Infantil de Lajeado foram superadas. Comissão organizadora contabilizou a venda de 7,2 mil livros durante os seis dias do evento e um público de aproximadamente 13 mil pessoas.

O vereador de Nova Bréscia, Dalton José Nichel, PDT, solicitou a colocação de transformadores de energia elétrica nasruas José Delazeri e Gilberto Laste. Segundo o político, em determinados horários ocorre redução da tensão, fato que danifica os aparelhos elétricos.

A Banda Filarmônica Pentecostal da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de João Pessoa, na Paraíba, apresentou-se em Nova Bréscia na última sexta-feira. Promovido pelos evangélicos brescienses, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, o evento foi realizado na Praça da Matriz. As invernadas do CTG Paixão Côrtes também se apresentaram como forma de mostrar aos visitantes a cultura gaúcha.

Em Progresso, o Ministério Público quer afastamento de servidores e devolução dos salários recebidos. De acordo com o MP, o prefeito de Edegar Cerbaro (PP), não atendeu recomendação para exonerar dois cargos em comissão que atuam na prefeitura e são parentes de vereadores.

A cidade de Putinga conheceu sua nova corte no fim de semana. Anna Claudia Cenci, foi eleita rainha, ao lado das princesas Karina Cossa e Letícia Gallas. Elas terão a missão de representar o município e a 6ª LeitãoFest, que ocorre em abril de 2014.

A estudante de 15 anos, Maria Luana Rodrigues da Silva, é a nova rainha de Relvado. Angélica Jéssica Fraporti, de 18, e Jordana Salvagni, de 16, são as princesas. A escolha aconteceu na noite do sábado no Ginásio de Esportes. A nova corte representa o município nos próximos quatro anos.

Na manhã de ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen (PP), recebeu comitiva da 9ª Oktober Freund Fest de Roca Sales, que convidou o deputado a participar do evento. A programação ocorre de 18 a 20 de outubro e tem como atrações shows, festivais de danças folclóricas e canto, apresentações da cultura germânica, entre outras atividades. A expectativa é de que 20 mil pessoas prestigiem o evento.

O município de Teutônia é finalista de prêmio que evidencia a qualidade da alimentação oferecida a alunos. A iniciativa é desenvolvida através da parceria entre a ONG Fome Zero e Ministério da Educação. A divulgação dos vencedores ocorre no mês de novembro.

Dados do IBGE mostram que o desempenho da cadeia produtiva do leite no Vale do Taquari aumentou em 12%. No total, a produção na região acumulou 364 milhões de litros de leite.

O diretório estadual do PDT definiu na noite de ontem que o deputado federal Vieira da Cunha será o candidato do partido ao Governo do Estado em 2014. O encontro concluiu a série de 38 reuniões regionais que debateram as eleições do próximo ano. Partidos como o PRB, PSB, PSD, DEM e PPS podem se coligar com os trabalhistas, apoiando a candidatura de Vieira da Cunha.

Neste sábado e domingo, dias 19 e 20 de outubro, das 9h às 18h, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, com apoio da Prefeitura e revendas do município, realiza o 8º Feirão de Veículos Seminovos de Teutônia. O evento ocorre junto ao Centro Administrativo.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela realiza sábado, dia 19, às 10 horas, na Câmara de Vereadores, a formatura das turmas de Karate do projeto de Artes Marciais. Em parceria com a Associação de Karate Alto Taquari (ASKAT), mais de cem alunos participam de aulas semanais nas escolas Cônego Hugo Wolkmer, Nicolau Müssnich, Colégio Santo Antônio e no Projeto Social CEMAI no Bairro Oriental.

O governo brasileiro recebeu prêmio internacional por causa do programa Bolsa Família. A Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA) anunciou hoje, 15 de outubro, na Suíça, o país como vencedor do prêmio, em reconhecimento ao sucesso do Bolsa Família no combate à pobreza e na promoção dos direitos sociais da população mais vulnerável. 

A Secretaria da Educação de Travesseiro firmou parceria com a família Sandri de Três Saltos Alto para a programação do lançamento do livro “Meu pé de louro” e dos Projetos “Museu da Colônia” e do “Parque Florestal Luís Sandri”. A programação acontece no dia 20 de outubro na sede do Esportivo Travesseirense com futebol, almoço e solenidade de lançamento dos projetos idealizados e financiados pela família Sandri.

O prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, anunciou a liberação por parte do Ministério da Educação de 117 mil reais para construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Cônego Sereno Hugo Wolkmer, no Bairro Auxiliadora.

Uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Sala Verde e a equipe de Gestão Ambiental da BR-386 traz para Estrela o Cine Ecológico. O evento une cultura e conscientização ambiental. O Cine Ecológico vai apresentar dois longa-metragens. No dia 22 de outubro, às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores, o sucesso de bilheteria Avatar e, no dia 23, às 18h30min, O Grande Milagre. Os ingressos são gratuitos, porém limitados, e podem ser retirados na Sala Verde de Estrela (junto a Biblioteca Municipal) ou na Secretaria do Meio Ambiente.

A Prefeitura de Travesseiro abriu o período de inscrições para o concurso público para preencher vagas do quadro de funcionários. Estão abertas as vagas para Auxiliar Administrativo, Agente de Saúde, Técnico em Enfermagem, Médico, Nutricionista e Engenheiro Civil. As inscrições podem ser feitas na prefeitura até dia 25 de outubro e a prova será realizada dia 30 de novembro. O edital completo está a disposição no site da prefeiturawww.travesseiro.rs.gov.br.

A convite do presidente do legislativo de Encantado Jonas Calvi, no dia 05 de novembro estará palestrando na cidade de Encantado o Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, que abordará o tema relacionado ao Programa “Cultivando Água Boa”.

A Univates oferece mais uma opção de extensão universitária, com o curso de Dança Sênior – Progressivo A. A atividade ocorre nos dias 05, 06 e 07 de novembro, nos turnos tarde e noite. Destinado a pessoas que já tenham feito o curso de Dança Sênior – Básico, o curso visa a preparar os participantes de maneira que possam ministrar aulas de dança para a terceira idade. As inscrições para participar do curso podem ser realizadas, até dia 29 de outubro, na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Santa Clara do Sul realiza no dia 22, às 20 horas, uma reunião para debater a organização do calendário de eventos de 2014. O encontro será realizado no ginásio municipal de esportes. Os representantes das entidades do município devem comparecer trazendo uma lista com os dias dos eventos programados para 2014.

A diretoria da Associação dos Universitários de Santa Clara do Sul (Asusc) marcou reunião com os estudantes para o próximo dia 19, no ginásio municipal de esportes, a partir das 13h30min. Na oportunidade, será feito o repasse da segunda parcela do auxílio-transporte deste ano àqueles que comparecerem no encontro munidos do atestado comprovando matrícula. O valor de 10 mil reais será rateado entre os associados conforme o número de créditos cursados e apenas poderá ser usado para auxílio no transporte coletivo.

Os alunos da 7ª série da Escola Municipal Cônego Sereno Hugo Wolkmer, do Bairro Auxiliadora - Estrela, participaram do Programa Adolescer desenvolvido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. O programa visa contribuir com a saúde dos adolescentes, tornando-os aptos para elaborar projetos de vida. O trabalho aconteceu de agosto a outubro com um total de 14 encontros. Foram abordados os temas sexualidade, planejamento familiar e gênero.

Os 38 suinocultores de Santa Clara do Sul cadastrados no programa que oferece ajuda financeira para o transporte de dejetos recebem a segunda parcela neste mês. De acordo com a Secretaria da Agricultura, os beneficiados podem solicitar o pagamento no Centro Administrativo. Para ter direito ao benefício, o suinocultor não pode ter dívida com a administração municipal, precisa estar com o licenciamento ambiental regularizado e ter apresentado o Talão de Produtor dentro do prazo estipulado pelo município.

Hoje a CIC Teutônia e o Subcomitê da Qualidade trazem ao município o workshop “Faça sua equipe dar um show”, com o músico, escritor, apresentador e palestrante Thedy Corrêa, vocalista da banda gaúcha Nenhum de Nós. O evento será realizado na Associação da Água, com início às 20 horas.

A segunda edição da Caminhada e Corrida da Polícia Civil está marcada para domingo, dia 20, com saída às 9h30min, em frente ao Complexo Esportivo do Centro Universitário Univates. A inscrição pode ser feita no site da Univates e é gratuita.

O município de Colinas sedia amanhã o Seminário Regional dos Vales do Taquari e Caí do Programa Estadual de Agricultura de Base Ecológica. O evento, com início previsto para as 8h30min, ocorre no Salão Comunitário da Igreja Evangélica.

Hoje, às 20 horas, na Sociedade Ginástica Estrela, ocorre o lançamento da Campanha Estrela Premiada. Neste ano estão previstos diversos sorteios, tendo como prêmios um carro zero quilômetro, uma moto, quatro televisores e diversos vale-compras. 

A Administração Municipal de Encantado busca a participação da comunidade para deliberar sobre investimentos que deverão constar no Orçamento 2014. O processo de participação popular “Encantado Participa” será realizado em 11 regiões do município, com plenárias abertas à comunidade. O primeiro encontro ocorre hoje, às 19 horas, no salão comunitário de Palmas, reunindo os moradores do Bairro Palmas e linhas Azevedo e Alegre.

Estão abertas, até dia 15 de novembro, as inscrições para o curso de extensão Design Intro, oferecido pela Univates. A atividade, voltada aos profissionais da área de comunicação visual, ocorre no mês de novembro, nos dias 22 e 29, no turno da noite, e nos dias 23 e 30, no turno da manhã. As inscrições para participar do curso podem ser feitas na Secretaria de Extensão da Univates, sala 110 do Prédio 1, ou pelo sitewww.univates.br/cursosdeextensão.

A Prefeitura de Estrela encerra hoje o período de inscrições para contratação temporária para o cargo de Engenheiro Civil, para atuar na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Interessados deverão comparecer na secretaria para efetuarem a inscrição.

No próximo sábado, dia 19, acontece no Parque Pôr do Sol em Bom Retiro do Sul, a Festa Jovem. A promoção é da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e do Clube do Bolinha. A programação inicia às 14 horas. Entre as atrações competições esportivas, apresentações artísticas e shows.

A Univates recebe inscrições de escolas de Ensinos Fundamental e Médio para sessões de observação do céu no Planetário Móvel. A atividade ocorre no dia 25 de outubro, durante os três turnos, e no dia 26, durante o turno da manhã, na sala 400 do Prédio 3. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail astro@univates.br.

No período de 04 a 25 de novembro, a Univates receberá inscrições para o Vestibular de Verão 2014. Nesta edição, serão oferecidas cerca de 40 opções de cursos. A prova está programada para ocorrer no dia 1º de dezembro, das 13h30min às 18h30min, no câmpus de Lajeado. Inscrições poderão ser feitas pelo site www.univates.br/vestibular, ou no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 da Univates, mediante pagamento da taxa de R$ 40,00. As matrículas para os candidatos aprovados ocorrerão de 06 a 12 de dezembro.

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT) e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) de Lajeado realizam no próximo domingo, dia 20, o Festival de Bandas, em benefício da AAPECAN. O evento inicia às 15 horas, com diversas atrações musicais e desfile de moda, tendo por local o CTG Pousada dos Tropeiros de Fazenda Vilanova O valor do ingresso será de R$ 10,00. A AAPECAN, atualmente conta com mais de 470 pessoas cadastradas.

Nenhum comentário: