Árvore de Erva-Mate é plantada como símbolo farroupilha em Estrela-RS


Árvore de Erva-Mate é plantada como símbolo farroupilha

Na manhã de quinta-feira (19), no pátio do Centro Cultural Bertholdo Gausmann, em Estrela, ocorreu o plantio de uma muda de erva-mate. O ato teve a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler e sua esposa Maria de Lourdes, do secretário de Cultura e Turismo de Estrela, Rudimar Hagemann e dos servidores da casa.

O plantio faz parte do projeto de revitalização do pátio da Casa, que foi remodelado e teve o palco de apresentações recuperado. “Nossa ideia é, agora, com a chegada das estações mais quentes, aproveitar muito mais este espaço com apresentações artísticas dos alunos das oficinas”, lembra o secretário.

Griebeler elogiou o trabalho da Cultura e Turismo e ressaltou que Estrela tem recebido inúmeros visitantes ultimamente e que os aspectos culturais e turísticos do município são convidativos para que retornem. “Ouvimos diariamente elogios à cidade, por ser limpa, organizada e hospitaleira. Por ter locais como este Centro Cultural, que é uma verdadeira obra de arte”, finaliza. 

BOX

A erva-mate (Ilex paraguariensis), também chamada mate ou congonha é uma árvore da família das aquifoliáceas, originária da região subtropical da América do Sul no Paraguai. É consumida como chá quente ou gelado nos estados de Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, no Brasil, na Argentina e no Paraguai; como chimarrão nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Brasil, no Paraguai, no Uruguai, na Argentina e em algumas regiões da Bolívia e do Chile; com água gelada, como tereré ou tererê, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e interior de São Paulo, no Brasil e em todo o Paraguai.

Matéria e fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: