Vereadores de Estrela-RS reúnem-se com direção do Hospital e SAMU





Vereadores reúnem-se com direção do Hospital e SAMU

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (23), na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Estrela, um encontro entre parlamentares, membros da Secretaria Municipal da Saúde, direção do Hospital Estrela e a coordenador técnica do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) Rosana da Rosa Benovit. 

O motivo da reunião foi estreitar a comunicação entre estes órgãos e a comunidade através dos vereadores. A direção do Hospital fez uma breve apresentação sobre a situação financeira e números de atendimentos e procedimentos realizados pela casa de saúde este ano. A coordenadora técnica do SAMU explicou aos vereadores os procedimentos no atendimento prestado pelo serviço em nossa região.

A reunião teve repercussão na tribuna durante a sessão que ocorreu no inicio da noite. O vereador Ernani de Castro (PMDB) afirmou que após várias reuniões, nada evoluiu em relação ao atendimento no Pronto-Socorro, e revelou tristeza ao saber que apenas um médico plantonista atende por turno no hospital. “Depois de várias reuniões este ano voltamos à estaca zero. Fiquei bastante chateado por ouvir isso dela (Irmã Teresia Steffens, diretora do Hospital Estrela), que sempre é a mesma, que não tem recurso, que há prejuízo mas quem paga por isso é a população” relata. Castro ainda lamentou que após várias reuniões a direção do hospital promete melhorias, mas não as cumpre.

O vereador Paulo Scheeren ressaltou que o repasse do município à casa de saúde é de mais de um milhão de reais por ano, e sugeriu que no próximo contrato se faça uma emenda exigindo a colocação de mais um médico plantonista no PS.

O vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB) ressaltou a importância de manter essas reuniões, e continuar pressionando por melhorias. Quanto ao SAMU, Lui comentou que a representante do SAMU tinha desculpas para tudo, mas poucas soluções. 

Ressaltando a dificuldade muitas vezes enfrentada por pessoas que precisam acionar o SAMU, o vereador Gerson Adriano da Silva (PT) fez referencias a central de atendimentos, que muitas vezes recebe trotes “de pessoas mal intencionadas” segundo o edil. Silva sugeriu que uma moção fosse feita, assinada por todos os vereadores, e encaminhada às demais câmaras de vereadores da região, pedindo uma central regional que agilize os encaminhamentos do SAMU, e não uma única central instalada em Porto Alegre. A sugestão de Silva recebeu instantâneo apoio dos colegas, mas o edil destacou que é necessário um esforço conjunto e contínuo em prol desta causa. 

Joilson Marcelo Pereira

Nenhum comentário: