Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 18.07.13


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 18.07.13

MAGRA-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

FELIPE (MD):"Eu sempre nunca fui contra a fiscalização".

ERNANI (PMDB):"O Andreas foi recentemente agora para Brasília".

FRASE: "Temos que fazer de novo um quiosque na Praça Menna Barreto, algo que nos lembre o Abrigo Municipal" (Andreas Hanester, Vereador do PP)

Adriano Scheeren (PSB) reclamou do acostamento da Rota do Sol, "está muito danificado, principalmente nas paradas de ônibus". Disse que preocupa os motoristas, pois pode cortar pneus ou danificar a suspensão dos ônibus. "Antes que ocorra uma tragédia o DAER tem que tomar providências, pois em muitos locais os ônibus tem que ficar com um rodado em cima da pista". Não me leva a mal vereador, mas esperar algo do DAER? Só para dar um exemplo, no trevinho da Boa União, início da Rota do Sol, apesar de Ernani de Castro (PMDB) ter feito inúmeros pedidos à entidade, o local está cada vez pior. Acho que algo só vai ser feito de pois de algum acidente grave no local.

A Saúde foi novamente um dos assuntos dos Vereadores de Estrela. Só que desta vez, em outro tom. Gérson da Silva (PT) comentou a reunião da Comissão da Saúde da Câmara, mais o Secretário da Saúde Elmar Schneider, Presidente da Câmara José Alves (PTB) e direção do Hospital Estrela. "Foi um encontro bem sucedido", afirmou. Paulão Scheeren (MD) disse que realmente, agora são dois médicos e não um só no plantão, entre outras melhorias. "Deveremos ter bons resultados daqui prá frente". Senti otimismo nos edis.

Andreas Hamester (PP) esteve com o Prefeito Rafael Mallmann por tres dias em Brasília, semana passada. "Junto com quase cinco mil Prefeitos do País todo. E eles estavam indignados, com um grande espírito de protestos". Segundo o Vereador, os municípios tem cada vez mais funções e mais obrigações repassadas pelo Governo Federal - mas dos impostos cobrados, os municípios ficam com 10%, o Estado com 20% e a União com 70%. "Os Prefeitos tem que ir a Brasília com um chapéu ou um pires na mão para pedir dinheiro", afirmou.

Elmar Schneider ficou muito satisfeito com sua primeira conquista, em nivel federal, como novo Secretário Municipal da Saúde. É que o Prefeito Rafael Mallmann, em sua ida a Brasília semana passada, conseguiu confirmação - que logo depois foi publicada no Diário Oficial da União - da destinação de R$ 512 mil para a construção do novo Posto de Saúde do Bairro Boa União. O local é onde funcionava a AJES - Associação dos Jovens Estrelenses. "É um investimento conjunto do Governo Federal, Prefeitura e População - tudo para a População". Com esta informação, Ernani de Castro (PMDB) explicou que vai ser mais fácil atender as quase 400 familias que irão habitar as novas casas populares que serão construidas logo após o Bairro Pinheiros, na Rota do Sol - preocupação levantada pela vereadora Lorena Hauschild (PR). Que alíás, ressaltou também a necessidade de instalar no local área de lazer e uma escola infantil.

Falando em Secretário Schneidinha: Sábado a sua Secretaria promoveu o 1º Encontro Municipal da Saúde no Estrela Palace Hotel. Palestraram o ex- Deputado e ex-Secretário Estadual da Saúde Antenor Ferrari, ex-Prefeito de Estrela e atual Coordenador do Grupo Técnico da Saúde da Famurs Leonildo José Mariani e o ex-Secretário da Saúde de Estrela Arlei Simon dos Santos.

Mariani deixou claro que quem investe pouco na Saúde não são os municípios, e sim o Estado e a União. Arlei ressaltou que as pessoas só procuram o setor da saúde quando precisam, "por isso a equipe deve estar de forma tranquila, devem ter um bom acompanhamento". Ferrari ressaltou que no setor público o atendimento tem que ser em conjunto. "O bom atendimento da saúde deve iniciar na porta, é o primeiro sinal que o necessitado terá cura. As pessoas se sentirão seguras". Afirmou que o grande problema da Saúde no País não está no dinheiro, e sim, no gerenciamento. Elmar Schneider disse que a solução da saúde em Estrela, estava presente naquele encontro. Afirmou que "a solução está nesta sala", referindo-se aos servidores presentes. O Vice Prefeito Valmor Griebeler ressaltou que o objetivo é melhorar sempre neste setor e o Prefeito Rafael Mallmann deixou claro que será feito o melhor por Estrela, no que se refere a saúde da população. Logo depois as 70 pessoas presentes fizeram um amplo debate que se estendeu até a tarde.

A Comissão Organizadora do 5º Encontro dos Ex-Atletas, Ex-Dirigentes e Amigos do Estrela FC se reuniu novamente segunda-feira no Restaurante Bar do Adão. Ficou definitivamente acertada a data, vai ser dia nove de novembro, novamente na sede do CTG Estrela do Rio Grande. E está quase definida a lista dos homenageados, a próxima reunião acontece dia 12 de agosto.

Ainda sobre as conquistas de Rafael Mallmann em Brasilia: Conseguiu duas dragas para deixar novamente em dia o canal de navegação do Rio Taquari - e com isso, o Porto de Estrela poderá novamente receber embarcações com seu calado normal. E outra novidade é que a Camera vai usar a ferrovia para o transporte do biocombustivel que será aqui produzido. Significará no mínimo 30 caminhões a menos por dia, nas rodovias. A usina de biodiesel de Estrela será inaugurada em janeiro de 2014. Mas o uso da ferrovia já deve começar em setembro deste ano.

Nenhum comentário: