Notícias Vale do Taquari - 30 de agosto de 2013


A Prefeitura de Travesseiro abriu as inscrições para preenchimento da vaga de técnico de enfermagem na Secretaria da Saúde. Os interessados devem fazer a inscrição na prefeitura até a próxima quarta-feira, dia 04. A prova seletiva será na próxima sexta-feira, dia 06.

Em julgamento realizado ontem no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o prefeito de Colinas, Gilberto Keller, e o seu vice Marcelo Schroer, ambos do PMDB, tiveram acatados parcialmente seus recursos. Keller e Schroer haviam sido condenados em primeira instância, a perda dos mandatos, mas conseguiram reverter esta situação e garantiram a permanência nos cargos. Por outro lado, o tribunal aplicou uma multa de 31 mil e 900 reais. Em relação a multa, a assessoria jurídica do prefeito Gilberto Keller confirmou que vai recorrer ao TSE. A acusação era de distribuição de próteses dentárias, construção de banheiros em período eleitoral e e veiculação de vídeo institucional em período proibido.

O Terceiro Turno de atendimento médico, promovido pela Secretaria da Saúde de Encantado desde o mês de julho, no Posto Central de Vacinas, terá continuidade até o dia 06 de setembro. A iniciativa garante aos trabalhadores o acesso ao atendimento médico gratuito, fora do horário de expediente, das 18h às 20h.

A Semana da Pátria em Estrela terá abertura oficial na segunda-feira, dia 02 em frente à Praça Menna Barreto, com a chegada do Fogo Simbólico e hasteamento das bandeiras. Durante a semana, sempre às 8h, haverá um momento cívico para alunos da rede pública. Já no dia 07 de setembro as escolas de todas as redes de ensino farão um desfile na Avenida Júlio de Castilhos.

O governo do Estado deve encaminhar à Assembleia Legislativa, até o dia 10 de setembro, uma minuta de regulamentação da Lei 14425, aprovada em maio, que institui a política e o Programa Estadual de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social do Rio Grande do Sul (Peater e Proater).

Para o dia 27 de setembro a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Travesseiro agendou a 20ª Festa Municipal do Idoso. Neste ano a festa será realizada no Ginásio de Esportes de Cairu. As agentes de saúde estão aproveitando os encontros da terceira idade para realizar as inscrições dos interessados em participar do evento.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela adiou para o dia 15 de dezembro, o Desafio Multisports Estrela, que seria realizado no próximo domingo, dia 1º de setembro, com provas de ciclismo, corrida e canoagem. Com as cheias do Rio Taquari o trajeto aquático da prova ficou prejudicado.

Os voluntários do Programa Vida Urgente de Encantado realizarão ações de prevenção de acidentes de trânsito, em parceria com os organizadores da festa Guapo Loko In Mexico 13, neste sábado, dia 31. Os jovens farão uma blitz nos pontos centrais da cidade, no fim da tarde de sábado, alertando sobre os perigos da combinação de álcool e direção. Na sequência também serão abordados os participantes da festa, nas proximidades do Clube Comercial, com mensagens do programa, entrega de folders informativos e fitinhas que contém a palavra vida em diversos idiomas, para que as pessoas não se esqueçam da importância dela.

Representantes de sindicatos da indústria da erva-mate estiveram em Brasília em busca de apoio político de deputados, senadores e ministros. Os dirigentes cobram uma solução emergencial para a grave crise econômica vivida pelas ervateiras. De acordo com o presidente do Sindimate/RS, Alfeu Strapasson, o desequilíbrio do setor se agravou nos últimos dez anos, com a redução de 30% da área plantada, que veio acompanhada da queda na produtividade. A indústria alega que não tem mais como repassar o aumento dos custos de produção para os consumidores. Em reunião com o deputado Jerônimo Goergen (PP), os representantes da indústria fizeram um novo apelo para a desoneração tributária das empresas. Jerônimo foi autor de uma emenda numa Medida Provisória, que previa a isenção de PIS/Cofins sobre a erva-mate. A proposta foi aprovada pelo Congresso, mas acabou vetada pela presidente Dilma Rousseff.

O ginecologista da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Colinas, Dr. João Batista Chemin, foi palestrante do encontro mensal do Grupo de Gestantes. O médico falou sobre as fases da gestação, tipos de parto, medicações necessárias na gravidez e esclareceu dúvidas e mitos sobre o período.

Entre os dias 01 e 15 de setembro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) promove em todo o Brasil a 10ª Semana do Peixe. O evento, que estimula o consumo de pescado no País, tem a participação de supermercados, bares e restaurantes, escolas, centros de saúde, empresas e instituições. A campanha promove uma série de iniciativas em torno do pescado, como cursos, palestras, seminários, festivais gastronômicos, degustações, entre outros.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado, que mantém o Programa Viver Bem, promoveu no sábado, a palestra “Os benefícios da prática de exercícios físicos no combate aos principais fatores de risco à saúde”, com o professor mestre em Educação Física, Cláudio Vieira Rosa, no Auditório Itália, do Centro Administrativo. Cerca de 170 integrantes dos grupos do programa estiveram presentes e puderam interagir com o palestrante para tirar dúvidas em relação aos exercícios e sua saúde.

A administração municipal de Santa Clara do Sul lançou o Portal do Cidadão. A opção está disponível no site da prefeitura www.santaclaradosul-rs.com.br. Para usufruir dos serviços, o contribuinte terá de efetuar um cadastro on-line no qual informará dados pessoais e-mail para receber a senha de acesso.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo e a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) programam para o mês de outubro a Taça Futsal de Integração. O objetivo é integrar as empresas associadas à entidade e promover o esporte no município. Nas próximas semanas os organizadores divulgarão mais informações sobre as inscrições.

No dia 10 de setembro, as gestantes atendidas pela Secretaria de Saúde de Colinas visitarão o Hospital Estrela, para conhecerem o bloco cirúrgico e o centro obstétrico da casa de saúde. A saída de Colinas será às 18 horas, em frente ao posto. Cada gestante poderá estar acompanhada de uma pessoa.

A Univates oferece, no mês de setembro, o Curso de Recheios e Coberturas de Tortas. A atividade ocorre nos dias 17 e 18, no turno da noite. A capacitação é voltada à profissionais e estudantes da área gastronômica, donas de casa e demais interessados. As aulas serão ministradas pela docente Ardêmia Thomas e ocorrem na Cozinha Pedagógica da Univates. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de setembro, pelo sitewww.univates.br/cursosdeextensao.

A Câmara de Vereadores de Relvado aprovou o Plano Plurianual para o quadriênio 2014/2017. As propostas visam melhorias na infraestrutura urbana e rural, incentivos para a geração de emprego e renda, educação, desporto, habitação, cultura e assistência social, além de reestruturação dos serviços públicos existentes.

Dos dez municípios atingidos pela cheia de domingo na região, sete admitem que necessitam de reparos em estradas e ruas. Sabendo disso, o DAER, poderá decretar situação de emergência para agilizar a manutenção de rodovias estaduais atingidas pelas chuvas.

Começam sábado, às 14 horas, as aulas para os selecionados no intercâmbio entre Brasil e Itália em 2013 e 2014. Os encontros vão ocorrer no Museu do Pão, em Ilópolis. Ao todo, foram selecionados 20 jovens para a viagem à região de Vêneto, que terá duração de 15 dias.

A Secretaria de Educação e Cultura de Capitão promoveu uma reunião com os profissionais e estudantes da área de história do município. Na pauta, a proposta da realização da atualização e ampliação da obra “Capitão: nossa gente fazendo história”. Durante os próximos meses a equipe de profissionais trabalhará na coleta de materiais e de pesquisa através da realização de entrevistas, servindo-se de fonte de história oral, para compor o acervo de informações. A segunda edição do livro deverá ter seu lançamento no mês de março do ano de 2014, por ocasião do aniversário de 22 anos do Município de Capitão.

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado, juntamente com as escolas do município, programou uma série de atividades para Semana da Pátria 2013. As atividades do dia 04 ao dia 06 de setembro serão realizadas nos educandários. Para o dia 07 de setembro está programada a 2ª Rústica da Pátria, promovida pelas secretarias de Educação e Cultura e da Juventude, Desporto e Turismo.

A Univates recebe inscrições, até o dia 02 de setembro, de estudantes do Ensino Médio do Vale do Taquari para participar da “Oficina preparatória da VI Competição de Robótica”. Os encontros ocorrem nos dias 2, 3 e 14 de setembro.

A programação alusiva às comemorações da Independência do Brasil ocorre no próximo domingo, dia 1º de setembro, a partir das 09 horas, em Fazenda Vilanova. Com o tema “Resgate dos Valores Humanos na Construção do Saber”, a caminhada inicia na Avenida Rio Grande do Sul, no centro da cidade. O evento deve reunir cerca de 3 mil pessoas.

A Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropastoril de Bom Retiro do Sul realiza hoje a solenidade de posse da nova diretoria. Assume o comando da entidade, Dirceu Fabiano de Oliveira. A solenidade ocorre no restaurante OS Refeições, a partir das 19h30min.

Na próxima semana, de 02 a 05 de setembro, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae em Teutônia realizam o curso “Boas práticas – setor mesa ou distribuição”. Os encontros ocorrem na CIC Teutônia, das 14h às 18h. Mais informações e inscrições pelo e-mailcomercial@cicteutonia.com.br.

Nenhum comentário: