Vale do Taquari Notícias - 21 de abril de 2013



Notícias do Vale do Taquari - 21 de abril de 2013

A trajetória do árbitro de futebol Leandro Vuaden é tema da primeira edição de 2013 do programa Nossos Cases, Nossas Histórias da CDL Lajeado. Em formato reunião-almoço, a atividade ocorre hoje, às 12 horas, na sede da entidade lojista, em Lajeado. Vuaden compartilhará com os presentes sua caminhada até se tornar um árbitro da Fifa As inscrições para o evento podem ser feitas através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br.

A Prefeitura de Colinas encerrou o período de inscrições do Concurso Público para cargos de cirurgião dentista, engenheiro civil, enfermeiro e médico. A prova será realizada dia 27 de abril, a partir das 8h30min, na Escola Municipal Ipiranga. Mais informações podem ser obtidas no site www.schnorr.com.br.

Até o dia 26 de abril, a Univates recebe inscrições para o curso “Capacitação para atuação em Conselhos Municipais”, destinado a integrantes de conselhos municipais e interessados em compreenderem o papel deste órgão. O curso ocorrerá de 03 a 17 de maio, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site Saiba mais')" >www.univates.br/cursosdeextensao.

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado adquiriu 650 novos livros, investindo 7 mil e 800 reais. As obras serão utilizadas pelas escolas de ensino fundamental e infantil do município.

A comemoração dos 25 anos de emancipação de Relvado começa dia 03 de maio com um jantar baile animado pelo grupo musical Família Paganini. Além das homenagens aos destaques do município será entregue a premiação dos certames esportivos municipais deste ano.

A Emater, Conselho de Clubes de Mães e STR de Encantado, em parceria com o SENAR, estão realizando dois cursos de informática, com mais de 20 participantes. Os cursos estão sendo realizados na Uergs.

O 8º Núcleo do CPERS/Sindicato realiza no dia 24 de abril, um Ato Público e caminhada em busca do respeito aos direitos conquistados pela categoria. A concentração será partir das 8 horas na Escola Érico Veríssimo no Bairro São Cristóvão, e de lá segue a caminhada até o Centro de Lajeado, com manifestações em frente ao Colégio Castelinho.

A exemplo da maioria das secretarias municipais de Saúde na região, Lajeado enfrenta a carência de medicamentos, muitos de uso contínuo e que qualifica a vida de portadores de enfermidades crônicas. Ontem o secretário de saúde de Lajeado Glademir Schwingel pediu calma e prometeu regularizar a situação nos próximos dias, mês depende do SUS e dos laboratórios.

Uma das turnês promovidas pelo "Arte Sesc – Cultura por toda parte" contemplará o município de Encantado com o teatro de rua "Vida de Cachorro". O Grupo Circo Petit Poa se apresenta neste sábado, dia 20, às 16 horas, na Praça da Bandeira. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo. 

A Secretaria da Agricultura e a Emater de Marques de Souza programaram dez reuniões em comunidades rurais para o mês de maio. Segundo o secretário Adair Laux a idéia de interiorizar a secretaria atende um pleito antigo dos agricultores, que querem técnicos e gestores numa mesma reunião com pauta aberta. Os assuntos principais serão o crédito rural, sementes do programa troca-troca, programas municipais de incentivos, sanidade animal e junto a entrega da vacina anti-aftosa.”

Dados do Ministério da Saúde indicam que 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e com base da informação alarmante a secretaria de Saúde de Roca Sales criou um projeto de saúde bucal, voltado para as crianças de zero à 14 anos. O projeto já está em prática com a dentista visitando escolas.

Os 17 alunos da Escola Municipal da localidade de Passo do Corvo - Arroio do Meio, receberam notebooks. A escola recebeu o equipamento por meio do programa "Um Computador por Aluno". O educandário atende alunos de quatro a onze anos, que freqüentam desde o Nível A até o 5º ano.

Os vereadores de Nova Bréscia aprovaram na sessão desta semana, quatro projetos encaminhados pelo poder executivo. Todos estão relacionados ao reajuste salarial em 8% para os servidores públicos municipais, ativos, inativos e para os agentes políticos. A partir de deste mês, o prefeito recebe 9 mil e 500 reais, o vice 3 mil e 800 reais. Os secretários passam a recebem e mil e 400 reais e os vereadores 2 mil reais.

Com o aumento salarial aprovado pela Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, o prefeito Sidnei Eckert passa a receber 17 mil reais. Já o vice-prefeito, secretários e presidente da Câmara passam a receber 5 mil e 500 reais e os outros dez vereadores, 3 mil e 700 reais.

A Secretaria de Educação e Cultura de Travesseiro está organizando a Feira Municipal do Livro que acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril na Escola Pedro Pretto. Entre as atrações a presença de escritores, peças teatrais, exposição e comercialização de livros e o palco aberto para apresentações culturais. Os interessados em se apresentar devem efetuar a inscrição na Secretaria da Educação.

A Associação dos Economistas dos Vales do Taquari e Rio Pardo reúne os seus filiados em um café da manhã, na próxima quarta-feira, dia 24, a partir das 7 horas no restaurante junto ao prédio 9 da Univates. O palestrante será o ex-presidente da Fiergs, Geraldo Pinto Rodrigues da Fonseca, que vai enfocar “Como empresas de pequeno e médio portes podem buscar investimentos para alavancar o crescimento”.

A Prefeitura de Roca Sales recebe até o dia 26 de abril, as inscrições para o processo seletivo de agente comunitário de saúde. A prova ocorrerá dia 11 de maio, na Escola Municipal Dom Pedro I, no Loteamento Sete de Setembro.

A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo está aceitando encomendas de mudas de eucalipto, acácia, pinus e erva-mate

O prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden, participa na próxima segunda-feira, dia 22, de uma audiência pública com o objetivo de debater a situação das concessões do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul e a implementação da Ferrosul. A assembleia ocorre a partir das 13h30min, no plenarinho da Assembleia Legislativa.

A administração municipal de Encantado realiza de 22 a 26 de abril Processo Seletivo Simplificado para escolha de conselheiros tutelares – titular e suplentes. De acordo com o edital, disponível no site do município www.encantado-rs.com.br, o processo consistirá na análise de currículos dos candidatos. A validade dos mandatos será de cinco meses, quando será feita nova eleição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Departamento Pessoal da prefeitura, no horário das 8h às 11h30min.

Nenhum comentário: