Alunos da La Salle participam de encontro da Cooperativa Languiru


Alunos da La Salle participam de encontro da Cooperativa Languiru

Mais de 100 pessoas participaram, no dia 3 de outubro, do 4º Encontro de Jovens Associados da Cooperativa Languiru, entre eles, alunos do curso de Agronegócio da Faculdade La Salle. O evento foi realizado na Associação dos Funcionários da Languiru e teve por objetivo motivar e valorizar os jovens produtores rurais que compõem o quadro social da cooperativa. A programação contou com ciclo de palestras e lançamento do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru.

O primeiro a conversar com os jovens foi o engenheiro agrônomo Paulo Roberto da Silva, que abordou o tema “A importância do cooperativismo no desenvolvimento local e regional e na permanência do jovem no meio rural”. Para Silva, o cooperativismo está diretamente relacionado com o nível de desenvolvimento dos cidadãos e suas comunidades. “Ao longo dos anos o cooperativismo tem sido o modelo que mais prestigia a vida e o ser humano, que se perpetua diante das crises e apresenta a melhor estrutura para que possamos ter um outro modelo de vida e desenvolvimento”, disse, elogiando a iniciativa da Cooperativa Languiru com o encontro, oportunidade para “troca de ideias”.

O engenheiro agrônomo e mestre em Agronegócios, Dieisson Pivoto, falou sobre “Perspectivas e desafios dos jovens na sociedade, agronegócio e cooperativismo do século XXI”. Iniciou sua explanação enaltecendo a economia e desenvolvimento regional. “O Vale do Taquari tem muito a ensinar para todo o Estado”, afirmou. O palestrante focou sua apresentação nas diferenças entre a geração atual e dos pais dos jovens de hoje, na constituição da sociedade atual, na sucessão familiar, no gerenciamento rural e no papel da cooperativa nesse contexto.

Programa de Sucessão Familiar

O consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert, apresentou o Programa de Sucessão Familiar da Languiru, iniciativa que irá trabalhar a formação gerencial de sucessores da agricultura familiar da cooperativa. “É uma iniciativa que oferece aos jovens associados da Languiru uma formação específica para auxiliá-los a administrar a propriedade rural e a cooperativa, um avanço de profissionalização”, resumiu Ahlert.

A proposta tem por objetivo desenvolver conhecimentos de gestão com jovens produtores rurais cooperativados e gerar informações gerenciais por meio da implantação de sistemas informatizados de gestão de custos em propriedades, para análise e discussões, na área de abrangência da cooperativa, com o intuito de capacitar novos empreendedores rurais na gestão de negócios agropecuários e auxiliar na promoção da sucessão nas propriedades rurais.

Nenhum comentário: