Estrela-RS - Secretario da saúde fala sobre os trabalhos da pasta aos vereadores


Secretario da saúde fala sobre os trabalhos da pasta aos vereadores 

Atendendo convite do Presidente do Poder Legislativo, José Itamar Alves (PTB), o Secretário Municipal da Saúde Elmar André Schneider ocupou a Tribuna Livre na sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (26). 

Schneider discorreu sobre a atual estrutura de sua pasta, enumerando atendimentos realizados até o momento em 2013. Falou também sobre a rede de saúde municipal, nas unidades básicas, as consultas realizadas nos hospitais de referência em diversas cidades do estado. 

Embora tenha apresentado as ações realizadas desde janeiro, Schneider lembrou que assumiu a pasta há cerca de dois meses. 

Investimentos 

Outro ponto destacado por Schneider foram os investimentos previstos com verbas estaduais e federais, que possibilitarão novos atendimentos no campo da odontologia e a construção de novas unidades básicas de saúde. Também com verbas estaduais há projetos de aquisição de veículos e equipamentos. 

Questionamentos dos vereadores 

O vereador Vanderlei Eidelwein (PR) questionou o secretário sobre a falta de remédios na farmácia municipal. Schneider afirmou que há sim um déficit, pois a atual administração recebeu o governo com uma licitação de remédios vencida, o que teria atrasado demais compras de medicamentos. 

O vereador Andreas Hammester (PP) lembrou que o atendimento do pronto socorro vem recebendo muitas críticas e pediu a opinião do secretário sobre o tema. Schneider ressaltou os itens contratados pelo município junto a casa de saúde e reiterou a importância da ampliação no horário de atendimento e a colocação de mais médicos plantonistas. O secretário também pediu a consciência do cidadão para buscar o pronto-socorro quando a situação for de emergência 

Hammester revelou que o deputado Federal Jeronimo Gorgen (PP) já assinou a liberação de uma emenda de R$ 100 mil para a saúde do município. 

A vereadora Lorena Hauschild (PR) parabenizou Schneider pelo trabalho. O vereador Adriano Scheeren (PSB) questionou o secretário sobre a continuidade da unidade móvel. Schneider destacou a vontade de ampliar e melhorar esse atendimento, especialmente no interior.

Nenhum comentário: