Vereadores de Estrela e seus pronunciamentos em 22 de abril de 2013


Vereadores rejeitam projeto que repassa impostos para a população 
Na sessão desta segunda-feira (22) os vereadores rejeitaram o polêmico Projeto de Lei 22-04/2012, que estava desde o ano passado em comissão especial. O projeto faculta aos Oficiais de Registros e aos Tabeliães repassarem o imposto de ISSQN aos usuários destes serviços. Quando o projeto foi posto em discussão vários edis se manifestaram sobre o assunto. O vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS) lembrou que já houve reunião com os donos de tabelionato para explicar esse projeto. “Eu não vou aceitar isso, todo mundo paga seus tributos que já são muitos e por isso sou contrário a esse projeto” revelou. O vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB) declarou que se absteria de votar este projeto pois ele deu entrada na casa no ano anterior, quando ele não estava na casa. A vereadora Lorena Hauschild também se manifestou contrária ao projeto. “Eu penso que a população já está cansada de impostos, e criar mais um imposto não é possível” salientou. 
O projeto foi rejeitado pela Câmara de Vereadores por 11 votos contrários e uma abstenção.

Trânsito de Estrela gera debate na Câmara de Vereadores 
Na sessão desta segunda-feira (22) o trânsito estrelense foi uma das pautas dos edis. A vereadora Lorena Hauschild (PR) destacou o crescimento da quantidade de veículos no município e as poucas vagas de estacionamento, o que resulta em dificuldades para motoristas estacionarem, principalmente na região central. “Há muitos casos em que motoqueiros estacionam em vagas para carros. É preciso redistribuir as vagas para contemplar motoristas e motoqueiros” disse. O vereador Andréas Hamester (PP) lembrou que desde o inicio do ano, oito vereadores já falaram sobre a situação atual do trânsito estrelense e citou três pontos cruciais que para ele são os principais gargalos: A Avenida Rio Branco, a Rua Coronel Mussnich, em frente ao edifício do IPÊ, e por fim a rótula em frente ao supermercado STR. “É preciso fazer um estudo amplo para melhorar todo o trânsito de Estrela, e não agir somente em questões pontuais” conclui. 

Vereadores discutem sobre participação de comunidade nos Jogos Intercomunitários 
Na tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela o vereador Felipe Schossler (PPS) parabenizou a iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) de realizar os Jogos Intercomunitários, mas acusou a secretaria de ter alijado uma comunidade. O vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS) também criticou a secretaria que teria deixado a comunidade evangélica de Novo Paraíso. “Será que esse povo não conhece o nosso interior ainda?” questionou. 

O vereador Ernani de Castro (PMDB) contou que foi procurado por causa dessa denúncia. “Fui me informar e as comunidades foram chamadas para reuniões, e essa comunidade não apareceu em nenhum das duas reuniões, ainda foram procurados depois disso, mas mesmo assim não compareceram” conta.

Projeto que termina com recesso no primeiro ano é aprovado no primeiro de dois turnos. 
O presidente da Câmara de vereadores de Estrela, José Itamar Alves (PTB) usou a tribuna nesta segunda-feira (22) para falar do fim do recesso parlamentar. O vereador propôs o Projeto de Emenda à Lei Orgânica n º25, de sua autoria, que acaba com o recesso no primeiro ano de legislatura. “Não é certo que o vereador trabalhe 15 dias e já comece o mandato com recesso” afirma. Alves lamentou que haja pouco envolvimento da população na vida política atualmente. Lembrou que há alguns anos o recesso chegava a três meses, e cobrou que quando há projetos positivos como esta emenda, alguns veículos de imprensa não repercutem esta notícia. 

Por ser uma Emenda à Lei Orgânica, o projeto do vereador Alves passa por dois turnos de votação. No primeiro turno, nesta segunda-feira (22), foi aprovado por unanimidade, devendo voltar à pauta em 30 dias para definição.

Vereador preocupado com situação de cães 
O vereador Gerson Adriano da Silva (PT) usou a tribuna durante a sessão desta segunda-feira (22) para pedir bom sendo aos donos de cachorros. O edil ressaltou a existência de legislação que obriga os donos de cachorros considerados perigosos a vestirem o animal com uma focinheira para evitar mordidas acidentais. Mas o parlamentar lembrou que é preciso atentar para todas as raças de cachorros. “O cão age muitas vezes por instinto, ele é territorial, mesmo sem a intenção ele pode machucar alguém, por isso peço bom senso aos donos que levam seu animal para passear” destaca. 
Silva também falou sobre a importância de os vereadores aprovarem o Projeto de Lei 063-01/2013, que autoriza o Poder Executivo a repassar um auxílio de R$3.000,00 (três mil reais) por mês para a ONG AEPA,que recolhe animais abandonados na cidade.

Vereador aponta casas em situação de risco no bairro das Indústrias 
Nesta segunda-feira (22) o vereador Ernani de Castro (PMDB) afirmou estar preocupado com a situação de algumas moradias no bairro das Indústrias. Castro relatou visita à localidade de Vila Teresa, acompanhado do chefe da Defesa Civil de Estrela Jorge Both, para avaliar a situação de moradias em áreas alagáveis. “Constatamos que existem casas que além de estarem em área de alagamento, os terrenos não possuem um acesso para a rua, o que dificulta em casos de remoção destas famílias” conta. 
O parlamentar afirma que é necessário investigar como foram autorizadas as edificações em áreas como esta. 

Matéria de Joilson Marcelo Pereira

Nenhum comentário: