Jornal Folha de Estrela - Coluna do Luca - Pílulas em Preto e Branco - 24 de maio de 2013

Luiz Carlos Freitag

PÍLULAS EM PRETO E BRANCO:

MAGRA-INVENTIVA, hoje, não tem porque a Sessão de segunda-feira foi Solene, em homenagem aos 137 anos de Estrela.

FRASE: "O Chucrute é festa nossa, é a festa de Estrela" (Ernani Sehn, Presidente da Comunidade Evangélica na Sessão Solene da Câmara).

Um bom público se fez presente no Centro Comunitário Cristo Rei, segunda-feira, 20 de maio, feriado municipal pelos 137 anos de Estrela. Só ouvi elogios pelo verdadeiro espetáculo que era a decoração do local, pela festa dos 48 anos do Festival do Chucrute.

O vereador Adriano Scheeren (PSB) falou em nome de seus colegas, na Sessão Solene. Lembrou que Estrela é o Município Mãe de muitos outros municípios da Região. "É uma cidade de colonização alemã, somos a Princesa do Vale. Estrela é cada um de nós, Estrela é o seu povo", afirmou.

Valmor Griebeler, Vice-Prefeito disse que temos muito para comemorar nesta caminhada de 137 anos. "Segundo palavras do nosso Prefeito, o segredo do sucesso de nossa administração está no nosso povo". Valmor disse que "não temos só o desejo de desenvolver Estrela, mas sim, temos este compromisso com todos". Ele acentuou que além da festa dos 137 anos de Estrela, o que também deixava a todos muito orgulhosos era o 48º Festival do Chucrute.

Já o Prefeito Rafael Mallmann disse que o Município de Estrela foi feito pelas pessoas, "o Município é constituido de pessoas" Ele fez uma homenagem em nome da administração, para o Presidente da Comunidade Evangélica, Ernane Sehn, por tudo o que tem feito para Estrela.

E o Presidente da Câmara, José Alves (PTB), ao encerrar a Sessão, disse que Estrela é uma das cidades consideradas das melhores pela qualidade de vida em todo o Rio Grande do Sul e inclusive no País, o que deixava a todos muito orgulhosos.

Informação foi me passada pelo Secretário da Agricultura José Adão Braun: A irrigação é uma das principais metas de sua pasta. Afirmou que os produtores de leite tem que ter alimentação para seus animais, assegurada em qualquer situação. Disse que a intenção é juntar a produção de peixes com a irrigação: "A pastagem tem que estar a disposição o ano todo, pois Estrela é o maior produtor de leite da Região, não só em quantidade mas também em qualidade". Segundo José Adão Braun, com uma boa irrigação, os produtores de leite tem pastagem para seus animais em qualquer estação do ano, o que facilita muito a produção leiteira.

Ainda o setor agrícola: Foi reativada a Associação dos Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, em reunião realizada segunda-feira pela manhã em Estrela. O presidente escolhido é o Secretário da Agricultura de Progresso e o Vice é o de Estrela, José Adão Braun. A primeira reunião para tratar dos trabalhos acontece nos próximos dias, na Suinofest de Encantado. Ah, a Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari se colocou a disposição para auxiliar no que for necessário.

Semana passada escrevi que o Prefeito Rafael Mallmann havia me informado quais as ruas de Estrela entrarão no PAC 2 para a pavimentação. Pois hoje divulgarei quais as ruas do Bairro Boa União, que serão beneficiadas após a aprovação final e assinatura dos contratos, dia 21 de outubro: Serão as Ruas Antônio Firnkes, Teutônia, Roca Sales, Edmundo Müller e Osvaldo A. Müller. E de quebra: No Bairro das Indústrias será pavimentada a Rua Leopoldo Edgar Sulzbach. Rafael Mallmann disse que logo depois da assinatura, as obras deverão iniciar. Ah, semana que vem, tem mais informações.

Uma correção, numa das mensagens do aniversário de Estrela, Edição Especial da Folha, que circulou dia 20 de maio. O Presidente do PP, Coronel Carmo Horn me cobrou que na mensagem do seu partido faltou a informação do significado do número 137. Realmente, fui conferir, faltou a palavra "anos". Então está feita a correção, mas eu até comentei com o Coronel Carmo que graças a este pequeno lapso, aquela foi a mensagem mais comentada.

O Diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social, Elmar André Schneider, comentou comigo que o Vale do Taquari tenha 9.600 famílias na Bolsa Família "significa que o Cadastro Único da Região tem 24 mil familias, mas foram solicitadas apenas 1.473 vagas para cursos de qualificação profissional". Elmar Schneider disse que os empresários precisam explicar quais os cursos que necessitam, pois o Rio Grande do Sul foi o Estado que mais qualificou mão de obra. "Queremos ajudar Estrela e o Vale do Taquari mas atualmente só cinco municípios daqui fizeram solicitação de vagas em cursos", afirmou.

De novo falando em aniversário de Estrela: Neste sábado acontece o Segundo Baile do 48º Aniversário do Festival do Chucrute. O primeiro já foi um grande sucesso e para este, não existem mais ingressos já há algum tempo. A animação vai ser da Banda K’Anecus e novamente os quase 500 integrantes dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, sem dúvida vão se esmerar nas apresentações. E os pratos típicos alemães vão novamente ser o ponto alto no que se refere ao cardápio a ser servido. E também um destaque para a Maifest e o 14º ParkChoppFest, pena que a chuva atrapalhou um pouco, mas nada que estragasse as festividades.

Nenhum comentário: