Estrela-RS - Fundação Piratini quer aproximar-se do interior


Fundação Piratini quer aproximar-se do interior

Na manhã de quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Estrela, ocorreu um encontro entre representantes do município – Poderes Executivo e Legislativo – e a Fundação Piratini, que congrega as emissoras públicas TVE e FM Cultura. O projeto Em Sintonia com o Rio Grande busca fortalecer a relação da entidade com o interior do Estado.

O presidente da Fundação, Pedro Luiz Osório apresentou a grade da TVE, com uma diversidade de programas de jornalismo, entrevista, debates e voltados para o público infantil. “O mais importante de destacar é que somos donos da nossa grade de programação, podendo alterá-la da maneira que for mais adequada”, ressalta.

O foco da ação foi buscar interessados em investir financeiramente por meio de apoios culturais na TV e na rádio, aumentar a audiência, promover o reconhecimento das emissoras como produtoras de conhecimento e conteúdo valorizando a cultura local e estimular o debate sobre a comunicação pública nas diversas regiões. Para o vereador e também instrutor dos grupos folclóricos de Estrela, Andreas Hamester, o município é um grande produtor de conteúdo cultural. “Os Grupos Folclóricos, que vão completar 50 anos, expressam a riqueza da cultura germânica da região”, menciona.

Após o encontro, que teve a participação também de entidades como o Rotary Clube e imprensa, a comissão visitou o Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann e o Museu da Família Schinke. “Não imaginava que o município tinha um espaço tão bonito quanto o museu, onde a história da colonização está tão presente”, destaca Osório. Na região, Lajeado também foi contemplada no roteiro que percorre 40 municípios do RS.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: