Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação passou a funcionar no prédio histórico, o conhecido Castelinho, na Rua 13 de Maio, no Centro de Estrela


SEDESTH com sede no Castelinho 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação passou a funcionar no prédio histórico, o conhecido Castelinho, na Rua 13 de Maio, no Centro de Estrela. 

O local já teve múltiplas atividades ao longo de seus 108 anos de existência. Foi construído pelo Dr. Gabriel Schlatter, funcionando ali uma Clínica Cirúrgica de 1905 a 1909, após foi alugado para outros dois médicos, Dr. Gionanni Campelli e Dr. Samuel G. Leuenberger, que incluíram uma farmácia. 

Em 1919 a Clínica foi adquirida pelo Dr. Ernesto Emílio Welke, encerrando as atividades em 1929, em função da construção do Hospital Estrela. 

Depois serviu como Biblioteca Municipal, Casa de Cultura Dr. Lauro Reinaldo Müller entre outras. 

O Castelinho recebeu reformas internas, para abrigar a nova Secretaria e o gabinete da Primeira Dama, Carine Schwingel. 

O Secretário da SEDESTH, Cristiano Nogueira da Rosa, disse que a Secretaria trabalha com a proteção social, através de diversos programas, projetos e serviços. 

Afirmou que a Pasta mantém convênios com entidades assistências, participação e apoio técnico aos conselhos de direitos e políticas públicas como: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Idosos; Conselho de Assistência Social; e outros. 

Cadastra pessoas com riscos sociais para possibilitar acesso aos programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica. 

Cristiano destaca os Programas e Serviços desenvolvidos como o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias; GRACIE – Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense; CEMAIS – Centros Municipais de Atendimento Integrado; Programa Estrela Cor + Sabor de Segurança Alimentar; Programa Primeiros Passos; Pousada da Criança; além do Acolhimento Social. 

Na área da habitação, a SEDESTH atende famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social que necessitam de auxílio para construção, além disso, a Secretaria tem como meta o encaminhamento para emprego, e incentivar a geração de trabalho e renda. 

O novo espaço foi entregue ao público na sexta-feira, dia 10 de maio, com a presença de diversas autoridades, funcionários e população em geral. 

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos








Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: