Enchente do Rio Taquari causa dezenas de desabrigados em Estrela - Dia 25 de agosto de 2013









Enchente causa mais de uma centena de desabrigados em Estrela

Enchente do Rio Taquari, que atingiu 23,83 metros, ou seja, 10,73 metros acima do nível normal, conforme medida da régua do Porto de Estrela, mobilizou autoridades e Defesa Civil do município.

Ás 23 horas do dia 25 de agosto de 2013, o Rio Taquari estabilizou trazendo tranqüilidade para população.

A precipitação pluviométrica chegou em média a 167 milímetros (conforme dados coletados pela Defesa Civil de Estrela, pelo técnico Cleto Werle) na Bacia do Taquari-Antas que causou diversos transtornos e alagamentos em todo Vale.

Em Estrela, 30 famílias desabrigadas e 86 desalojadas. 

Os desabrigados foram removidos para o Ginásio Ito Snel do Colégio Martin Luther. Já os desalojados foram para casa de parentes e amigos. Uma senhora foi retirada pela UTI Móvel da Prefeitura de Estrela, e conduzida ao abrigo, por problemas de locomoção.

Jorge Both, da Defesa Civil de Estrela, coordenou as atividades de monitoramento e retirada dos atingidos pelo alagamento.

Uma Unidade Móvel, coordenada pelo Agente Carlos Bremm, percorreu as áreas de risco, orientando a população para necessidade de remoção, na mesma medida em que as águas subiam, de acordo com o Plano de Contingência do município de Estrela, elaborada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Atividade de campo iniciada às 19 horas do dia 24 e concluída às 23 horas do dia 25 de agosto, totalizando 28 horas ininterruptas de trabalho.

Também participaram da operação os secretários municipais, Henrique Laguemann, Cristiano Nogueira da Rosa, Luis Kalsing e o adjunto da Secretaria da Saúde, Fabiano Diehl durante todo tempo de duração das atividades. O Prefeito Municipal Carlos Rafael Mallmann, acompanhou toda operação, inclusive na Sede da Defesa Civil de Estrela.

De hora em hora as operações e orientações da Defesa Civil de Estrela foram sendo divulgadas nas redes sociais.

Além dos caminhões da Prefeitura de Estrela, também de empresas particulares (Morelli e Rapidão São Paulo, Transportadora Trânsito) apoiaram na retirada da população atingida pelas águas.

Locatelli Sub-Chefe Defesa Civil Estadual, Tenente Coronel Vinícius Renner – Coordenador Regional, e Coordenador da Defesa Civil de Estrela - Jorge Both, se reuniram no dia 25 para avaliar a situação tendo em vista que nosso município era centro das preocupações devido as fortes chuvas que caíram na região. Mas segundo Both, a situação de retirada de pessoas das áreas de risco estava transcorrendo de forma prática e organizada.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: