Notícias do Vale do Taquari - 29 de Abril de 2013


A equipe da Secretaria de Obras de Travesseiro trabalhou na semana passada no patrolamento da estrada geral de Três Saltos Alto.

Ontem aconteceu na Assembleia Legislativa a Convenção Estadual do PSDB.  Na oportunidade, Adilson Troca foi eleito presidente do partido no Rio Grande do Sul. A eleição foi apertada, com 226 votos para Trocca e 208 votos para o atual presidente, deputado federal Nelson Marchezan Jr..

Hoje, às 18 horas, ocorrem sessões ordinárias nas câmaras de vereadores de Coqueiro Baixo e Marques de Souza.

Em Estrela, a sessão do legislativo acontece às 18 horas e 30 minutos, desta segunda-feira.

Nos municípios de Progresso, Fazenda Vilanova, Roca Sales e Venâncio Aires, as sessões ocorrem hoje, às 19 horas.

Hoje a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, estará no Vale do Taquari, cumprindo uma agenda de compromissos. A primeira atividade será a participação no Encontro Regional RS Mais Turismo, que acontece no Parque Histórico em Lajeado. Às 19 horas, a secretária prestigia a inauguração do novo Centro de Atenção ao Turista, situado junto ao Shopping Lajeado. O último compromisso oficial da secretária Abgail Pereira é a participação da solenidade de posse da nova diretoria da Amturvales, ato que ocorre às 19 horas e 30 minutos, junto ao Parque Histórico.  

Vanildo Roman, de Anta Gorda, assume hoje o segundo mandato como presidente da Amturvales. Os demais integrantes da diretoria são: Gilberto Keller (vice-presidente); Ariberto Magedanz (secretário); e André Ricardo Bagatini (tesoureiro). A solenidade de posse acontece às 19 horas e 30 minutos, no Parque Histórico, em Lajeado.
       
A Emater e a Secretaria de Agricultura de Marques de Souza realizam hoje, às 14 horas, um evento voltado para os jovens rurais. A programação composta por palestras e debates acontece no clube União Centenária.
        
Para celebrar os 15 anos de existência, o STR de Vespasiano Corrêa, realiza uma programação especial no dia 17 de maio, no Galpão do Tio Chico. O evento é principalmente voltado aos aposentados e aposentadas rurais.
        
Amanhã entra vigor o decreto estadual regulamentando a sanidade animal no Rio Grande do Sul e definindo uma série de penalidades para quem descumprir a legislação. Os valores das multas aplicadas pelo Estado são calculadas sobre a Unidade Padrão Fiscal.
       
Na próxima quinta-feira, dia 02 de maio, acontece reunião do Conselho Municipal da Saúde de Capitão. O encontro ocorre às 15 horas, na Unidade Sanitária. Na pauta, o relatório da gestão 2012 e eleição da diretoria para o biênio 2013/2015.
       
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) define na próxima sexta-feira, dia 03 de maio, a concessionária que vai assumir o serviço de distribuição de energia elétrica nos municípios de Anta Gorda e Putuinga. Atualmente este trabalho está sendo executado, de forma provisória, pelo Departamento Municipal de Energia Elétrica de Putinga.
       
A equipe da Secretaria de Obras de Colinas deve intensificar nesta semana o trabalho de manutenção das estradas em diversas localidades.
           
Sábado aconteceu na Soges, o concurso Miss Estrela 2013. O título do concurso ficou com Laura Alexia Träsel; as princesas são Tatiane Berté e Aline Thaís Kaffer; e, o título de Miss Simpatia ficou com Schelbia Ruschel Günzel. A promoção foi da Prefeitura de Estrela, através das secretarias de Cultura e Turismo (Secultur) e de Esportes e Lazer (Smel).

 Devido à baixa procura pela vacina contra a gripe, entre os grupos prioritários, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o dia 10 de maio. Em Colinas foram vacinadas 544 pessoas, das 701 estipuladas na meta, o que representa 77,60%.      

Lideranças comunitárias de Santa Clara do Sul estão mobilizadas e vão cobrar da Polícia Rodoviária Estadual uma ação mais intensiva para coibir os exageros na velocidade do trânsito na ERS que liga a cidade com Lajeado.
       
As secretarias municipais de saúde da região estão sendo orientadas pela Coordenadoria Regional para intensificar a campanha de vacinação contra a gripe. A orientação é para buscar a meta de pelo menos 85 % do público alvo formado por grupos de risco.
           
No âmbito do projeto de internacionalização, a Univates realiza, na 5ª e 6ª-feira, palestras ministradas por professores do Instituto de Educação da Universidade de Londres. Na quinta-feira, às 17 horas a palestra será para os professores, e,  às 19 horas para os estudantes, sendo ministradas pelo professor Luiz Fábio Mesquiatti.  Na sexta-feira as palestras, nos mesmos horários, serão ministrada por  Ronaldo Motta.
        
A Escola Municipal Unidocente de Linha Constantino, em Progresso, possui apenas 15 alunos e todos receberam o seu noteboock, com acesso a internet. Os recursos foram obtidos através do programa Pronacampo Educação, firmado no ano passado pela Prefeitura de Progresso com o MEC.
       
A Câmara de Vereadores de Arvorezinha realiza sessão solene sábado, dia 04 de maio, para homenagear os trabalhadores de todo o município. Os agraciados deste ano, todos indicados pelos vereadores, são: Alda Wincke, Sérgio Antônio Pretto Troian, José Giusti, Nilson José Panis, Alberto Guarda, Valter Euclides Franzon Prior, Olmiro Cunha de Lima, Armando Hilário dos Santos  e Querino Burille.
           
A Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari reclama da morosidade na liberação de projetos pela FEPAN, sendo considerada a organização que mais atrasa o avanço de projetos, até mesmo quando não envolve recursos públicos.

O Departamento de Desporto de Imigrante promove Passeio Ciclístico nesta terça-feira, dia 30, às 14 horas. O evento faz parte da programação de aniversário do município.

O presidente do STR de Colinas, Gilmar Knopp, renunciou ao cargo. Em seu lugar assumiu o vice, Seno Messer. Esta e outras situações serão debatidas na assembleia geral da categoria marcada para esta terça-feira, dia 30, às 14 horas.
           
A Univates está oferecendo o Curso de Ouvidoria. As aulas serão ministradas às quartas-feiras à tarde, de 03 de julho a 14 de agosto. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho pelo site www.univates.br/cursosdeextensao, ou pessoalmente, na Secretaria de Extensão, sala 110 Prédio 1.

Os agricultores de Travesseiro que fizeram a reserva de sementes de milho do programa troca-troca do Governo do Estado devem efetuar o pagamento na tesouraria da prefeitura, até esta terça-feira, dia 30 de abril.  Os produtores que não quitarem o débito até esta data, não terão mais o subsídio do município.


Nenhum comentário: