Defesa Civil de Estrela avalia plano de contingência


Defesa Civil de Estrela avalia plano de contingência

O Governo de Estrela anunciou no início do ano a profissionalização da Defesa Civil, que até então funcionava de forma voluntária na cidade. Sob o comando do militar da reserva Jorge Both, construiu-se um Plano de Contingência para o município, que na última semana foi implantado com sucesso na avaliação do prefeito Carlos Rafael Mallmann. O Plano permite o adiantamento das situações de risco.

Ainda na noite de sábado (24), da sala de comando da Defesa Civil, o processo de evacuação das residências foi coordenado. "Monitoramos a subida do rio e sabíamos exatamente a ordem de retirada das famílias, evitando assim a correria e até mesmo o deslocamento desnecessário daqueles que não seriam atingidos", revela Both. Além do boletim permanente oferecido pela medição da régua da Petrobrás, no Porto de Estrela, a Defesa Civil manteve-se atualizada também por réguas próprias instaladas em Encantado e pelo contato direto com os comandos de Defesa Civil do resto do Estado, e pela barragem da usina hidroelétrica do município de Veranópolis. "Quanto maior for o monitoramento, mais precisa será a informação e mais eficiente as ações que forem tomadas", reflete o agente Carlos Bremm.

Aliado ao Plano de Contingência, o aparelhamento da Defesa Civil, com veículo e outros instrumentos eletrônicos deu mais dinâmica ao processo. Foram removidas 27 famílias para o Ginásio Ito Snel, no Bairro Oriental e outras 76 deixaram suas casas e foram para parentes ou vizinhos. Ao todo, mais de 400 pessoas foram diretamente atingidas pela enchente que marcou em seu pico 23,83 metros. "Não podemos deixar de agradecer aos inúmeros voluntários, empresas da cidade que cederam caminhões, gente que doou alimentos, colchões e cobertores, enfim, todos que envolveram-se no processo sejam funcionários públicos ou não", finaliza.

Até o momento dez famílias permanecem abrigadas no ginásio municipal. Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Gabinete da Primeira Dama auxiliam os desabrigados.

Fotos: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: