Notícias Vale do Taquari - 24 de setembro de 2013


A Coordenação dos Grupos da Terceira Idade de Travesseiro está ultimando os preparativos da 20ª edição da Festa Municipal do Idoso, programada para sexta-feira, dia 27, no salão do EC Cairu. A saída do transporte de todas as localidades será às 09 horas, e a programação inicia às 10h15min com a celebração ecumênica, seguida da abertura oficial da festa com os pronunciamentos das autoridades. O almoço, a tarde baile com a Banda Os Hermanos e às 04 horas da tarde o enceramento da festa.

No feriadão aconteceu em Santa Clara do Sul a segunda edição da SantaFlor. O evento contou com mais de uma centena de expositores. Segundo a comissão organizadora mais de 40 mil pessoas prestigiaram a programação nos quatros dias de realização da feira. 

A Secretaria de Obras de Travesseiro informa a comunidade que em função da Festa Municipal do Idoso que ocorre na sexta-feira, dia 27, o recolhimento do lixo sucata será feito na quinta-feira.

Ética na política e o fator humano nas organizações foram os temas tratados no 6º Encontro dos Legislativos da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), realizado sábado, dia 21, na Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul. Os palestrantes foram, o advogado Ney Santos Arruda e o ex-prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch. O evento contou com a presença de cerca de 70 vereadores e assessores legislativos da região.

No dia 10 de outubro acontece no Parque Princesa do Vale, em Estrela, o evento Brincando no Parque, para celebrar o Dia das Crianças. O evento organizado pelas secretarias de Educação e de Esportes e Lazer deve reunir cerca de 1.500 alunos das escolas do município. Entre as atrações brincadeiras, oficinas e lanche.

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Colégio Teutônia promove a Feira de Ciências 2013 – “Vamos, com a ciência, construir um mundo melhor!”. O evento terá por local as dependências da escola e a abertura oficial será às 19h de quinta-feira, no Auditório Central.

O Coral Municipal de Encantado promove dia 28 de setembro, às 20h15min, o 9º Encontro de Coros, no Auditório Itália do Centro Administrativo. O evento terá entrada franca. Participam o Coral Feminino da Ufrgs, de Porto Alegre, o Coral Ecumênico de Santa Rosa e o Coral Municipal de Criciúma, Santa Catarina.

O CTG Capitão Ribeiro realiza sábado, dia 28, fandango com jantar e apresentações das invernadas artísticas pré-mirim e juvenil do CTG. A festa acontece no Ginásio Municipal de Esportes de Capitão com início às 20 horas.

De hoje até a próxima sexta-feira a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae, com apoio do STR e Prefeitura, promovem o curso “Gestão e técnicas de produção.” O curso será realizado no auditório da CIC, das 19h às 22h30min. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

Hoje quarta-feira, dia 25, acontece em Marques de Souza o Encontro Regional de Artesanato. O evento será realizado na comunidade católica do Distrito de Tamanduá, a partir das 08 horas.

Em virtude da grande procura a CIC Roca Sales promove mais uma etapa do curso Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio. O Curso obrigatório para obtenção ou renovação do Alvará do Corpo de Bombeiros. A nova etapa do curso será no dia 09 de outubro. Inscrições e mais informações telefone 3753 23 00.

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT) e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) de Lajeado firmaram parceria para realização do Festival de Bandas, em benefício da AAPECAN. O festival está em sua terceira edição e, será realizado mais uma vez em Fazenda Vilanova, com apoio da prefeitura local. O evento acontecerá no dia 20 de outubro, às 15 horas, com diversas atrações musicais e desfile de moda, no CTG Pousada dos Tropeiros. O valor do ingresso será de R$ 10,00. A AAPECAN, atualmente conta com mais de 470 pessoas cadastradas.

Nos dias 04, 05 e 06 de outubro, o CTG Tropilha Farrapa realiza o 7º Rodeio Crioulo. O evento acontece no novo Parque de Eventos, no Bairro Floresta. 

Com o objetivo de ensinar estudantes de Ensino Médio do município de Lajeado a customizarem suas próprias camisetas, o curso de Design de Moda da Univates oferece, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, a oficina de moda “Camiseta: uma divertida renovação”. A atividade será dividida em duas turmas e ocorrerá de 15 a 17 e de 22 a24 de outubro, no turno da tarde, das 14h às 17h20min. Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão da Univates, sala 110 do Prédio 1.

A Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune) e o Centro Universitário Univates promovem a quinta palestra do ciclo “Ecumenismo e inter-religiosidade: visões e debates”. A Igreja Episcopal Anglicana no Brasil será o assunto da programação que se realiza amanhã, dia 24. A atividade ocorrerá no auditório do prédio 11 da Univates, a partir das 19h15min.

O município de Colinas está realizando o recadastramento biométrico. O processo segue até o dia 20 de novembro e deve ser feito no Cartório Eleitoral de Estrela, das 11h às 18h. O recadastramento é obrigatório e o eleitor que não tomar esta providência terá o seu título cancelado.

O setor de Fiscalização da Prefeitura de Encantado solicita às empresas, aos autônomos e Micro Empreendedores Individuais (MEI) para que façam o recadastramento do registro do alvará. A atualização dos dados das empresas será feita pelos contadores. Já os autônomos e empreendedores individuais devem comparecer no setor de Fiscalização para atualizar seus dados até 30 de dezembro. Encantado possui atualmente 2.050 registros de alvarás, entre empresas e autônomos.

A equipe da Escola Estadual Farrapos de Encantado disputa no dia 29 de outubro, a fase regional dos jogos Guri Bom de Bola 2013. A competição será disputada em Teutônia. 

Em função da reforma do Posto de Saúde de Três Saltos Baixo os pacientes das localidades atendidas pela unidade passam a ter preferência no Posto Central, nas segundas-feiras a tarde e quintas-feiras de manhã.

O Grupo de Teatro da Univates apresenta no dia 08 de outubro, às 20 horas, no Parque Histórico, em Lajeado, a peça teatral “O Natal da Família Strawinski”. A encenação conta a história dos Strawinski, uma família que habita um país que está em guerra. O evento faz parte da programação da Feira do Livro de Lajeado.

As próximas apresentações do grupo acontecerão no dia 08 de outubro, às 20h, durante a Feira do Livro, no Parque Histórico, e no dia 27 de outubro, às 20h, no Teatro do Sesc.

No próximo domingo, dia 29, acontece no CTG Giuseppe Garibaldi a 1ª Festa das Etnias. A promoção é da administração municipal e do Conselho Municipal de Cultura. Destaque para apresentações artísticas e almoço com pratos típicos. A programação terá início às 9h, com apresentações artísticas e homenagens às etnias do município – afro, lusa, francesa, síria, italiana, alemã, argentina, uruguaia, polonesa, paraguaia, haitiana e espanhola. A gastronomia de diferentes países estará disponível no almoço de confraternização, com ingressos limitados a R$ 20 por pessoa. Os ingressos podem ser adquiridos na Casa de Cultura e na Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo.

Até o dia 30 de setembro, a Casa de Cultura Pedro José Lahude de Encantado promove a exposição denominada “Nossos Talentos” com o objetivo de mostrar a arte do desenho e caricaturas feitas por jovens da comunidade. São 24 trabalhos dos alunos Guilherme dos Santos, Priscila Gugel e Mateus de Souza A mostra foi projetada e organizada pela professora Maria Cristina Deves. A exposição está aberta no horário das 8h às 19h sem fechar ao meio-dia.

A administração municipal e a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bom Retiro do Sul confirmaram para o dia 24 de novembro, o início da programação do evento “Natal nas Águas”. As atrações devem culminar com um show no dia 22 de dezembro na Barragem Eclusa.

Está em andamento o concurso fotográfico promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Teutônia. As inscrições dos trabalhos podem ser efetuadas até o dia 15 de outubro. O tema para este ano será “Teutônia, cenas que encantam”. A premiação está prevista para 25 de outubro.

O grupo de Idosos La Felicita do município de Relvado vai realizar, no dia 05 de outubro, o Baile Regional da Terceira Idade. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes.

A revisão e cadastro biométrico eleitoral no município de Muçum inicia hoje e prossegue até o dia 18 de dezembro. Para realizar a atualização, o eleitor deve levar consigo, documento de identidade com foto, título eleitoral e comprovante de residência..

Está aberto o período de cadastramento das propriedades rurais de Forquetinha. Os proprietários deverão comparecer à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município até o dia 30 de outubro.

Em Estrela o prédio da antiga Polar passará por um processo de revitalização. Após concluída esta etapa o local sediará o Centro Administrativo, onde funcionarão todas as secretarias. Já o atual prédio da prefeitura deve ser tombado pelo “Patrimônio Histórico”, e, abrigará as sedes do Lions, Rotary, Liga Feminina de Combate ao Câncer e o Museu da Família Schinke.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates oferece oficinas gratuitas para os alunos de Ensino Médio da região. As atividades ocorrem no período da tarde, nos dias 27 de setembro, 09, 22 e 24 de outubro, nos laboratórios de ensino da Univates.

A CDL Lajeado promove o curso Recrutamento com Técnicas de Seleção. O curso inicia no dia 30 de setembro e segue, em outubro, nos dias 1°, 2, 3 e 4. As aulas vão ocorrer das 19h às 22h, na sede da CDL, no Centro de Lajeado. As inscrições devem ser feitas através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br.

Em Cruzeiro do Sul, jovens, com idades entre 18 e 30 anos, tem até o dia de hoje para oficializar a participação no concurso para escolha das Soberanas da ExpoCruzeiro 2014 e Festa do Aipim. A escolha ocorre no dia 08 de novembro, a partir das 22 horas, em evento no Ginásio Municipal de Esportes.

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Capitão promove em parceria com o SENAI o curso de auxiliar administrativo. A capacitação inicia hoje e se estenderá até o dia 18 de dezembro. As aulas acontecerão de segundas a sextas-feiras, no período das 19h às 22h30 min, na Escola Municipal Construindo o Saber. Os inscritos deverão comparecer no CRAS, hoje, das 13h30min às 18h para efetuarem a matrícula.

O Telecentro de Coqueiro Baixo realiza nos dias 1º, 3, 7 e 9 de outubro um Curso Básico de Informática. Os interessados em participar devem se inscrever no CRAS.

O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Encantado prorrogou até 31 de dezembro o prazo para que os estabelecimentos comerciais apresentem a cópia do Alvará de Bombeiros. O documento deve ser solicitado junto ao Corpo de Bombeiros Misto de Encantado. A não apresentação do Alvará de Prevenção do Corpo de Bombeiros implicará na interdição e respectiva cassação do alvará do estabelecimento comercial.

A CDL Lajeado realiza no dia 24 de outubro o lançamento da campanha Lajeado Brilha, em evento no Centro Comunitário Evangélico, com a palestra do músico Thedy Corrêa, da Banda Nenhum de Nós. A campanha tem início nas lojas no dia 25 de setembro com a distribuição de cupons. Os consumidores vão participar do sorteio de três automóveis e três motocicletas, além de R$ 16 mil em vales-compras.

Lajeado sediará, de 21 a 26 de outubro, o 7º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari, organizado pela Univates. A atividade visa a propiciar espaços multidisciplinares de troca de experiências, por meio de palestras, oficinas e minicursos, em um ambiente de discussão que procura fortalecer o desenvolvimento social e cultural dos participantes. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/cctec, ou obtidas pelo e-maileventos@univates.br.

A Secretaria da Agricultura de Encantado, com apoio da Emater, STR, Uergs, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sicredi, promove dia 12 de outubro a sexta edição dos Jogos Rurais, no campo do Cruzeiro, do Lajeadinho. O regulamento e as fichas de inscrição estão sendo entregues aos responsáveis pelas equipes.

Teve início em Vespasiano Corrêa, o processo de recadastramento vitícola. Durante o processo, o produtor deve apresentar o talão com as notas de venda da uva da última safra e documentos de identificação. O prazo apara realização do recadastramento encerra no dia 31 de outubro.

Está agendada para ocorrer no dia 10 de outubro, a 3ª Feira de Profissões. O evento ocorre no Ginásio do Parque Poliesportivo de Nova Bréscia, das 8h30min às 16h. O objetivo do evento é preparar o jovem para o mercado de trabalho e orientá-lo na escolha profissional.

A eleição para renovar as direções nos níveis nacional, estadual e municipal, do PT (Partido dos Trabalhadores) acontece em todo pais no dia 10 de novembro. Nos locais onde houver necessidade de segundo turno, a votação ocorrerá no dia 24 de novembro.

Para o dia 27 de setembro a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Travesseiro agendou a 20ª Festa Municipal do Idoso. Neste ano a festa será realizada no Ginásio de Esportes de Cairu.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela realiza no dia 15 de dezembro, o Desafio Multisports Estrela, que seria realizado no próximo domingo, dia 1º de setembro, com provas de ciclismo, corrida e canoagem. Com as cheias do Rio Taquari o trajeto aquático da prova ficou prejudicado.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo e a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) programam para o mês de outubro a Taça Futsal de Integração. O objetivo é integrar as empresas associadas à entidade e promover o esporte no município.

Nas quintas-feiras, o atendimento no Centro de Saúde de Capitão ocorre até às 15 horas e 30 minutos. Após este horário acontece reunião interna da equipe da Saúde.

Os profissionais contábeis, seus familiares, amigos e colaboradores são convidados, pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), a participar do 11° Domingo de Integração. A programação anual, que é marcada pelo lazer e práticas esportivas, está marcada para o dia 06 de outubro e vai ocorrer na Associação Atlética Municipal de Lajeado, a partir das 09 horas e 30 minutos. Os adultos poderão participar de jogos de futebol de campo, vôlei misto, canastra e bocha.

Em Travesseiro o atendimento do pediatra acontece nas quintas-feiras de manhã. O médico atende todas as crianças, por agendamento ou em caso de urgência os pais devem vir ao posto de saúde às 07h30min.

Até o dia 14 de dezembro os 2.544 eleitores do município de Imigrante deverão comparecer ao Cartório eleitoral da 125ª Zona, em Teutônia, para fazer o recadastramento biométrico.

Em Marques de Souza os produtores rurais que realizaram encomendas de sementes de milho do programa troca-troca já podem efetuar a retirada na Secretaria da Agricultura.

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, acontece em Roca Sales a 9ª OktoberFreundFest. Entre as atrações do evento estão: gastronomia e danças alemãs, shows, feira comercial, artesanato e brinquedos. A promoção é da Comunidade Evangélica de Roca Sales

A cidade de Lajeado recebe, entre os dias 08 e 13 de outubro, a 8ª Feira do Livro e o 1º Festival Literário Infantil. O evento ocorre no Parque Histórico, realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc e Prefeitura, contando com o apoio da Univates, Alivat e Rotary. A edição 2013 da Feira do Livro tem como tema “A leitura como fonte de prazer”, sob a patronagem de Mario Pirata.

No dia 09 de novembro acontece em Anta Gorda, o evento de escolha das soberanas. No total são 35 meninas que vão estar na passarela no desfile. Na categoria minissoberana, 18 candidatas estão inscritas. Para a corte oficial, são 17 garotas na disputa.

No dia 12 de outubro acontece o baile festivo para escolha da rainha e princesas do município de Relvado. A programação ocorre no Ginásio de Esportes, a partir das 22h30min. As interessadas em concorrer podem realizar a inscrição na Secretaria de Educação até o dia 06 de setembro.

Os eleitores de Forquetinha devem realizar até o dia 02 de outubro, o recadastramento biométrico. O procedimento deve ser feito no Cartório Eleitoral de Lajeado.

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro acontece a 4ª Forquetinha Expofest. O Centro de Cultura Alemã, promotor do evento, já está comercializando os estandes para feira.

Em Paverama o atendimento ao público no gabinete do prefeito, será realizado às terças-feiras, das 08 às 12 horas.

A Univates oferece a segunda edição do curso “Gestão Estratégica de Compras”. A atividade ocorrerá entre os dias 02 e 30 de outubro, às quartas-feiras à noite. O curso é direcionado a profissionais da área de compras, gerentes, supervisores, auxiliares e micro e pequenos empresários. As inscrições podem ser realizadas até 27 de setembro, na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Nas tardes de quintas-feiras, das 13h30min até as 17 horas, a Assessoria Jurídica, da Prefeitura de Forquetinha atende a população local. Os atendimentos devem ser previamente agendados.

O setor de Fiscalização da Prefeitura de Encantado informa que as pessoas que se cadastrarem no Programa Nota Fiscal Gaúcha até o dia 31 de outubro terão 5% de desconto no IPVA 2014, para pagamento à vista, efetuado até o dia 02 de janeiro.

A administração municipal de Putinga iniciou os preparativos para 6ª LeitãoFest e Expofeira Comercial e Industrial, que ocorrem de 04 a 06 de abril de 2014. A primeira ação da comissão organizadora é a realização do baile que irá eleger a nova corte do município. O evento ocorre no dia 15 de novembro.

O Telecentro de Informática de Paverama disponibiliza curso de informática. As aulas ocorrem nas segundas e sextas-feiras à tarde.

Todas as segundas-feiras, às 18 horas e 30 minutos, acontecem na Igreja de Cristo, no bairro Centro, os ensaios do Coral da Comunidade Evangélica de Lajeado (IECLB).

O Coral Municipal de Encantado está aceitando novos integrantes. Os ensaios são realizados todas as segundas-feiras a partir das 19h30min, na Casa de Cultura.

Poço das Antas é mais um município da região onde está se realizando o recadastramento biométrico dos eleitores. O trabalho se estenderá até 14 de novembro, no horário das 12 às 19h, no Cartório Eleitoral de Teutônia.

A Secretaria da Saúde de Fazenda Vilanova está desenvolvendo o projeto de “Reeducação Alimentar”. O trabalho é realizado por profissionais da secretaria, entre les, médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga e professores de Educação Física. As atividades ocorrem todas às segundas-feiras, às 15 horas, no auditório da Escola Edgar da Rosa Cardoso.

Na próxima sexta-feira, dia 27, acontece no Salão de Eventos do Colégio Madre Bárbara de Lajeado, o Festival de Cinema – Ano IV. A programação inicia às 20 horas, e, é organizada pelos alunos e professores do educandário.

De 25 à 29 de setembro acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, a Construmóbil 2013 - Feira da Construção Civil e Mobiliário do Vale do Taquari.

Mais dois municípios da Comarca de Lajeado passarão pelo processo de recadastro eleitoral biométrico. O processo inicia no dia 07 de outubro em Sério; e, 17 de fevereiro de 2014 em Marques de Souza.

Nenhum comentário: