Notícias Vale do Taquari - 18 de Julho de 2013


Em Relvado, o Dia do Colono e Motorista, será celebrado no sábado, dia 20, com jantar-baile no salão paroquial. Na ocasião, o grupo de cantoria italiana La Felicitá lança o seu segundo CD.

A Secretaria de Educação de Travesseiro concluiu a atualização do Plano de Ações Articuladas, com o objetivo de potencializar a infraestrutura das escolas da rede. Dentre as ações previstas está a aquisição de mobiliário para as escolas Criança Esperança e Pedro Pretto, ônibus escolares, acervos didáticos, brinquedos diversos, materiais de multimídia, além da ampliação da Escola Pedro Pretto.

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari realiza o quarto encontro de legisladores deste ano neste sábado, dia 20, em Doutor Ricardo. O encontro ocorre no Centro de Convivência Municipal Padre Giocondo Vaccaro.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Clara do Sul realiza hoje, das 13 às 17 horas, no Salão Paroquial, a VI Conferência Municipal de Assistência Social. Entre os assuntos a serem discutidos estão a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

O PP (Partido Progressista) terá Encontro Regional no dia 09 de agosto, em Arvorezinha. O encontro ocorre, a partir das 20 horas, no Ginásio de Esportes, e contará com a presença da Senadora Ana Amélia Lemos.

Oito municípios da região foram contemplados com recursos do Governo do Estado, para aquisição de equipamentos e veículos nas Unidades Básicas de Saúde. As cidades de Arvorezinha, Nova Bréscia, Putinga e Tabaí recebem 100 mil reais cada. Para os municípios de Roca Sales, Itapuca e Teutônia o recurso é de 50 mil reais. Já a cidade de Taquari recebe 228 mil reais. No total para o Vale do Taquari foram destinados 728 mil reais.

Um grupo investidor de Lajeado deve investir na cidade de Estrela, construindo um porto seco na Transatarita. Numa área de 30 mil metros quadrados devem ser concluídos 24 pavilhões que abrigarão indústrias de vários portes. O investimento deve ser de 7 milhões de reais.

Está programada para este sábado (20) e domingo (21) a 32ª Festa do Colono Alemão, em Nova Santa Cruz – Santa Clara do Sul. Organizado pelo EC Cruzeiro, o evento é um dos mais tradicionais do Vale do Taquari, e, engloba uma série de atividades artísticas e culturais, com destaque também para gastronomia germânica.

Nos dias 25, 26 e 27 de julho acontece o 1º Festival de Inverno de Cerveja Artesanal de Estrela. A programação será a seguinte:

-Dia 25, no Estrela Palace Hotel, palestra "Papo Cervejeiro" com representantes da Cerveja Coruja e da Cervejaria Seasons. Ingresso 1 kg de alimento;

-Dias 26 e 27 pela manhã, Jornada Técnica para produtores de cerveja.
As inscrições podem ser feitas pelo email acervaestrela@gmail.com, valor 1 kg de alimento.
Dia 27, a partir das 14h30min, na Lupus Land, Festival com 10 microcervejarias de todo o estado, show de bandas e encerramento com a Cachorro Grande.

A Secretaria da Saúde de Travesseiro segue com o ciclo de palestras da dentista nos encontros dos grupos de Terceira Idade do município. A dentista Ana Paula Knecht aborda assuntos sobre os cuidados com os dentes naturais, próteses, e higiene bucal, câncer bucal que é raro, mas que todos precisam ficar atentos para mudanças ou feridas na boca.

A equipe de Estratégia de Saúde da Família de Relvado vai organizar um grupo de dependentes do tabaco. Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição na Unidade de Saúde.

Na presença de autoridades e convidados, a jovem Caroline Jacobs foi coroada Miss Roca Sales 2014. A solenidade ocorreu no Gabinete da Prefeitura. A coroação oficial ocorrerá dia 07 de setembro, no Canoas Parque Hotel. A beldade representará Roca Sales no concurso Miss RS Band 2014.

Com o objetivo de estimular e promover o turismo regional, os Vales do Rio Pardo e Taquari apresentaram na noite de ontem, a programação do 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales. A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Troller, no Parque Histórico de Lajeado, e contou com a presença de autoridades políticas, lideranças do turismo, empreendedores e imprensa. O evento, que ocorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Parque do Imigrante, em Lajeado, colocará em evidência os principais destinos, produtos e segmentos do turismo do Sul do país. Os espaços do Salão de Turismo dos Vales – Explore Novos Caminhos serão divididos em Feira de Rotas e Roteiros Turísticos, Atividades Técnicas e Rodada de Negócios, Festival de Cultura, Gastronomia Regional e Produtos Regionais. O coordenador do evento, Rafael Fontana, apresentou a programação oficial. A expectativa, segundo ele, é receber 8 mil visitantes, além de 500 representantes de agências de turismo e jornalistas. Nesta primeira edição serão ocupados 130 espaços divididos em três pavilhões. Mais de 180 profissionais estão envolvidos nos preparativos.

A Secretaria de Obras de Capitão trabalha nesta semana na recuperação, patrolamento, limpeza e colocação de material na estrada de acesso a comunidade de Linha Marinheira, travessa de Linha Zanotelli à Linha Marinheira e ainda a travessa que liga as ruas Augusto Ritt e Leopoldo Gasparotto. A equipe das obras também está realizando serviços particulares de terraplanagens e de melhorias nos acessos.

O Hospital Ouro Branco de Teutônia recebeu a visita do deputado estadual Lucas Redecker (PSDB). O parlamentar foi recebido pelo diretor executivo da casa de saúde, André Lagemann. Na ocasião Redecker conheceu o novo Centro Cirúrgico e Obstétrico e as demais instalações do Hospital Ouro Branco. O deputado se colocou à disposição da direção do hospital e elogiou o trabalho realizado.

Lajeado é o próximo destino do projeto Giro Pelo Rio Grande da Fecomércio-RS. A reunião no município ocorre no dia 09 de agosto e tem como organizador local o Sindilojas Vale do Taquari. A programação ocorrerá das 8h15min às 15h no Weiand Hotel, e, incluirá apresentação do cenário atual do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac; painel sobre os desafios do Rio Grande do Sul com foco nas temáticas econômica, tributária e política; e reuniões de sindicatos com empresários.

Nesta sexta-feira, dia 19, às 16 horas, será realizada a entrega de uma nova viatura ao Corpo de Bombeiros de Estrela originária da Consulta Popular. O ato acontecerá na sede do batalhão, no Bairro dos Estados.

O Cineclube Real de Arroio do Meio exibe hoje, às 19 horas, o filme "Sombras de Goya". O Cineclube está instalado junto ao prédio da Secretaria de Educação e Cultura, A entrada é franca.

Na próxima terça-feira, dia 23, acontece a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Roca Sales. O evento inicia às 13 horas e ocorre no Ginásio de Esportes do Centro Social Urbano.

Hoje, às 19 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Estrela, o lançamento do livro “Irno Delai – 50 Anos transformando sonhos em realidade e sucesso”. A obra é de autoria do professor e escritor Airto Francisco Gomes.

A Prefeitura de Santa Clara do Sul abriu processo seletivo para a contratação de um operário e de um operário especializado. Os interessados podem se inscrever ainda hoje no Centro Administrativo. A inscrição custa R$ 34. As provas do concurso público serão realizadas no dia 26 de julho, às 14 horas, no Centro Administrativo

A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Encantado (ADC-Encantado), realiza na noite de hoje mais um encontro comunitário. A reunião acontece no pavilhão da comunidade de Linha Argola, a partir das 19 horas, reunindo lideranças e comunidade local.

Arroio do Meio está pré-selecionado para a obtenção de R$ 1,6 milhão de recursos para a execução de obras de melhorias nas redes de água do interior. Caso aprovado, cerca de 500 famílias das comunidades de Picada Arroio do Meio, Arroio Grande e Palmas serão beneficiadas.

Em Imigrante está em andamento o projeto “Amigos da Leitura”, que disponibiliza livros aos trabalhadores de empresas do município. Hoje, das 11h40min às 12h40min, os integrantes do projeto estarão na empresa Bertolini, e, às 17h30min na Spalim, no bairro Daltro Filho

Representantes dos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul, membros da Secretaria Estadual da Agricultura e do Instituto Brasileiro da Erva Mate, participam no próximo final de semana, na Argentina, da 35ª Festa Nacional da Erva-Mate. Conforme o responsável pelo Ibramate, em Ilópolis, Roberto Ferron, o objetivo da viagem é a troca de experiências entre os países produtores de erva mate.

Hoje, às 14 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Travesseiro, a reunião do Conselho Municipal Agropecuário.

No período de 22 a 25 de julho, das 19h15min às 22h15min, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza o curso “Dicção, desinibição e oratória”. O curso será ministrado pelo jornalista Fabiano Conte.

Marcos Siqueira, 25 anos, natural de Encantado, reside em Porto Alegre onde atua como modelo. Ele é o representante do município de Encantado na final do Mister Rio Grande do Sul 2014, que acontece nos dias 19 e 20 de setembro no Canoas Parque Hotel. O jovem esteve durante esta semana visitando os familiares na cidade e participando de uma reunião no Centro Administrativo onde recebeu o apoio da Administração Municipal, através da Secretária da Juventude, Desporto e Turismo, Anapaula Gotardi e da Câmara de Vereadores, pelo seu presidente Jonas Calvi.

O Fundo Estadual da Pessoa Idosa virou realidade. Aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, o Fundo deve possibilitar a captação de recursos para aplicar em políticas públicas com objetivo de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população gaúcha. A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos será responsável pela gestão do Fundo da Pessoa Idosa. 

Uma inciativa do deputado Ernani Polo (PP) pretende facilitar o trânsito de cavalos em eventos culturais no Estado. A matéria propõe a instituição do “passaporte equestre”, documento que proprietários de equinos poderão solicitar e será equivalente à Guia de Transporte Animal.

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.512 da Mega-Sena, realizado ontem na cidade de São Paulo. A estimativa é de que seja de R$ 10 milhões o prêmio para o próximo sorteio, que ocorre no sábado, dia 20 de julho. As dezenas sorteadas foram: 11 - 28 - 35 - 42 - 46 - 58.

Nenhum comentário: