Notícias do Vale do Taquari - 22 de outubro de 2013


Na próxima sexta-feira, dia 25, às 18 horas, acontece a 2ª Pernada Vilanovense. O evento ocorre no Parque Municipal de Fazenda Vilanova.

O secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Erva Mate, Roberto Magnos Ferron, assinaram o convênio que prevê o repasse de verbas do Estado para o Fundo da Erva-Mate. Os recursos serão destinados a manutenção do Ibramate, bem como para a realização de pesquisas.

O Estacionamento Rotativo de Encantado está com vagas abertas para contratação de funcionários. Interessados devem realizar preenchimento de ficha, na Casa de Cultura.

Com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças câncer de mama e colo uterino, a equipe da Secretaria da Saúde de Roca Sales intensificou no sábado, dia 19, os atendimentos para coleta de exame citopatológico e exame clínico de mamas, tendo como foco principal as mulheres entre 25 e 64 anos. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa.

As secretarias de Educação, de Ação Social, de Cultura, Turismo e Desporto e a Biblioteca Pública Rui Barbosa de Muçum realizam hoje e amanhã a Feira do Livro 2013. O evento homenageia o escritor Sérgio Daminato (in memorian). O evento acontece na Sociedade Esportiva e Recreativa José Garibaldi e contará com apresentações artísticas, contação de histórias, teatro de bonecos e conversação com escritores presentes. A programação inicia nesta terça-feira, às 14 horas.

Na sessão desta semana a Câmara de Vereadores de Estrela aprovou cinco projetos de lei. Entre as matérias aprovadas está a que prevê a prorrogação até 31 de dezembro de 2013, das contratações emergenciais de servidores para atuarem no Projeto Navegar. A Tribuna Livre foi ocupada pelo secretário municipal de Planejamento, Marco Aurélio Wermann, que relatou as atividades desenvolvidas pela secretaria.

No próximo domingo, dia 27, acontece no Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro, em Teutônia, a segunda edição do “Brincando no Poli”. As atividades alusivas ao Dia da Criança, ocorrem a partir das 13 horas. A promoção é da administração municipal de Teutônia.

A Secretaria de Agricultura de Imigrante está realizando a campanha de combate ao mosquito borrachudo. As próximas duas aplicações do BTI ocorrem nos dias 25 de outubro e 08 de novembro. Oitenta voluntários da comunidade colaboram para aplicação do produto em córregos e arroios.

O Hospital de Caridade Sant’Ana de Bom Retiro do Sul recebeu 46 mil reais referente ao Processo de Participação Popular e Cidadã 2011/2012. O recurso será utilizado para aquisição de 11 camas hospitalares e 10 poltronas reclináveis.

Na próxima quinta-feira, dia 24, acontece em Teutônia, o 1º Seminário de Humanização do Pré-Natal, Parto, Puerpério e Amamentação. A programação ocorre das 13 às 18 horas, na Associação da Água, no Bairro Languiru. A promoção é da Secretaria Municipal da Saúde e do Hospital Ouro Branco.

No último sábado a Câmara de Vereadores de Estrela sediou a formatura das turmas de Karate do Projeto de Artes Marciais da administração municipal de Estrela. Cerca de 100 meninos e meninas receberam o certificado de participação das atividades durante 2013 e foram promovidos para a Faixa Amarela.

A Secretaria da Agricultura de Bom Retiro do Sul irá realizar o plantio de mil mudas de árvores nativas nas margens do Rio Taquari. A ação, que acontece no próximo sábado, dia 26, faz parte do Projeto Corredor Ecológico.

O prefeito de Fazenda Vilanova, Pedro Dornelles, anunciou uma série de medidas para equilibrar as finanças do município. Entre as medidas adotadas estão a exoneração de sete cargos em comissão e a redução em 20% dos vencimentos do prefeito, vice e secretários municipais.

Os 460 alunos dos Jardins Nível A e B das Escolas Municipais de Educação Infantil de Estrela assistiram ao Show de Patinação da Sociedade Ginástica Estrela. As instrutoras Marilene Arenhart Hart e Marlise Arenhart, junto com suas turmas, fizeram apresentações de várias músicas.

Após a cassação dos mandatos do prefeito e vice de Colinas, Gilberto Keller e Marcelo Schröer, o município passará por um processo eleitoral no dia 1º de dezembro. O candidato da situação é Irineu Horst (PMDB), tendo como vice o atual vereador Ademar Rieger (PT). O candidato da oposição é o ex-prefeito Ary Hermann (PP), que tem como candidato a vice o vereador Airton Lansing (PSDB).

Nesta quarta-feira, dia 23, a Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela realizará o 1º Encontro do Projeto Capoeira entre os núcleos das escolas Ruth Markus Huber, Odilo Afonso Thomé e Cônego Sereno Hugo Wolkmer. O encontro, que inicia-se às 14h30min na Escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer, reunirá cerca de 80 capoeirista e tem por objetivo promover a integração entre os alunos do projeto.

Em Fazenda Vilanova, 49 jovens da classe de 1995, dispensados do serviço militar realizaram Juramento à Bandeira. A solenidade ocorreu na última sexta-feira, em frente a prefeitura.

A Univates oferece o curso de extensão em Fotografia Digital. A atividade ocorrerá às sextas-feiras, no turno da noite, e aos sábados, no turno da manhã, no período de 22 de novembro a 21 de dezembro. Inscrições podem ser feitas, até dia 15 de novembro, na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo sitewww.univates.br/cursosdeextensao.

A Prefeitura de Travesseiro está desenvolvendo um projeto habitacional urbano em parceria com a Cooperativa de Crédito Rural CREHNOR/Sarandi. As famílias que se interessarem pelo programa, podem dirigir-se a Prefeitura para efetuar o cadastro.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já estão nos estados. Segundo informações do MEC elas estão armazenadas em galpões do Exército, com proteção especial. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outrubro, a 7,1 milhões de candidatos em 1.161 municípios espalhados pelo país.

A Justiça suspendeu na noite de ontem a cobrança da tarifa de pedágio na RSC 287 em Venâncio Aires após determinação do Tribunal de Justiça do Estado. Por volta das 21h, um oficial de Justiça e representantes do Ministério Público (MP) realizaram o levantamento das cancelas. A cobrança só deverá voltar a ser realizada quando a EGR disponibilizar os serviços de atendimento médico e socorro mecânico.

Três partidos políticos de Fazenda Vilanova realizaram suas convenções municipais no último final de semana. No PMDB foi eleito presidente Luiz Carlos de Brito. O PDT elegeu por aclamação como novo presidente Renato Martins. Já o PSD continua sob o comando do vereador Léo Motta.

Nesta semana, os funcionários da Prefeitura de Estrela elegem os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). As cédulas estão à disposição nas várias secretarias e departamentos do município. Doze candidatos disputam dez vagas. As outras dez vagas da comissão são de escolha do poder executivo. A votação ocorre até a próxima sexta-feira, dia 25.

Na próxima quinta-feira, dia 25, serão retomadas as atividades no Posto de Saúde de Três Saltos Baixo, em Travesseiro. O prédio passou por reformas internas, externas e adequações de equipamentos para melhor atender os pacientes. Na obra foram investidos quase 40 mil reais de recursos próprios da prefeitura.

Uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Sala Verde e a equipe de Gestão Ambiental da BR-386 traz para Estrela o Cine Ecológico. O evento une cultura e conscientização ambiental. O Cine Ecológico vai apresentar dois longa-metragens. Hoje, às 18 horas, no auditório da Câmara de Vereadores, o sucesso de bilheteria Avatar e, amanhã, dia 23, às 18h30min, O Grande Milagre. Os ingressos são gratuitos, e podem ser retirados na Sala Verde de Estrela ou na Secretaria do Meio Ambiente.

No dia 25 de outubro, a administração municipal de Capitão realiza a inauguração do novo espaço da academia de saúde, bem como, estará sendo feito a entrega da nova ambulância e do carro para Secretaria de Saúde. A solenidade ocorre durante a programação do 14º Encontro Regional de Saúde Mental.

A Administração Municipal de Encantado busca a participação da comunidade para deliberar sobre investimentos que deverão constar no Orçamento 2014. O processo de participação popular “Encantado Participa” está sendo realizado com plenárias abertas à comunidade. Hoje, às 19 horas, o encontro ocorre no salão comunitário de Jacarezinho, reunindo moradores das localidades de São Luiz, São Roque, Jacaré, Auxiliadora e Jacarezinho.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Muçum realiza hoje, às 19 horas, palestra na Sociedade José Garibaldi com a mastologista e ginecologista Débora Bolsi de Vasconcelos.

Nenhum comentário: