Comunidade discute mudanças no trânsito de Estrela



Comunidade discute mudanças no trânsito de Estrela

Na sexta-feira (23), na sala de reuniões da Câmara de Vereadores, iniciou-se o processo de discussão para mudanças no trânsito de Estrela. O encontro foi promovido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela e contou com a presença de empresários, vereadores, engenheiros, comando da Brigada Militar e demais interessados.

O coordenador do departamento de Trânsito do município, Arcelino Madke, em parceria com o vereador Gerson da Silva – que voluntariamente transformou as ideias em uma apresentação 3D – mostrou as principais mudanças sugeridas pelo departamento. O plano, conforme explicou o secretário Marco Aurélio Wermann, limitou-se neste primeiro momento a área central da cidade. “Há gargalos em outros pontos, mas optamos por iniciar este processo de transformação pelo Centro, pois é o local onde as medidas estudadas geram menor custo e podem ser aplicadas rapidamente”, enfatiza.

Entre as modificações, está a efetivação da preferencial nas rótulas da Rua Bruno Schwertner, seguindo o mesmo padrão da rótula na Avenida Rio Branco, em frente a Rodoviária. O recuo das faixas de segurança e instalação de gradil nas esquinas, evitando a travessia irregular, também devem ser adotadas nas principais esquinas do Centro. A mudança que gerou maior discussão, no entanto, foi a proposta de inversão da mão da Rua Tiradentes nas esquinas entre a Rua Bruno Schwertner e 13 de Maio. “Ocorrem frequentes engarrafamentos entre estas duas rótulas porque todo trânsito hoje flui pela Coronel Müssnich. Com esta inversão estaremos dando uma nova rota como opção”, enfatiza Madke.

Ao final do encontro, Wermann lembrou que outras sugestões são bem-vindas e que os planos devem ser efetivados ainda neste semestre.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Joílson Pereira

Nenhum comentário: