Defesa Civil de Estrela – Ações preventivas em primeiro lugar



Defesa Civil de Estrela – Ações preventivas em primeiro lugar 

A defesa civil de Estrela, em breve contará com sede própria, na Rua Pinheiro Machado, 319, junto ao antigo prédio da AMBEV. 

Seu coordenador é Jorge Ademar Both, integrante da Brigada Militar por 30 anos, contando ainda com Carlos Alessandro Bremm, que vem se especializando na área. 

Segundo Both, nos últimos anos houve diversos fenômenos climáticos no mundo (enchentes, estiagem, granizo, vendavais, desmoronamentos, erosões) e sinistros provocados pela atividade humana (incêndios, acidentes com cargas de produtos perigosos, defeitos em edificações), chegando-se a conclusão que a “Defesa Civil deve ter atuação 24h por dia, em todo lugar”. Em Estrela não é diferente, no governo atual, a defesa civil deixa de ser um órgão que atua apenas em dias de enchente do Rio Taquari, para trabalhar também no que se refere à prevenção. 

“As ações Preventivas Desenvolvidas em períodos de normalidade, é fase de extrema importância, por ser o momento de elaboração de planos e dos exercícios simulados, destinados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de autodefesa, conforme o risco enfrentado no município de Estrela”, afirma o Coordenador. 

Jorge Both destaca que estar preparado para prestar socorro é outra prioridade: os trabalhos desta fase atuam direto nos efeitos da ocorrência e são desenvolvidos com emprego coordenado de pessoal treinado dos vários órgãos envolvidos, conforme planos preestabelecidos. É a fase, por exemplo, da extinção do incêndio, resgates de vítimas, evacuação etc. 

Existe ainda a fase assistencial que ocorre concomitante ou logo depois do impacto da emergência. Constituem-se no abrigo, alimentação e assistência médica à população atingida. 

A fase recuperativa, que compreende as obras de reparos dos danos, é a mais longa e onerosa. É o período dos investimentos, visando à volta da normalidade na área atingida, recuperando as condições anteriores da vida comunitária. Neste período, fecha-se o ciclo do atendimento da emergência e inicia-se a prevenção de novos desastres. 

O Coordenador da Defesa Civil de Estrela destaca que em qualquer fase desse trabalho o regime é de cooperação entre os níveis de governo e a comunidade, com aproveitamento máximo dos recursos disponíveis. 

Medidas efetivas em andamento no município de Estrela 

A missão da Defesa Civil de Estrela é proteger a vida humana em todos os aspectos, e para isso foi elaborado um Mapa que identificou 12 pontos como área de riscos em enchentes, para facilitar a evacuação diante do fenômeno das cheias, que de tempos em tempos se apresenta no Rio Taquari. 

Outro aspecto que vem merecendo destaque em Estrela, diz respeito às cargas perigosas, manuseio e utilização fabril de produtos inflamáveis, já sendo trabalhado junto às empresas, postos de combustíveis e população ao em torno dos estabelecimentos sobre medidas em caso de emergência. 

A Defesa Civil de Estrela elaborou um boletim Informativo sobre “Procedimentos em Situações de Acidentes com Produtos Perigosos”, que está sendo distribuído na comunidade, sobre como proceder e com telefones úteis – 199, (51) 3981-1174 e (51) 8455-8070 que são da Defesa Civil, além do 190 da Brigada Militar e 193 do Corpo de Bombeiros. 

Outra medida foi a realização de um Seminário que ocorreu no mês de março sobre transporte de produtos perigosos, com a participação de empresas, Técnicos de Segurança, Bombeiros e Defesa Civil, inclusive com aula prática no Posto da Polícia Rodoviária Federal em Lajeado, quando 26 veículos com cargas de produtos perigosos foram parados e identificados 96 notificações de irregularidades. 

Para o Mês de setembro está previsto para acontecer em Estrela um simulado sobre Produtos Perigosos quando o tema será novamente abordado, tendo na coordenação a Defesa Civil Estadual. 

No sábado, dia 11 de maio, a Defesa Civil de Estrela participou do evento Viva o Taquari Vivo levando informações sobre segurança e cuidados que foram adotados durante a operação de recolhimento de lixo das barrancas do Rio Taquari. 

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos





Nenhum comentário: