Estrela-RS - Maria da Graça Hansen - Uma vida dedicada aos livros e leitores


Maria da Graça Hansen - Uma vida dedicada aos livros e leitores

A Biblioteca Pública Municipal de Estrela foi criada em 1960, na primeira administração do então prefeito Bertholdo Gausmann, já mudou de endereço quatro vezes, ganhou o nome em homenagem ao escritor Francisco Reckziegel (Assis Sampaio), e vai receber melhorias em breve.

Para contar essa história procuramos a funcionária pública Maria da Graça Hansen que trabalha na Biblioteca há 32 anos, e possui uma vida dedicada aos livros e aos leitores.

Maria nasceu em Rio Pardo, chegou com a família à Estrela em 1960. Seu pai Manoel Moraes, cuja profissão era mecânico, veio para trabalhar na Cervejaria Polar. Casada com Erineu, é mãe de Fábio, Daniel e Betina. 

Foi contratada para trabalhar na Prefeitura em 1° de abril de 1981, pelo prefeito da época, Hélio Müsskopf, iniciando suas atividades diretamente na Biblioteca. Lembra que, juntamente com sua ex colega Isolde de Oliveira, tiveram que organizar os livros, no prédio atrás da Prefeitura, onde hoje se situa o setor de compras. 

Em seguida, a Biblioteca foi transferida para a Casa Dr. Lauro Reinaldo Müller (Castelinho), onde os livros foram catalogados em fichas, identificando o autor, o título e o assunto.

Em 1999, a informatização foi implantada na Biblioteca com o objetivo de facilitar o trabalho e qualificar o atendimento aos leitores.

No ano de 2002, a Biblioteca mudou-se para o prédio onde funcionava a Livraria e Papelaria “O Paladino”. Atualmente está localizada num espaço da extinta fábrica de cerveja, na Rua Pinheiro Machado, no Centro de Estrela.

Maria da Graça aprendeu a conhecer os gostos e sabe os livros e autores de preferência dos leitores. A lista de títulos para aquisição de novos livros baseia-se no interesse do leitor, cujo número de cadastrados na Biblioteca chega a 7,5 mil, que retiram mensalmente em torno de 1.5 mil unidades. 

A dedicada funcionária salientou que sempre gostou de ver a Biblioteca lotada de alunos fazendo suas pesquisas para trabalhos escolares. Outros frequentadores do espaço são os universitários que se utilizam do acervo municipal para enriquecer seus trabalhos de conclusão.

Maria da Graça fala dos novos desafios para Biblioteca se manter viva nos tempos de internet, como promover a hora do conto e utilização do espaço físico com sistema wireless disponível aos usuários da WEB, que vem sendo estudado pela atual administração.

O Secretário da Educação, Marcelo Mallmann, pasta a qual pertence a Biblioteca Municipal, anunciou a instalação de um elevador, e Maria, sempre preocupada com todos, se diz satisfeita com a notícia, pois o mesmo facilitará o acesso dos leitores, especialmente dos idosos e deficientes físicos. Também está previsto a aquisição de livros inclusivos, escritos em braile, para deficientes visuais.

Somando-se a Maria da Graça, trabalham na Biblioteca Publica Municipal de Estrela: Elia Eichelberger, auxiliar de administração; Lisete Mallmann, serviços de recuperação e encadernação de livros e Elizete Bach que atua em serviços diversos, sendo todas destacadas por nossa entrevistada como integrantes de uma equipe dedicada, cuja missão é bem atender os leitores.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela - 20 de junho de 2013








Nenhum comentário: