Estrela-RS - Prefeito recebe manifestantes no gabinete


Prefeito recebe manifestantes no gabinete
No início da noite de terça-feira (16), o prefeito Carlos Rafael Mallmann recebeu em seu gabinete, na Prefeitura de Estrela, o grupo de manifestantes que entregou carta de reivindicações à Câmara Municipal. Cerca de dez jovens dialogaram, por mais de duas horas, com o chefe do Executivo em busca de soluções para algumas das demandas apresentadas.
Ao todo, a carta de reivindicações apresentava 29 itens, dos quais 16 cabiam a manifestação direta da Prefeitura. No entanto, Mallmann fez questão de discutir cada ponto da carta com os jovens. “Em primeiro lugar gostaria de lhes parabenizar pela iniciativa e dizer que estamos de portas abertas para este diálogo maduro”, enfatiza.
Mallmann apresentou as contas públicas e os caminhos para acompanhá-las através do Portal da Transparência do site oficial do município. Além disso, falou sobre Cargos de Confiança e números de funcionários públicos em atividade. “Não temos nada a esconder. É público e de direito do cidadão estas informações”, acrescenta. Especificamente sobre a tarifa do transporte urbano municipal comprometeu-se de até novembro apresentar a licitação do mesmo. O prefeito explicou que na história do município nunca houve contratos de concessão firmados, algo que será mudado em seu governo. No entanto, disse que fará o processo com tranquilidade, buscando o melhor para o município. “Um erro, uma precipitação e o cidadão pode ser o mais prejudicado”, diz.
Outro tema abordado foi em relação ao auxílio do transporte universitário. Mallmann lembrou que era um benefício já oferecido pelo município até 2002. Solicitou aos jovens que organizassem-se em associações. “O Executivo precisa saber da demanda existente. Assim que tivermos este dado, nos comprometemos em fazer um repasse às associações dentro de nossas possibilidades orçamentárias. Adianto que não podemos pagar tudo, mas oferecer um auxílio é possível”, comenta.
Ao final do encontro o prefeito de Estrela colocou-se à disposição para assinar, junto com a comunidade, documentos reivindicatórios destinados às esferas estadual e federal em assuntos como a Reforma Política e aumentos de recursos para Educação e Saúde. Mallmann também enviará documento oficial dos temas abordados aos jovens e espera manter o diálogo aberto com o grupo.

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: